segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

TOY STORY


Um dos primeiros filmes feitos a partir da computação gráfica surgiu ainda no final do século XX, mas precisamente no ano de 1995. Toy Story foi o primeiro filme a ser produzido pela Pixar em parceria com a Disney, chegando a ser aclamado e obtendo um tremendo sucesso de bilheteria, uma das maiores daquele ano. O filme é tão amado que já possui duas sequências, a segunda lançada em 1999 e a terceira em 2010, e já tem confirmação para o quarto filme para o ano que vem. Toy Story é uma animação divertida, atraente, engraçada e também dramática, seu principal aspecto se foca na amizade, e tudo é bem conduzido, sem rodeios, agradando crianças e adultos. O filme tem a direção de John Lasseter e com as vozes de Tom Hanks, Tim Allen, Don Rickles e Jim Varney.

Sinopse: O aniversário de Andy está chegando e os brinquedos estão nervosos. Afinal de contas, eles temem que um novo brinquedo possa substituí-los. Liderados por Woody, um caubói que é também o brinquedo predileto de Andy, eles montam uma escuta que lhes permite saber dos presentes ganhos. Entre eles está Buzz Lightyear, o boneco patrulheiro espacial, que logo passa a receber mais atenção do garoto. Isto aos poucos gera ciúmes em Woody, que tenta fazer com que ele caia atrás da cama. Só que o plano dá errado e Buzz cai pela janela. É o inicio da aventura de Woody, que precisa resgatar Buzz e também limpar sua barra com os outros brinquedos.

É um filme lindo, sem dúvidas! Contém também uma mensagem importante que nos serve de lição. No entanto, a qualidade do filme é o que mais fascina, pois a forma em como os brinquedos interage e se movimenta é muito lindo de ver. É interessante notar o afeto que os brinquedos sentem pelo seu dono, e ao verem um brinquedo diferente recebendo mais atenção, o que pode gerar neles é ciúmes, em especial o cowboy que era até então o preferido de Andy.

O brinquedo Buzz é o que eu mais gosto particularmente, o seu jeito de falar e agir, como se ele fosse realmente dotado pelos equipamentos que um patrulheiro espacial tem, e ao perceber que ele é um brinquedo, é de certa forma triste para ele, mas aos poucos ele percebe que sua função é agradar seu dono. Mas, como mencionado na sinopse, ele terá de enfrentar a rivalidade de Woody, que não quer dividir o amor de Andy com outro brinquedo. Por isso, o filme se desenvolve a partir de várias situações engraçadas e inusitadas, onde os dois principais brinquedos se perdem e vão parar na casa de Sid, um garoto que se diverte torturando brinquedos e transformando-os em brinquedos mutantes.

Diante de uma situação complicada, nada melhor do que a união para poder escapar dali. Woody reconhece que errou ao tentar se livrar de Buzz e concorda em dividir o amor de Andy com ele, mas para que voltassem a ver seu dono novamente, eles precisariam escapar das garras de Sid, então é aí que começa a união entre Buzz e Woody e posteriormente uma grande amizade se desenvolve neles.

Os personagens humanos, como Andy e sua família, são colocados em segundo plano, o filme não desenvolve nada a respeito deles. O foco é os brinquedos. Tudo o que acontece durante o desenrolar do filme se resume nestes. E isso é tão bem feito e dotado de falas e ações interessantes que não saímos diante da tela por nada. Por que Toy Story é um desses filmes que se você sair por algum momento, pode perder algo importante. Apesar de já conter mais de 22 anos desde o seu lançamento, Toy Story será sempre um filme atual, que além de conter uma trama divertida, o filme remete também ao sentimentalismo e mexe com nossas emoções ao ter que lidar com a divisão de atenção que recebemos de nossos amigos ou dos nossos pais. Uma grande lição de amizade é nítida no filme em sua essência, por isso, não importa quantas vezes assistimos ou quanto tempo pode passar, o conteúdo do filme jamais irá morrer. Isso é um fato que não tem o que discutir.

Todos os brinquedos do filme tem seu carisma, mas falando de Woody e Buzz, eles roubam a cena, principalmente quando estão juntos. E a cena final é muito emocionante, onde o objetivo no qual os dois brinquedos tinham de cumprir é feito de uma forma estranha, porém, com muito humor e emoção. Toy Story deve sim estar na lista de melhores filmes de animação já feitos, e nem me venha querer contrariar isso. Toy Story merece seu espaço e deve ser assistido sim, com todo amor e admiração! 

NOTA: 10/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:


2 comentários:

  1. amo toy story. não consegui ver o 3 pq minha amiga disse que chorou demais. se eu já chorei com o primeiro, imagina com o terceiro. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum... Acho que você deveria dar uma chance ao terceiro.

      Excluir