terça-feira, 30 de janeiro de 2018

ACONTECEU NAQUELA NOITE (1934)


Essa semana tive o imenso prazer de assistir uma das maiores comédias românticas da história do cinema. O primeiro filme a conquistar cinco das categorias mais importantes do Oscar: filme, diretor, ator, atriz e roteiro. Estou falando do filme It Happened One Night, no Brasil conhecido como Aconteceu Naquela Noite lançado há quase 84 anos no ano de 1934, e ainda assim continua cativando gerações e mais gerações. Creio que esse pode ser um dos principais filmes a se recomendar quando vemos alguém falar mal dos filmes antigos.

Aconteceu Naquela Noite é um filme doce, engraçado e cheio de energia que ainda continua de pé desde o seu lançamento. O filme foi dirigido por Frank Capra (1897-1991) e é baseado na história de Samuel Hopkins Adams (1871-1958) e é protagonizado por Clark Gable (1901-1960) e Claudette Colbert (1903-1996).


Sinopse: Peter Warren (Clark Gable), um jornalista desempregado, encontra Ellie (Claudette Colbert), a filha mimada de um milionário que havia fugido do iate de seu pai, pois este não aprova quem ela escolheu como marido. Peter vê a oportunidade de obter uma boa matéria, mas vários fatos criam uma forte aproximação entre eles.

Logo de cara, o filme nos prende quando nos deparamos com uma situação mais que óbvia e que filmes e novelas posteriormente imitariam várias e várias vezes. Ellie ao fugir do pai seguindo caminho sozinha para Nova York, se encontra com o jornalista que aos poucos tenta provocar a linda jovem na tentativa de conseguir seu objetivo: a reportagem. Como ele sabia quem era ela e que seu pai era um milionário, nada melhor do que aproveitar a chance de fazer a matéria do século, onde jornais famosos iriam se interessar com o desfecho dessa história.


Ellie, por ser uma garota mimada, acha que pode cuidar de si mesma sozinha, mas durante a viagem, sua mala é roubada, homens estranhos tentam paquerá-la, o ônibus acaba caindo em um lamaçal, é zombada por outras mulheres e tem de se esconder dos homens que a procuram a mando de seu pai, entre muitas outras situações que são capazes de deixa-la fora de si. Mas Peter é uma espécie de salvador, e mesmo que inicialmente a relação dos dois não seja muito amigável, aos poucos eles vão se aproximando e cuidando um do outro, resolvendo problemas, improvisando dinheiro e vantagem para seguir em frente.

Nesse parte do filme, onde os dois tentam continuar seguindo em frente na viagem sem o ônibus, eles conseguem se disfarçar e enganar os homens que estavam procurando por ela, conseguem empenhar roupas e objetos para conseguir dinheiro e também pedir carona, inclusive uma das cenas mais famosas desse filme é no momento onde Peter ensina como se deve pedir carona, utilizando gestos que possam fazer com que os motoristas parem, e o engraçado de acompanhar essa cena é que nenhum carro na estrada para pra ele. Depois de desistir, Ellie se oferece para tentar, e mesmo com Peter debochando dela, ela consegue parar o primeiro carro que passa, utilizando o método que foi imitado em inúmeros desenhos, como o pica-pau, que é mostrar as pernas para o motorista. 


Outra cena que vale a pena mencionar aqui, é quando os dois pombinhos discutem no meio do mato durante a noite, Ellie dizendo que não precisava de Peter e que pode muito bem cuidar de si mesma sozinha sem a ajuda dele, e Peter se afasta do local por um momento em busca de comida, e ao perceber que ele não estava no local, Ellie se desespera. E na hora eu perguntei: cadê a mulher que diz saber cuidar de si mesma sozinha? É muito engraçado esse filme e sinceramente é impossível não amar.

O filme possui uma boa narrativa que irá conduzir tudo aquilo para uma convivência mais profunda entre os dois protagonistas, e que mesmo diante de inúmeras barreiras que os impedirá de se comprometerem um com o outro, chega uma hora em que eles pretendem ir até o fim para viver esse amor. Vale mencionar que a química entre os atores é muito eficaz, não é atoa que os dois tenham conquistado o Oscar. Clark Gable e Claudette Colbert são ótimos atores e que naquela década de 30 haviam participado em outras obras que valem a pena assistir, como por exemplo, Gable protagoniza o impecável E o Vento Levou (1939); e Colbert protagoniza a divertida e também comédia romântica A Oitava Esposa do Barba Azul (1938). São apenas alguns dos grandes exemplos de relíquias daquela década inesquecível na história da sétima arte. 

NOTA: 10/10

Observação: Como o filme está em domínio público, poderá assistir online ou baixar no site VK, clicando aqui, mas para assisti-lo, terá que fazer um cadastro no site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário