segunda-feira, 3 de julho de 2017

O MISTÉRIO DAS DUAS IRMÃS



O Mistério das Duas Irmãs é um filme canadense-norte-americano dirigido por Charles e Thomas Guard, lançado em 2009. É um suspense atraente e surpreendente, pois somos levados o tempo todo para uma premissa única, mas no desfecho percebemos que fomos enganados. Sim, dificilmente você irá adivinhar o final na primeira vez, mesmo quando muitas dicas nos são repassadas ao longo do filme, porém, a premissa que o filme nos leva é exatamente o contrário, e não conseguimos se desviar dela até chegar o perturbador e intrigante final. 


O filme centraliza na personagem Anna (Emily Browning), que acabara de sair de uma instituição psiquiátrica após dez meses. Isso se deu por que Anna tentou cometer suicídio após a morte de sua mãe num incêndio. Sem memória do que aconteceu, a garota é atormentada por frequentes pesadelos. Seu pai Steven (David Strathairn) é um escritor que namora Rachel (Elizabeth Banks) que era enfermeira de sua esposa, enquanto viva. Anna e sua irmã Alex (Arielle Kebbel) são contra o relacionamento de seu pai com a enfermeira, e passam a suspeitar dela como a responsável pelo incêndio que matou sua mãe. Assim, as duas irmãs se concentram num único objetivo: desmascarar Rachel. Mas não esperavam que coisas piores poderiam acontecer com elas. 

Pelo que notamos inicialmente,  a premissa é que alguém no filme seja o vilão. E como é de costume em filmes de suspense, esperamos que este seja desmascarado pelas irmãs. Mas existe um segredo e que nem eu, e tenho certeza que nem você que assistiu a primeira vez não fomos capazes de saber a real história. O filme justifica suas cenas na doença mental, que pode fazer tudo que seja irrealista se tornar real, assim fazendo com que os afetados tomem decisões precipitadas e ás vezes cometer uma loucura. 


Como já dito, o filme nos direciona a uma conclusão. E em seu desenvolvimento, essa conclusão é incapaz de sair de nossas mentes por tudo que vemos acontecer durante o filme. Isso até chegar o final. Que desmoronará todo raciocínio que até então você estava acumulando em suas expectativas. Posso afirmar que este filme foi bem inteligente, embora algumas atuações deixaram a desejar um pouco. O modo como ele foi conduzido já é incrivelmente suficiente para ter toda criatividade possível para um filme do gênero. Há também seus momentos dramáticos, pois é o que costumeiramente ocorre quando um pai tenta um novo relacionamento, e suas filhas a princípio não aprovam e o ciúme toma de conta. 

Existem, no entanto, pessoas que odiaram o filme justamente pelo seu desfecho. É claro que cada um tem sua opinião, mas quando você vai assistir a um filme do gênero suspense, você tem que estar preparado para o que der e vier, pois esse tipo de filme sugere muitas vezes isso, que nós usemos a mente e nossa atenção aos detalhes que nos são repassados. Pois a qualquer momento a história pode nos pegar desprevenidos.  

NOTA: 8/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

2 comentários: