sábado, 8 de julho de 2017

ESPÍRITOS - A MORTE ESTÁ AO SEU LADO



São poucos os que conhecem o cinema de terror oriental. Em 2004 foi lançado um filme tailandês de terror, onde aborda espíritos em imagens misteriosas nas fotos tiradas por câmera. O título do filme é Espíritos: A Morte Está ao Seu Lado, foi dirigido por Banjong Pisanthanakun e Parkpoom Wongpoom.

Seu elenco conta com atores desconhecidos, mas que se saíram muito bem com seus papéis, além de nos repassar um clima de medo. O filme teve um remake americano, mas totalmente idêntico. E que sinceramente não chega aos pés desse. O cinema tailandês tem suas qualidades diferenciadas de outras superproduções, e que há muita inovação e talento por parte dos artistas que a compõe. É um filme de terror, mas há muito suspense que eleva até o clímax do longa. Sua história se centra em Tun (Ananda Everingham), um fotógrafo que sofre um acidente junto com a namorada Jane (Natthaweeranuch Thongmee). Nesse acidente, eles acabam atropelando uma garota que atravessava a rua, mas eles não a socorrem deixando ela caída no chão sem nenhuma ajuda. Depois disso, Tun começa a perceber sombras misteriosas em suas fotografias, sombras que parecem espíritos. Jane passa a acredita que a garota que eles atropelaram estaria assombrando-os.

Muitas figuras macabras nas fotografias são mostradas em diversos momentos. Tomamos muitos sustos ao longo do filme. Mas se tratando de um mistério que envolve aquelas sombras, o casal protagonista passa a investigar a moça atropelada, bem como o que poderia ser tudo aquilo que aparece nas fotos. O filme tem um desfecho surpreendente e impactante. Pois tudo o que se desenvolve na história está relacionado ao final macabro e capaz de fazer doer o estômago!

É um filme muito inteligente! Não apenas na inovação da história, mas em minha opinião um dos melhores filmes de fantasma de já vi até hoje. Sendo capaz de causar medo naqueles que já são acostumados com filmes de terror. O clima de suspense também é muito eficaz na questão do mistério envolvendo os personagens, cenas onde aparece um fantasma são destaque. Ao contrário de muitas produções conhecidas, as criaturas desse filme são bem mais assustadoras sem dúvida muitas pessoas tiveram pesadelos após ver esse filme.

Mesmo não sendo tão conhecido, o filme recebeu a nomeação para o Golden Kinnaree Internacional de Bangkok, capital da Tailândia, ganhou merecidamente vários prêmios em festivais menores em todo o mundo. Esse é o tipo de filme de terror muito superior às produções repetitivas e que não agradam a maioria. Nessa produção tailandesa, são poucos os que reprovaram, mostrando a superioridade do cinema oriental quando se trata de ideias inovadoras e surpreendentes, além do talento que tem para um terror digno para os fãs apreciarem. 

Em termos mais simples, Espíritos: A Morte Está ao Seu Lado não decepciona e nem deixa a desejar quando o assunto é assustar e surpreender. Longe de ser um filme cansativo, ele não merece ser assistido apenas uma vez. Sempre irá surpreender e assustar, mesmo quando já sabemos a história. 

NOTA: 8,8/10

Leia também: Espíritos 2
Veja o trailer do filme no vídeo abaixo:

2 comentários:

  1. Não conhecia esse filme. Assisti após ver essa tua crítica. E que filme cara! Um dos melhores que já assisti.

    ResponderExcluir