quarta-feira, 13 de setembro de 2017

ONG BAK 3



Para quem ainda não leu, recomendo que leiam as duas críticas sobre os outros filmes dessa saga antes de continuar aqui. A crítica do primeiro filme lançado em 2003 clique aqui, para o segundo lançado em 2008 clique também aqui. Ao lançar o filme Ong Bak, o cinema oriental acabou revelando ao mundo uma nova estrela das artes marciais, seu nome é Tony Jaa. Ele logo conquistou o público e acabou sendo considerado o “novo Bruce Lee”, ou o “Bruce Lee da Tailândia”. Além de ter mostrado a arte do Muay Thai de uma forma nunca vista antes. 

A partir daí, vários filmes do gênero foram sendo produzidos e lançados para o mundo, entre muitos deles, o público aguardava a sequência de Ong Bak, que veio em 2008 com o filme Ong Bak 2 dirigido e protagonizado pelo próprio Tony Jaa. Mas o filme resolveu voltar no tempo e mostrar acontecimentos muito antes do que vimos no filme de 2003, como já dito nas críticas publicadas sobre essa saga aqui nesse blog, algumas pessoas acham que se trata de uma história que não tem ligação nenhuma. Mas eu posso afirmar seguramente que tem sim. O filme Ong Bak Guerreiro Sagrado se formos levar pela ordem cronológica de eventos, ele seria o terceiro filme e Ong Bak 2 seria o primeiro. Vamos falar de Ong Bak 3 e entender de uma vez por todas, como funciona essa saga, algo que muitas pessoas tentam entender.

O filme foi novamente dirigido por Tony Jaa em parceria com o responsável pelo seu sucesso, o coreógrafo Panna Rittkrai. Lançado em 2010, o filme começa exatamente de onde parou Ong Bak 2. Tien (Tony Jaa) após matar seu mestre que na verdade foi o assassino de seu pai, é capturado pelo imperador e torturado brutalmente. Condenado à morte, a única escapatória de Tien é depender de seus amigos de treino e uma bela jovem com quem ele teve amizade na infância. Estes conseguem retirar Tien do local onde seria executado, mas como estava quase morto de tanta tortura, o mestre Bu, monge pelo qual o pai de Tien o tinha deixado como responsável pelo seu filho, Pim, a jovem amiga de infância de Tien e outras pessoas do templo realizam um ritual para curar os ferimentos do guerreiro. E aos poucos ele vai se recuperando, e por recomendação do monge, ele passa a realizar profunda meditação.

Entretanto, no final de Ong Bak 2 havia aparecido um bruxo, no qual tinha lutado contra Tien e o espancado. Ele nutre uma ambição para tomar o trono do imperador, e para isso lança uma maldição contra ele, para que depois de mata-lo, assuma o trono, governando as pessoas na base da crueldade. Paralelamente, Tien em sua recuperação começa a desenvolver um novo estilo de luta em que é misturado com uma dança, ao mesmo tempo em que ele usa a meditação para limpar a mente. E após saber do novo imperador, ele trava sua última batalha novamente contra esse ser que tem poderes sobrenaturais. 

O bruxo e vilão do filme é interpretado por Dan Chupong, o protagonista do filme Nascido Para Lutar. Apesar da superioridade dos filmes anteriores, o que tem gerado muita expectativa, Ong Bak 3 é o mais fraco dos filmes da saga, isso por que ele apela muito para dança e meditação, ao invés das incríveis batalhas vistas nos outros filmes, o que acabou tornando-se decepcionante. Além disso, há algumas situações confusas e inexplicáveis sobre os poderes sobrenaturais do vilão, algo que poderia ter sido descartado. E também uma cena, em que volta de repente no tempo, e fica a dúvida se aquilo era imaginação ou algo real. Realmente, tem algumas coisas em Ong Bak 3 que deixou a desejar, principalmente a luta entre Tony Jaa e Dan Chupong, o que gerou expectativas quando conhecemos o talento dos dois, faltou muita criatividade nesse combate que deveria ser o melhor de todos.

Mas levando em conta o segundo filme, podemos dizer que Ong Bak 3 é um bom complemento e torna mais fácil entender a trilogia. Tony Jaa, no entanto, deveria ter explorado mais as suas habilidades, mas parece que isso não era o mais importante, já que ele possui crédito entre os fãs de filmes de luta. E mesmo com as falhas de roteiro, vale a pena a experiência de assistir, pelo menos se você quiser entender como vai terminar a jornada de Tien.


Alguns podem achar que não há ligação entre o segundo e o terceiro com o primeiro filme da trilogia. Na verdade, não há ordem cronológica se levarmos em consideração o lançamento de cada filme; mas há evidências que indicam que tem sim, tudo a ver com a história do filme de 2003. Pra poder explicar um pouco sobre esse ponto, temos que ter em mente o seguinte: em Ong Bak 2 retrata um época de muito tempo atrás sobre o jovem Tien, que se tornaria um guerreiro muito poderoso que inicialmente era motivado pela vingança. Ong Bak 3 continua de onde parou, mostrando a recuperação de Tien e sua luta para salvar um povo oprimido pelo malvado imperador que se apossou do trono. E após salvar as pessoas, Tien cria um povoado onde eles veneram o seu deus, o Buda. (Veja a foto acima)

Ong Bak Guerreiro Sagrado já parte da nossa época moderna, um vilarejo isolado onde vive pessoas que adoram o Buda Ong Bak. Podemos dizer que Ting (protagonista do primeiro filme) é um descendente de Tien. Mas como podemos ter certeza de que as histórias possuem uma ligação? Se observarmos um pequeno detalhe nos filmes, podemos tirar essa dúvida. Observe, por exemplo, a foto abaixo, ela é a do Buda de Ong Bak 3, perceba que ela é dourada:


Em uma cena de Ong Bak 3, Tien luta contra vários soldados que usavam lanças, e ao tentar atingir Tien, a lança acaba fazendo esse arranhão na estátua do Buda, observe:


Agora vamos para Ong Bak Guerreiro Sagrado, olhem a cara do Buda, veja o mesmo arranhão:


O Buda não tem originalmente esse pequeno arranhão. Não será isso uma ligação dos filmes? Ou acha que o corte que foi feito na cara do Buda foi algo gratuito? Alguns talvez digam: “mas o Buda de Ong Bak 3 é dourado!” Sim, mas tente harmonizar com a época, Ong Bak 3 é baseado em um tempo bem antigo, já o primeiro Ong Bak é baseado na nossa época, acha que a mesma estátua ficaria do mesmo jeito, bem bonitinha como se tivesse nova? É algo bem difícil de acontecer. Entre outras coisas, a trilogia Ong Bak estão em harmonia sim. E essa é só uma breve comparação para aqueles que ficaram confusos com a história da saga tentarem tirar suas conclusões a partir disso. 

NOTA: 6,2/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

4 comentários:

  1. adorei ate q faz sentido eu nao gostei do final do ong bak 3 ele volta no tempo ea luta nao foi oq eu esperava

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a luta final deixou muito a desejar, era Tony Jaa vs Dan Chupong, era pra ter sido épico, mas infelizmente nem tudo sai como imaginamos. Sobre a volta no tempo, eu entendi que tudo aquilo era ilusão do feiticeiro, e como Tien à aquela altura já estava controlando seu "karma" devido a muita meditação que ele tinha feito ao longo do filme, e dessa forma ele conseguiu reverter a magia. Foi tipo, feitiço vira contra o feiticeiro.

      Excluir
  2. Eu procurei o filme em Português, mas n achei. Alguém poderia dizer onde encontro o filme? Gostaria muito de assistí-lo. Obrigado.

    ResponderExcluir