terça-feira, 12 de setembro de 2017

O SEXTO SENTIDO



O diretor indiano M. Night Shyamalan conquistou seu espaço no universo de filmes de suspense ao dirigir O Sexto Sentido, que até hoje é considerado sua melhor obra. Lançado em 1999, o filme fez tanto sucesso que foi campeão de bilheteria, além de ter sido indicado a seis Oscar, o que incluiu o de Melhor Filme. Shyamalan surpreendeu o público com um dos finais mais surpreendentes já vistos, desde Psicose de Alfred Hitchcock, a quem Shyamalan se declarou fã. O Sexto Sentido é estrelado por Bruce Willis, Haley Joel Osment e Toni Collette.


O filme traz um tipo de terror psicológico onde um menino chamado Cole (Haley Joel Osment) isolado e incomodado com fantasmas que só ele consegue ver. Sobre esses fantasmas, Cole passa a dizer para seu psicólogo que são pessoas mortas que querem fazer contato com ele. Esse psicólogo chamado Malcom (Bruce Willis) tenta ajudar Cole após passar por eventos que afetaram tanto sua carreira profissional como a sua vida conjugal. Malcom se dedica ao máximo para ajudar o garoto, mas aos poucos vai percebendo que há um mistério envolvendo todos, o que resultará em um final surpreendente.

Malcom tinha sofrido um atentado de um ex-paciente, que invade sua casa e atira no abdômen do médico, e depois se suicidando em seguida. Todo esse acontecimento foi presenciado pela esposa de Malcom, que após isso se afasta do marido. Depois desse atentado, o psicólogo conhece o garoto Cole que vive com sua mãe Lynn (Toni Collette) que é a primeira a presenciar coisas estranhas envolvendo o seu filho, que mais adiante é revelado que o garoto tem um sexto sentido, que é ver pessoas mortas.


Cada cena do filme tem um propósito, nada é feito de forma gratuita. Shyamalan foi muito inteligente que após muitas críticas com seu trabalho, ele resolveu apostar em um roteiro que inicialmente não agradou os produtores, mas quando todos viram sua façanha, tanto o público quanto a crítica especializada aprovou a obra, levando o diretor a ser considerado um dos melhores de Hollywood. Até hoje, de todos os filmes que Shyamalan, nenhum supera O Sexto Sentido, por que o desenvolvimento do filme é tão bem feito, que mesmo diante de inúmeras pistas sobre o que viria a acontecer no final, não somos capazes de perceber na primeira vez que assistimos. Por outro lado, hoje creio que quase todo mundo conhece o final desse filme.

Apesar de ser um terror psicológico com boas doses de suspense, O Sexto Sentido também é um filme dramático, em especial pela relação de Malcom com sua esposa que estava abalada depois do incidente com seu ex-paciente, e Cole com sua mãe, onde há momentos perto do final que dificilmente seguramos as lágrimas, ouvindo as revelações do menino, que tem um olhar brilhoso quando ele fala sobre seu dom de ver os mortos para as pessoas que conversam com ele.


As atuações não há o que reclamar, Bruce Willis esteve ótimo interpretando o psicólogo infantil. Já o ator mirim Haley Joel Osment impressionou a todos com uma interpretação muito madura para um garoto de apenas nove anos. E uma das indicações ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante foi para ele. Como já dito antes, o filme contém muitas cenas e situações que podem fazer com que acertemos o final antes mesmo de acontecer, mas o modo como foi dirigido com maestria por Shyamalan faz com que nós evitemos pensar nisso logo de imediato. Uma obra-prima sem dúvidas! Quem ainda não viu, faça o possível para ver com a mente aberta e esteja preparado. 

NOTA: 10/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário