terça-feira, 19 de setembro de 2017

PLANETA DOS MACACOS - O CONFRONTO



Planeta dos Macacos: O Confronto foi lançado em 2014 e é a sequência do filme de 2011, onde mostrou a libertação dos macacos que fora feita pelas mãos de Cesar, um macaco inteligente que não gostava nada da maneira como os humanos tratavam sua espécie. Nesta sequência dirigida por Matt Reeves, conseguiu superar o primeiro filme em diversos aspectos, o que não é muito comum acontecer. Pois o ambiente do filme juntamente com a tensão que predomina durantes seus 131 minutos é suficiente para aplaudir a obra, sem mencionar as atuações, fotografia e direção que foram trabalhados maravilhosamente. O elenco do filme é composto por Andy Serkis, Jason Clarke, Keri Russell, Gary Oldman e Toby Kebbel.

Atenção: contém spoilers!

No final de Planeta dos Macacos: A Origem foi mostrado que a gripe símia se espalhou na humanidade, devastando-a. Os humanos sobreviventes foram muito poucos, e quase não se ouvia falar deles. Os governos deixaram de existir, a humanidade estava em extinção e quase não havia chance de sobrevivência. Por outro lado, após dez anos sem contato com humanos, os macacos liderados por Cesar (Andy Serkis) se instalaram na floresta e vivem como uma sociedade, vivendo e aprendendo. Como são dotados de inteligência, é mais do que natural vermos eles se comunicando através de linguagem de sinais, e em algumas ocasiões eles falam e conversam entre si.

Cesar tem uma família agora, ele tem sua esposa, Cornélia, e um filho já adolescente, chamado de Olhos Azuis. Além disso, os macacos que Cesar conheceu no abrigo do primeiro filme, estão todos aí. Mas em um certo dia, um sobrevivente que vive na cidade de São Francisco aparece na floresta e confronta dois macacos jovens, ao se assustar, ele acaba atirando em um deles, resultando em um cerco feito pelos macacos. Mas esse homem não estava sozinho, um grupo estava com ele, e um dos integrantes era Malcom (Jason Clarke) que tenta acalmar os animais, e Koba, um dos macacos que nutre ódio pelos humanos, pois no passado ele havia sido maltratado de todas as formas, até que Cesar o libertou. Mas quando Cesar aparece, ele impressiona o grupo por expulsá-los com um grito, algo que deixou Malcom de boca aberta.

Koba passa a incentivar os macacos a atacarem os humanos, enquanto estes estão fracos. Mas Cesar diz que isso pode resultar em muitas mortes e a perda do lar que construíram. Assim, ele planeja um acordo de paz com a exigência de que nenhum humano ouse voltar aos seus territórios. Mas o que ele não sabia é que em seu território havia uma usina hidrelétrica que os humanos planejavam usar para fornecer energia elétrica para a cidade, esse foi o motivo dos humanos aparecerem assim de repente no território dos macacos, mas que não tinham conhecimento de que os animais estavam lá. 

Malcom se entende com Cesar após explicar a situação, o chimpanzé permite o trabalho dos humanos em seu território, com a condição de não usarem armas de fogo ali. No entanto, nem todos concordam em conviverem juntos, de um lado tem Carver, o responsável por atirar em um dos macacos, os culpa pela devastação da humanidade através da gripe símia. Do lado dos macacos, o principal questionador da amizade com humanos é Koba, que vive falando para outros sobre como os humanos são terríveis, e também Olhos Azuis por ter presenciado o humano atirar em um macaco e também por se deixar levar pelas palavras generalizadas de Koba. 

Assim, há o clima de divisão entre humanos e macacos, e apenas Malcom e Cesar acreditam que eles podem viver em harmonia, se assim desejarem. Porém, o que ocasionará o confronto será a rebeldia de um dos macacos que decide se virar contra a autoridade Cesar, causando uma confusão que faz com que a maioria dos macacos ficasse do lado dele. Entretanto, há aqueles que são leais a Cesar que os conheceu no abrigo dos macacos e acreditam nele, pois sabem que Cesar foi o único dos macacos que teve a oportunidade de conhecer o lado bom dos humanos, assim eles não generalizam como Koba e Olhos Azuis acabam fazendo.  

O filme é completamente mergulhado no clima tenso e que nos provoca uma imensa ansiedade, pois ficamos curiosos para saber o que vai acontecer em cada cena. Vale mencionar que a cada minuto da película vai ficando cada vez mais interessante! As cenas da floresta são muito lindas, os efeitos especiais se superaram e o desenvolvimento da história é amplamente perfeito. Planeta dos Macacos: O Confronto retrata muita ação, desde tiros, pauladas, chutes e socos. E não posso deixar de mencionar uma luta épica no final entre Cesar e Koba, que havia causado todo o confronto de forma proposital. E embora tenha terminado em aberto (já tem o terceiro filme, poderá ler a crítica dele clicando aqui), o longa foi espetacular e eu particularmente considero um dos melhores filmes do ano de 2014. 


NOTA: 8,5/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário