sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

O QUARTO SECRETO


O Quarto Secreto, título original La Cara Oculta, é uma coprodução da Espanha e Colômbia, dirigido por Andrés Baiz, o filme foi lançado em 2011. Os nomes principais do elenco são: Clara Lago, Quim Gutiérrez e Martina García. Este é mais um filme de língua espanhola que entra pra minha lista de favoritos. A única coisa chata aqui é esse título brasileiro idiota. O original é muito mais interessante e chamativo. Mas só foi apenas isso que não gostei, por que o conteúdo do filme é sensacional, bem montado e conduzido em uma narrativa que não é linear, e o mais legal de tudo é que os mesmos acontecimentos são vistos em pontos diferentes.

Atenção! O texto a seguir contém spoilers do filme, assim sendo, se você ainda não assistiu La Cara Oculta, pare a leitura aqui mesmo e vá assistir, e depois retorne para continuar.

Sinopse: Adrián (Quim Gutierrez) é o novo diretor da Orquestra Sinfônica de Bogotá, que com sua relação aparentemente ideal com a namorada Belén (Clara Lago), se encontra em um momento perfeito tanto pessoal como profissionalmente. Mas tudo isso começa a mudar quando Belén passa a duvidar da fidelidade dele, é aí que ela desaparece sem deixar rastro. Adrián consumido pela culpa e tristeza pelo abandono, uma noite vai parar em um bar para tentar esquecer suas mágoas, ali conhece Fabiana (Martina García), a empregada do bar. A partir daquela noite ele vai começar um relacionamento com a jovem garçonete que, junto com sua paixão pela música, vai ajuda-lo a tentar esquecer Belén. Mas na medida em que o relacionamento progride, começa a surgir perguntas sobre o misterioso desaparecimento de Belén.


Podemos dividir o filme em quatro partes, em que cada um irá mostrar detalhes importantes sobre o filme de modo geral. Na primeira parte, vemos a frustração de Adrián que após ver um vídeo de sua namorada Belén, que dizia que estava indo embora e que não era para ele procura-la. Dominado pela tristeza e solidão de ter sido abandonado, Adrián vai parar em um bar onde conhece Fabiana, uma das empregadas que servem bebidas. Ele logo encontra na pessoa dela uma maneira de afogar as mágoas e talvez esquecer Belén. Porém, dentro da casa, Fabiana começa a sentir uma estranha presença, mas sem saber do que se trata.

A segunda parte volta no tempo e nos conta como era o relacionamento entre Adrián e Belén. No começo eles moram na Espanha, mas após Adrián ganhar uma vaga para ir a Bogotá na Colômbia para conduzir uma orquestra filarmônica, eles se mudam imediatamente e Belén abandona tudo para acompanhar o namorado. Tudo parece bem entre eles, até que certas atitudes de Adrián para com uma das violonistas começam a incomodar Belén, e isso passa a gerar desconfianças quanto à fidelidade do seu namorado.


Na terceira parte, a dona da casa que é muito amiga de Belén conta um segredo a respeito de um quarto secreto, e a jovem queria realmente saber como Adrián reagiria se Belén sumisse, daí ela tem uma ideia. Esse quarto secreto fica de trás do guarda-roupa e do banheiro, onde através dos espelhos a pessoa que está lá dentro pode ver e ouvir tudo o que acontece do lado de fora. Belén começa a planejar pregar uma peça em Adrián, grava o vídeo que vemos no inicio do filme, pega todas as roupas e se tranca no quarto. Quando Adrián chega assiste o vídeo e passa a ficar desesperado. Depois de ver que ele realmente sentia falta dela, Belén resolve dar um fim na brincadeira, só que ao procurar a chave que abre a porta do quarto secreto, ela percebe que no momento em que ela ia entrar, ela tinha perdido a chave que havia caído no chão.

A partir desse ponto, o desespero toma de conta. Sem poder se comunicar com Adrián, Belén passa a ficar descontrolada, tendo que enfrentar fome e sede dentro do quarto. E para piorar, depois de alguns dias, Adrián conhece a Fabiana e eles passam a morar juntos, e aquela primeira parte é novamente mostrada, só que do ponto de vista de Belén que fica louca ao ver seu namorado com outra mulher, tendo que aguentar ouvir as relações sexuais entre ambos e por Fabiana ter sido sua substituta na casa.


Lembra que Fabiana sentia algo estranho na casa? Pois bem, essa é a quarta parte do filme, Fabiana procura tentar entender o que é as presenças e sons estranhos que ouve na casa. A única forma que Belén tinha para tentar se comunicar era batendo com um ferro nas tubulações fazendo com que a água da pia e da banheira tremesse. Aos poucos ela vai conseguindo informar à Fabiana que estava viva e presa em um quarto que fica atrás dos espelhos. E depois de procurar, Fabiana encontra a chave e a porta principal, só que vem a dúvida. Se ela libertasse Belén, ela iria perder o amor de Adrián? Fabiana fica em um dilema, e resolve optar por deixar Belén presa, sem comunicar esse fato crucial ao namorado.

Após alguns dias, Fabiana tenta conversar com Belén novamente, só que não ouve resposta. Poderíamos imaginar que ela morreu de fome no local, e Fabiana resolve abrir o quarto e encontra Belén deitada, só que tudo não passava de uma armadilha. Em um ato de vingança, Belén golpeia Fabiana e finalmente consegue sair do quarto deixando a garota presa. O personagem Adrián não passava de um idiota que tinha sua namorada, tanto Belén e Fabiana, mas traía as duas com a violonista da Orquestra. Assim, Belén vai embora para a Espanha e o filme não mostra mais o que acontece a Fabiana que agora estava presa. Podemos presumir que Adrián teria um final trágico, já que um policial amigo de Fabiana que sabia das traições de Adrián o ameaçou caso acontecesse alguma coisa com a moça, e no fim do filme isso vem à mente, apesar da trama encerrar antes disso.


Bem, eu achei o filme incrível! Bem montado e repleto de tensão que nos leva aos sentimentos de culpa, traição, e medo do que o amor é capaz de nos levar. Pra ser bem mais específico eu não consegui encontrar algum defeito no filme. Mas, há opiniões diferentes a respeito. Citando dois “defeitos” que alguns dizem ter encontrado no filme, tentarei justificar com base no que eu entendi:

“Belén foi muito burra levou todas as roupas sendo que não ia trocar, e acabou não levando os principais, que era comida e a chave.”

Bem, em primeiro lugar, a ideia de Belén não era passar muito tempo dentro do quarto, o que justifica ela não ter levado comida nenhuma. Assim que ela percebesse a reação desesperadora de Adrián, ela iria sair do quarto e dizer que foi pegadinha. Em segundo lugar, a hora em que ela perde a chave não foi por que esqueceu, ela realmente tinha colocado a chave em cima da bolsa. Mas no momento em que ela estava para entrar lá, Adrián havia chegado, então foi a hora que ela se apressou e ao pegar a bolsa, a chave acidentalmente cai no chão. E em terceiro lugar, ela leva todas as roupas, por que seu plano era dar a entender que ela tinha ido embora, não iria fazer nenhum sentido se deixasse as roupas lá.


“Fabiana não merecia terminar daquela forma. Que culpa ela tinha?”

Realmente, Fabiana não tinha culpa de nada até o momento em que ela propositalmente escolheu deixar Belén presa depois de descobrir tudo o que se passava. Sua atitude gerou duas consequências, uma foi que o amor de Adrián não valia a pena, já que ele traia tanto ela quanto Belén, e a outra foi terminar presa no quarto. Por mais doloroso que isso possa parecer, eu sinceramente não via outro final melhor. Cada um paga pelos seus erros, cada um com consequências diferentes.  Considerando cada ponto que vemos no decorrer do filme, sabemos que apenas uma das pessoas desse triângulo amoroso é vítima nessa história, a Belén apesar de um ato meio infantil, ela não fez nada de errado. Apenas seguiu seu extinto motivado pelo amor que sentia. O filme consegue fazer com que perguntemos: até onde o amor irá nos levar? Que consequências isso pode ter?

Realmente fiquei fascinado com o conteúdo de La Cara Oculta, compreendo que o desfecho foi um tremendo soco no estômago de muita gente. Mas, leve em conta a criatividade, o roteiro bem trabalhado, a direção e fotografia. Tudo isso faz do filme uma grande façanha, digna de ter seu espaço no cinema. Um clima inicia com um drama romântico que logo irá ganhar elementos de tensão e suspense que perdura até o intrigante desfecho. Sim, recomendo La Cara Oculta, sei inclusive que os gostos podem variar, mas não há como negar que foi um filme bem trabalhado. 


NOTA: 8/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:


30 comentários:

  1. Gostei da dica, não conhecia este filme e fique curioso.

    Andrés Baiz dirigiu alguns episódios da série "Narcos".

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Haverá continuação do filme o quarto secreto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até o momento, não há nenhuma informação sobre a continuação do filme. E creio eu que não haverá.

      Excluir
    2. Onde você assistiu ??
      Quero assistir não acho. Só encontro o trailer

      Excluir
    3. https://m.ok.ru/video/29816719986?fbclid=IwAR3SiMyZj0ZT70TuXuvDunU5ECzPdV0IBZmfzeF3xVCSrAgLoQdQ7p3gfUA

      Excluir
  3. Um detalhe do filme que passa despercebido é quando Belén deixa a chave cair no chão e se percebermos logo mais adiante a Fabiana encontra a chave em um recanto, dentro de um buraco tampado. Desta maneira vem a pergunta:
    - existiam duas chaves?
    - a chave não era pra estar no chão?
    - Belén quando ver Fabiana em cima da cama olhando para o chão não apresenta reação e se demonstra surpresa quando Fabiana encontra a chave. Aparentando desta forma que não sabia de nada. Isso nos faz pensar que existia outra chave reserva.
    Esse foi um detalhe que percebi no filme.
    Qual a opinião de vocês sobre isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive que rever as cenas para constatar esse detalhe. E realmente, parece que o diretor ou o roteirista deixou passar batido essa.

      Excluir
    2. Unknown segue esse link: https://ok.ru/video/29816719986

      Excluir
    3. Ou então copie e cole-o no navegador

      Excluir
  4. A atriz que faz a Fabiana é uma das mulheres mais lindas do cinema. Belíssima. Uma musa. Só podia ser Colombiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As colombianas são gatas né? Se bem que a Clara Lago também é muito linda!

      Excluir
  5. Excelente filme, recomendo. Final meio aquém das expectativas criadas ao longo do filme, mas, vá lá, nota 8.

    ResponderExcluir
  6. Alguém pode me dizer onde consigo assistir esse filme ?

    ResponderExcluir
  7. Alguém pode me dizer onde consigo assistir o filme por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acesse o link: https://ok.ru/video/29816719986

      copie-o no navegador. ;)

      Excluir
    2. Não tem o filme dublado Pt Brasil?

      Excluir
    3. Não tem o filme dublado Pt Brasil???

      Excluir
    4. O link que mencionei está dublado.

      Excluir
  8. E ate que achei legal ,so queria saber do final!?😅

    ResponderExcluir
  9. Alguém sabe quantos dias ela ficou presa e como se alimentava?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc se refere a Belén, ela ficou presa por vários dias, o filme não menciona quantos. E lá tinha restos de comida e água suja. Já a Fabiana, não sabemos quanto tempo ela ficou.

      Excluir
  10. Obrigada pela indicação... muito bom.. já tem o 2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada! Fico feliz que tenha gostado. Quanto ao 2, infelizmente não tem.

      Excluir
  11. Incrível o filme, só esperava um final mais relativo . Mas acredito que no 2 teremos isso, fico na expectativa. Nota 9.

    ResponderExcluir

Fiquem à vontade para comentar, mas por favor, nada de palavrões, insultos ou qualquer outra coisa que possa ofender o autor do blog e a terceiros. Seria interessante, porém, não obrigatório, que usuários anônimos se identificassem. Bons comentários!