quinta-feira, 1 de junho de 2017

TROPA DE ELITE



Tropa de Elite é um filme policial brasileiro lançado em 2007, com direção de José Padilha. Trazendo como tema principal a violência urbana da cidade do Rio de Janeiro e as ações do BOPE. Sendo o primeiro longa-metragem de ficção de José Padilha, foi um projeto de muita repercussão antes mesmo do seu lançamento por conta do mercado pirata. Mesmo assim, após seu lançamento o filme foi um grande sucesso no cinema nacional e mundial, alcançando uma receita estimada de 24 milhões de reais. 

O filme tem como seu protagonista o capitão Nascimento, interpretado por Wagner Moura. Que é um policial rigoroso e que detesta corrupção. Sendo capitão do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), Nascimento não brinca em serviço. Com sua postura rígida, seu batalhão é altamente temido pelos bandidos. É um filme nacional, 100% brasileiro! Ele sem dúvida nenhuma tira aquele jargão de muitas pessoas, quando estas dizem: "Filme nacional não presta, só tem safadeza." Realmente, não há como negar que grande parte dos filmes brasileiros apela para a chamada "Pornochanchada". Mas não devemos generalizar. Tropa de Elite é um exemplo de filme nacional que não há sequer uma única cena de sexo ou nudez. Mas há palavrões? Sim. No entanto, devemos levar em conta como a história é contada e em que ambiente ela se encontra, assim compreendemos o motivo de tais falas. E outra coisa, em qualquer cinema, seja brasileiro, espanhol, americano, etc, todos contém filmes que falam palavrão, é só assistir determinados filmes no áudio original. 



Falando mais do filme em si, Wagner Moura traz uma atuação brilhante e que causa grande impacto! Seu personagem já estava há muito tempo no BOPE e queria arrumar um substituto, além do mais, seu primeiro filho ia nascer. Portanto, é natural que durante todo o filme, sua principal dedicação é conseguir um substituto à sua altura. E para isso, ele precisaria de tempo para avaliar inúmeros candidatos.

Um grande choque com a realidade se torna impossível não notarmos. No filme vemos policiais corruptos, cobrando clandestinamente por seus serviços à população e até mesmo se envolvendo com o tráfico de drogas. Em contraste com isso, o BOPE faz testes para os novatos. Um curso preparatório em que sua principal modalidade é provas de resistência. Nesse curso, os relaxados se dão mal! O capitão Nascimento coloca no chinelo os corruptos que tentarem ingressar no seu batalhão. A maneira como os novatos são treinados chega a ser inacreditável! 



Sobre as cenas de ação, o filme retrata muito bem as cenas de tiroteio em favelas da parte dos traficantes como também da polícia. Mas existe algo inovador no nosso cinema que Tropa de Elite nos traz, e não é apenas a realidade por dentro das favelas, isso o filme Cidade de Deus de Fernando Meirelles já havia feito. O grande impacto de Tropa de Elite é a realidade dentro da polícia carioca. Digo isso por que nunca sabemos muito a respeito daqueles que estão a serviço do público, principalmente quando se trata de nos proteger.

Além de Wagner Moura, o elenco do filme traz grandes atores e atrizes de talento único: entre eles temos o saudoso Milhem Cortaz, que interpreta o corrupto coronel Fábio; Caio Junqueira que encarna o papel do Neto, um dos novatos prontos para entrar no BOPE; André Ramiro que interpreta o Andre Matias, melhor amigo do Neto e que também é um dos novatos para entrar no BOPE. Esses 2 últimos personagens é de importância fundamental no longa quando se trata do substituto de Nascimento. E as atrizes? Temos a participação de Maria Ribeiro interpretando a esposa do coronel Nascimento, Rosane; e a lindíssima Fernanda Machado interpreta Maria, uma estudante de direito e colega de Matias. 



Tropa de Elite é uma obra artística que gerou sequência. No segundo filme, o choque com a realidade é ainda maior, e nos fazem refletir sobre quem nos comanda no país. José Padilha que é de fato um excelente diretor, inicialmente queria produzir um documentário a partir do best-seller Elite da Tropa, livro do antropólogo Luiz Eduardo Soares e dos oficiais do BOPE André Batista e Rodrigo Pimentel que conta histórias reais do dia a dia da corporação. No entanto, ao perceber que seria impossível encontrar policiais que aceitassem dar depoimentos sinceros sobre os fatos descritos no livro, desistiu do caráter documental, e assim nasceu Tropa de Elite, uma obra de ficção inspirada no livro.

Se você ainda não viu o filme, está perdendo muito! Corra e vá assistir. Tire o preconceito que talvez você tenha para com o cinema nacional e vasculhe-o. Tenho certeza que você encontrará diversas pérolas que merecem respeito e admiração de qualquer amante de cinema!


NOTA: 10/10

Veja o trailer do filme abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário