domingo, 18 de julho de 2021

GÊNEROS E SUBGÊNEROS DO CINEMA

 

Você que costuma navegar no universo cinematográfico, com certeza sabe diferenciar os gêneros dos filmes que assistimos. Contudo, o que poucos sabem diferenciar são os subgêneros. Na presente matéria irei agrupar os gêneros mais conhecidos e alguns subgêneros, bem como alguns exemplos de cada um deles, considere-se que, estes exemplos são minhas recomendações a vocês. 

GÊNEROS OU CATEGORIAS DE FILMES


Ação

É aquele que geralmente envolve histórias do bem contra o mal, no qual na maioria das vezes, o bem sempre prevalece. Nessa categoria se encaixa as batalhas com uso de força física ou armas. Nesse gênero, costuma-se mesclar aos gêneros policial, westerns, ficção científica, guerra, artes marciais e em alguns casos, aventura.

No gênero ação, em quase todas as produções são utilizados o uso de dublês e efeitos especiais.  

Exemplos:

O Predador

O Beijo do Dragão

Operação Invasão

Aventura

É aquele que caracteriza a história de um ou mais heróis que enfrenta uma série de obstáculos afim de atingir um objetivo, exibindo coragem ao enfrentar situações difíceis. Os filmes de aventura também são aqueles que empolgam o espectador, traz novas experiências ou mostram lugares nunca vistos.

O gênero aventura também costuma mesclar com os gêneros ação, ficção científica, animação e fantasia. Também utiliza bastante efeitos especiais.

Exemplos:

Viva, A Vida é uma Festa

Jumanji

A Múmia

Animação

Também reconhecido como “desenho animado”, é aquele que é produzido por computação gráfica ou fotografando uma imagem desenhada ou repetidamente, fazendo mudanças a um modelo. Na minha opinião, é o tipo de filme que dá mais trabalho para produzir.

Animes é uma forma abreviada da palavra animação, o que significa a mesma coisa. O caso é que nós categorizamos como animes, os desenhos produzidos no Japão. Contudo, para os japoneses, animes são qualquer desenho, não importa o país.

Exemplos:

Divertidamente

Toy Story

Princesa Mononoke

Biografia

É aquele que conta a história de vida de uma ou de várias pessoas. De modo mais simples, é aquele que relata a vida real de alguém. Muitas vezes está mesclado ao gênero drama.

Exemplos:

Um Sonho Possível

A Teoria de Tudo

Comédia

É aquele gênero que utiliza do humor nas artes cênicas. É aquilo que é engraçado, que faz rir. Em alguns casos, a comédia é mesclada com ação, terror, drama ou romance; em ambos os casos ela funciona como válvula de escape, dando às situações uma forma de fugir, mesmo que por pouco tempo, da situação principal.

A comédia está presente em diversos segmentos, sejam cinematográficos ou não.

Exemplos:

As Branquelas

O Auto da Compadecida

Kung Fu Futebol Clube

Documentário

É uma produção artística via de regra um filme, não-ficcional, que se caracteriza principalmente pelo compromisso com a realidade.

Exemplos:

O Dilema das Redes

Para Sempre Chape

Drama

O drama pode categorizar a um evento ficcional ou real, mas sempre com um caráter sério, não cômico (exceto em comédias dramáticas), que apresenta um desenvolvimento de fatos e circunstâncias compatíveis com os da vida real.

Muitas vezes, os filmes dramáticos apresentam um conjunto de acontecimentos complicados, difíceis e tumultuosos que tendem a causar dor e sofrimento nos envolvidos. Particularmente é o gênero de filme que mais gosto.

Exemplos:

À Espera de um Milagre

A Felicidade Não se Compra

Infâmia

Parasita

À Procura da Felicidade

Faroeste

Chamado também de “western” e popularizado como “filmes de cowboys” é um grande clássico do cinema americano. Geralmente aborda histórias no oeste norte-americano durante a colonização.

Exemplos:

Três Homens em Conflito

Matar ou Morrer

Bravura Indômita

Fantasia

É o gênero de ficção que se usa geralmente fenômenos sobrenaturais mágicos. A grande maioria das obras desse gênero ocorrem em mundos imaginários com criaturas exóticas.

Exemplos:

O Labirinto do Fauno

Como Treinar o Seu Dragão

Ficção Científica

É o gênero que aborda fenômenos científicos que não são totalmente aceitos pela ciência moderna, como vidas extraterrestres, exploração de outros planetas, viagem no tempo, etc.

Exemplos:

Eclipse Mortal

Alien, o 8° Passageiro

Elysium

Guerra

É um gênero que muitas vezes é confundido com ação, mas o que diferencia o gênero guerra é que muitas das vezes, ao invés de apenas mostrar explosões, tiros e mortes, o gênero também usa a reflexão sobre o mundo em que vivemos. Além disso, essa categoria também explora guerras da vida real.

Exemplos:

1917

Nascido Para Matar

Musical

É um estilo de filme no qual a narrativa se apoia sobre uma sequência de músicas coreografadas. Também pode ser considerados os filmes no qual a música é o tema principal. No entanto, musical não é nem um gênero propriamente dito, e sim um estilo.

Exemplos:

O Fantasma da Ópera

Mesmo Se Nada Der Certo

Viva a Vida é uma Festa

Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet

Policial

Nesse gênero, quase sempre envolvem crimes e criminosos, policiais e detetives, mafiosos e ladrões. Nos anos 40, esse estilo era conhecido como filmes noir. É um gênero que sempre curto apreciar.  

Exemplos:

Cães de Aluguel

Um Álibi Perfeito

Infiltrado na Klan

Romance

É aqueles cujo enredo se desenvolve em torno de um envolvimento amoroso entre os protagonistas. Porém, ao contrário do que muitos pensam, os filmes de romance nem sempre tem um final feliz.

Exemplos:

Uma Linda Mulher

Titanic

Antes Que Termine o Dia

Suspense

É o gênero de filme que provoca tensão, temor e eventualmente sustos no espectador. Também é conhecido por conter histórias com reviravoltas surpreendentes. Também é o gênero que mais gosto.

Exemplos:

Psicose

Disque M Para Matar

Testemunha de Acusação

Terror

Sem dúvida, é o gênero mais famoso do cinema. É aquele que provoca medo, incômodo, reação emocional negativa, muito sangue e mutilações. Os filmes de terror podem causar em algumas pessoas pesadelos, fobias, repulsa ou medo do desconhecido, também pode envolver força maligna e sobrenatural.

Exemplos:

O Iluminado

A Morte do Demônio

Invocação do Mal

Doce Vingança


SUBGÊNEROS DO CINEMA


Artes Marciais é geralmente utilizado em filmes de ação que categorizam lutas corpo a corpo. Existem muitos filmes famosos com esse subgênero, que no cinema norte-americano começou com o astro Bruce Lee e foi ao longo dos anos expandindo com estrelas das artes marciais, sejam elas americanas ou não. O subgênero também pode contar com histórias sobre alguma arte marcial específica.

Clássicos são aqueles filmes que marcam época e que nunca envelhecem. Não sei se caracteriza um subgênero, mas não poderia deixar de cita-lo aqui.

Comédia de Ação envolve ação e humor. O subgênero tornou-se uma tendência popular na década de 80, quando atores conhecidos por sua formação na comédia como Eddie Murphy, começaram a desempenhar papéis em filmes de ação. Jackie Chan também é muito popular com esse subgênero, junto com seus conterrâneos Sammo Hung e Stephen Chow.

Comédia Dramática é a junção de drama e comédia. Apresentam obras sérias, porém, abordada de uma forma engraçada.

Comédia Romântica mistura comédia e romance. Esse subgênero é talvez um dos mais antigos, inclusive muito antes do cinema. Era e ainda é muito utilizado em peças de teatro.

Crime é utilizado em filmes de ação, policial e suspense. Aborda crimes bem ou mal sucedidos por uma ou mais pessoas. Também envolve investigação, mas com o foco no(s) criminoso(s).

Found Footage é aquele estilo pseudodocumental, uma filmagem achada que procura passar um ar documental. Nesse subgênero, os próprios personagens gravam o filme, e é visto em diversos filmes de terror.

Humor Negro utiliza temas mórbidos, sérios ou tabus, de forma politicamente incorreta, com o intuito de produzir humor. Pode também ser empregado para chocar, causar desconforto ou refletir sobre questões difíceis.

Mistério é frequentemente utilizado em filmes de suspense e policial. Geralmente os protagonistas costumam ser jornalistas ou investigadores que puxam um fio sobre algum acontecimento e aos poucos vai descobrindo segredos em cima de segredos.

Psicológico é aquele que mexe com sua mente. Traz personagens inteligentes e frios, e, em alguns casos personalidades complexas. Existe uma diferença entre o suspense psicológico e o terror psicológico, onde o suspense tende a fazer você pensar fundo, enquanto o terror te deixa aflito e com sensação incômoda.

Screenlife são filmes que se passam na tela de um computador com conversas via internet, pesquisas em sites ou vídeos espalhados na rede. É um subgênero recente visto em alguns filmes desde 2012.

Slacher é encontrado em filmes de terror onde quase sempre envolve assassinos psicopatas (serial killer) que matam aleatoriamente. Normalmente são feitos com baixo orçamento.

Splatter é aquele que se concentra em representações gráficas de sangue e violência por meio da utilização de efeitos especiais, e tendem a apresentar um interesse evidente na vulnerabilidade do corpo humano. Também é conhecido como gore.

Sobrenatural aborda demônios, assombrações, exorcismo, vampiros e lobisomens.

Thriller são os filmes de terror que trazem consigo uma carga imensa de suspense. Em alguns casos são vistos em filmes policiais que trazem elementos surpresa no enredo.

Trash é um termo que significa “lixo”. É caracterizado aos filmes de terror de baixo orçamento com efeitos ruins ou atuações toscas. Ao invés de ser assustador, os filmes trash tendem a serem engraçados.

Em uma próxima matéria, vamos falar sobre o cinema nacional, e ao contrário do que muitos pensam, vamos falar o porquê não pode ser considerado um gênero cinematográfico. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário