quarta-feira, 21 de junho de 2017

OPERAÇÃO INVASÃO 2



É inegável o estouro que foi o filme Operação Invasão. O que era um filme simples com um roteiro fraco que fez muito sucesso? Um cinema que era até então desconhecido no Ocidente? Gareth Evans ficou mundialmente conhecido por dirigir essa saga, que por sinal já promete continuidade, pois se tornou um filme de grande sucesso, Evans dirigiu a segunda parte da história, que na verdade a história de Operação Invasão 2 foi escrita primeiro. Talvez por falta de recursos, uma história anterior foi feita e adaptada para o cinema, fazendo então essa ligação com o segundo filme.

O texto a seguir contém leves spoilers!
 
Operação Invasão 2 foi lançado no Brasil em 2014, novamente estrelado por Iko Uwais que encarna novamente o policial Rama. Nesse novo longa, acontece após os acontecimentos do primeiro filme, quando eles conseguem sair do prédio infernal invadido por 20 policiais, e que apenas três sobreviveram. Com um roteiro mais completo que o anterior, o filme conta como Rama se infiltra num sindicato do crime local, para poder acabar com a corrupção da sua própria unidade.

A história aqui é bem mais interessante e completa em relação ao primeiro filme, é claro que não o torna inferior, os dois filmes são de níveis altíssimos! O irmão de Rama, que o ajudou a sair do prédio no filme anterior, é morto por um gangster. E para poder proteger sua família, ele terá que se disfarçar, ajudando um grupo de policiais honestos que anseiam em acabar com a corrupção dentro da própria polícia. Fingindo ser alguém que não conhece nada, Rama passa três anos na prisão para poder se aproximar do filho de um dos chefões da cidade, e assim conseguir um trabalho com eles, além disso ele consegue fazer amizade com o filho do mesmo.

O roteiro completo em um filme com 150 minutos de duração. Parece longo, mas foi necessário para poder desenvolver os novos personagens. Temos a participação de Yayan Ruhian, o Mad Dog do primeiro filme, no entanto, aqui ele interpreta outro personagem e sua aparência é muito diferente. Muitas pessoas criticaram esse ponto, pois Mad Dog havia morrido no primeiro filme, e usar o mesmo ator para fazer outro personagem foi uma má ideia. Até concordo com isso, mas Ruhian é um lutador, e seu novo personagem também lutaria no filme. Sem contar que ele é um pouco desenvolvido, tomamos conhecimento até de sua família. Enfim, pra mim o fato de Ruhian voltar com outro personagem não estragou de maneira nenhuma o filmão que Operação Invasão 2 é.

É óbvio, no entanto, que sua história contém muitos diálogos, e a maioria deles sendo essencial para entender o que se passa no filme. O filme é bem realista na questão da violência, contém algumas cenas de mutilação bem fortes, o que motivou à censura a classifica-lo como inadequado para menores de 18 anos. 

Assim como o filme anterior, as lutas são maravilhosamente coreografadas! Uma sequência dentro da prisão em meio a um lamaçal chega a ser incrível! Também vale destacar a montagem perfeita das sequências onde um rapaz luta com um taco de beisebol, a garota do martelo e o assassino violento, bem montado e mostrou grande competência. Já as lutas finais lembram um pouco os jogos de vídeo game, onde os lutadores passam por fases, enfrentando um adversário mais difícil do que outro até chegar ao chefe. E ao contrário de alguns filmes de ação, nosso protagonista luta até o limite, ou seja, ele cansa mesmo quando o seu serviço ainda não está completo.

Não posso deixar de mencionar a luta na cozinha, onde acontece a pancadaria mais alucinante de todo o longa. Sendo um lugar todo branco quando a luta começa e quando ela termina, o lugar está banhado de sangue. Uma cena épica e que não será esquecida facilmente! Pra ser bem sincero, Operação Invasão 2 é o melhor filme de ação do século e um dos melhores do gênero que já assisti até hoje. O filme é isso: pancadaria, violência, sangue, máfia, espionagem e instinto de sobrevivência. Muito superior ao anterior levando em conta o roteiro super preparado. O filme não deixa a desejar em nenhum aspecto, e agrada sem dúvida alguma quem gosta de ação. 

NOTA: 9,2/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário