sexta-feira, 9 de junho de 2017

SEM ESCALAS



Sem Escalas é um filme de ação estadunidense de 2014 estrelado por Liam Neeson, Julianne Moore, Michelle Dockery, Anson Mount, Lupita Nyong'o e Scoot McNairy. É dirigido por Jaume Collet-Serra. 

Atenção! O texto a seguir pode conter alguns spoilers!
 
O filme aborda um voo transatlântico de Nova York a Londres, Bill Marks (Liam Neeson) recebe uma série de mensagens de texto criptografadas, demandando que ele instrua a companhia aérea a transferir US$150 milhões em uma conta fora do país. Até que ele garanta a transferência, um passageiro será assassinado a cada 20 minutos. A luta contra seus demônios pessoais tirou toda a paixão que Marks tinha pelo lado heroico de sua profissão. 

Ele então passa a encarar suas importantes tarefas apenas como meras tarefas burocráticas em um escritório alado. De qualquer forma, um dia a mais no escritório torna-se uma crise sem precedentes, quando o voo no qual está fica sob ameaça. Cercado por poucas pessoas que ele inicialmente acredita serem confiáveis, incluindo sua vizinha de poltrona, Jen Summers (Juliane Moore). O habilidoso almirante precisa usar cada detalhe de seu treinamento para tentar descobrir o assassino a bordo do avião. O que se segue é um jogo de gato e rato com a vida de centenas de passageiros cujas vidas estão em perigo iminente. O suspense predomina em quase todos os 100 minutos de duração, pois ficamos na expectativa de saber quem é o bandido que astuciosamente faz ameaças e mata pessoas dentro do avião sem que ninguém perceba. Uma ideia brilhante! Porém, já muito usada em filmes!

Liam Neeson é o ator que interpretou Bryan Mills no filmaço Busca Implacável, traz aqui um personagem semelhante, um oficial treinado e que não mede esforços para cumprir seu dever, mesmo que seja preciso usar a violência. Julianne Moore também faz um papel de coadjuvante que ajuda Bill na sua busca pelo terrorista.

O interessante de Sem Escalas é que nos primeiros momentos em que um terrorista começa a fazer ameaças para o agente aéreo, o diretor do filme conduz a câmera dando close em vários passageiros, dando assim suas possíveis suspeitas. E vale dizer que o final do filme é surpreendente. Não conseguimos durante todo o longa suspeitar do verdadeiro terrorista do avião. Isso nos traz um clima tenso e para quem ama suspense, esse clima se torna prazeroso! Ao verem o modo violento de Bill para com aqueles que ele considera suspeito, faz com que a maioria dos passageiros desconfie que o agente esteja sequestrando o avião. E não dá outra, Bill vira notícia internacional sendo retratado como terrorista, pois o verdadeiro vilão astuciosamente calculou cada detalhe para que tudo fosse assim. Não irei mencionar os planos de modo detalhado, mas vale destacar a situação do agente federal e protagonista do longa. Tudo o que se passa na vida dele, depõe contra o mesmo. Posso até afirmar aqui que esse plano foi genial!

Como tudo não passa de ficção, temos de admirar a atitude de um oficial que mesmo notando que todos estavam contra ele, ele não desistiu de fazer a coisa certa que é salvar as vidas que estavam sob sua responsabilidade. Sem Escalas é um ótimo filme! Vale a pena, não pelas atuações, mas pelo clima de tensão e as cenas de ação bem elaboradas. Liam Neeson rouba a cena quando o assunto é agir de maneira violenta. Sendo um grandalhão forte, as cenas em que ele tem que meter a porrada naqueles que se metem no seu caminho, lhe dá todo destaque. 


NOTA: 7,7/10

Veja o trailer do filme no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário