sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

O IMBATÍVEL 2: LUTADOR


A sequência do filme O Imbatível apareceu em 2006 com a direção de Isaac Florentine. George Chambers retorna, só que dessa vez é Michael Jai White que o interpreta, e por ele ser um artista marcial, o papel de Chambers para ele se encaixou bem melhor do que Ving Rhames que o interpretou no primeiro longa. O Imbatível 2 é também conhecido aqui no Brasil como O Lutador, e novamente as lutas na prisão é a atração principal do filme. Além de Jai White, o filme traz também outro lutador marcial, o inglês Scott Adkins que interpreta o vilão da história, o famoso e tão aclamado Yuri Boyka.


Sinopse: Após alguns anos, George “Iceman” Chambers visita a Federação Russa para fazer um comercial barato, mas sua presença naquele país tem um objetivo. Sendo incriminado por posse de cocaína, ele é mais uma vez enviado para a prisão. Lá, ele descobre uma série de partidas ilegais de artes marciais mistas, que tem como campeão o furioso russo Yuri Boyka, conhecido como rei das lutas na prisão. Os oficiais da penitenciária fazem um acordo com um grande empresário para fazer com que Chambers lute contra Boyka, tal luta era o motivo dos empresários terem forjado a prisão dele. Chambers inicialmente se recusa a satisfazer os interesses comerciais e a vontade dos empresários, mas depois muda de ideia quando percebe que se ganhar poderá sair da prisão.

Muita gente não sabe, mas essa é sim uma sequência do filme de 2002, o fato de ter o personagem Chambers, mesmo sendo interpretado por outra pessoa é prova viva de que o primeiro filme não é um caso isolado. Porém, neste filme a coisa fica bem mais tensa e interessante. Por quê? Por que nessa prisão não se utilizava apenas o boxe, mas sim as artes marciais mistas, conhecidas como MMA. Todas as lutas na prisão geram grande dinheiro, e é claro que isso se torna um negócio lucrativo, até por que alguns prisioneiros lutavam pra caralho, um exemplo disso é o Boyka, que estava invicto depois de muitas lutas.


O roteiro do filme não é algo complexo, mas a história é boa e satisfaz a vontade de ver porrada na tela. As lutas são muito bem coreografadas, principalmente as de Yuri Boyka, o cara apesar de ser o vilão do filme, rouba a cena mais do que o protagonista. Além de possuir um certo carisma e um jeito de durão, Boyka conquistou o público com sua incrível habilidade dentro do ringue. Claro que a escolha para este papel foi mais que perfeita, pois Scott Adkins é especialista em artes marciais de diferentes estilos, e tem treinado desde os seus dez anos de idade, seu porte físico também contribui bastante para utilizar golpes aéreos mortais contra seus adversários.

Michael Jai White também conhece artes marciais, e conforme já foi mencionado antes, o papel de Chambers para ele caiu como uma luva. O seu personagem embora no inicio do filme, demonstre muita raiva da situação no qual ele se encontrava a ponto de querer descontar em outra pessoa, aos poucos ele vai aprendendo sobre aqueles detentos, em especial de um velho deficiente que se torna seu amigo e mestre. Eu disse mestre? Sim, esse senhor tinha sido um soldado do exército e aprendeu diversas técnicas, nos quais ele ensina ao nosso protagonista para ajuda-lo a vencer a luta contra Boyka.


Contendo muita violência, sangue e um pouco de drama, O Imbatível 2 (ou O Lutador, conforme preferir) é um ótimo filme de luta. Não há nada forçado nas cenas de em que lutadores entram no ringue, Isaac Florentine e sua equipe faz uma coisa nas cenas que eu particularmente gosto muito de ver, que é a câmera lenta nos momentos cruciais da luta, pra citar um exemplo, tem a cena que é colocada em câmera lenta quando Boyka utiliza um movimento aéreo de difícil execução que ao errar um chute no alvo, ele improvisa a outra perna para acertar a cabeça do adversário. Essas cenas acontecem em quase todos os filmes de Florentine, principalmente os que Scott Adkins trabalha.

Pra você ver como é as coisas, Yuri Boyka é o vilão desse filme, e passamos a conhecer um pouco sobre ele. E por ele ter se tornado um ícone, admirado pelos fãs por ter se destacado melhor do que Chambers, as duas sequências que se seguem após este filme conta com ele (Boyka) no papel principal, e por conta disso a história a respeito desse personagem se aprofunda bastante, a ponto de não querer que ele saia mais da franquia. De fato, é uma franquia boa e cheia de novidades que não para de surpreender. O Imbatível 2 é superior ao primeiro filme, mas será que o terceiro é melhor? Ou a qualidade decaiu? A próxima resenha irá dizer. 

NOTA: 7,6/10

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário