sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

O IMBATÍVEL (2002)


O Imbatível é um filme americano lançado em 2002, onde dele surgiu uma saga muito admirada pelo público amante de filmes de luta. Porém, o filme original não é muito lembrado pelos fãs, talvez um fracasso de bilheteria tenha causado seu esquecimento. Além disso, as continuações são feitas com outros personagens, com exceção de um que aparece neste primeiro filme, só que no segundo outra pessoa o interpretou. O Imbatível é um filme que se passa na prisão, onde os detentos lutavam entre si, enquanto policiais e empresários faziam apostas. Este filme é estrelado por Wesley Snipes e Ving Rhames, e foi dirigido por Walter Hill que era conhecido por ter dirigido o filme 48 Horas.

Sinopse: George “Iceman” Chambers (Ving Rhames) é o atual campeão de boxe que, por ser condenado por estupro, é enviado para uma prisão de segurança máxima, onde estão encarcerados os criminosos mais perigosos do estado. Na cadeia ele encontra Monroe Hutchen (Wesley Snipes), o campeão de boxe da prisão, que está invicto até o momento. Percebendo o trunfo que tem em mãos, um veterano prisioneiro (Peter Falk) passa então a articular uma luta envolvendo Iceman e Hutchen, que mobilizaria a atenção de toda a penitenciária.

A direção de Hill é boa e ele consegue dosar em grande parte o desenvolvimento de alguns personagens e a tão promissora rivalidade entre Chambers e Hutchen. As lutas do filme são bem simples, mas boas de acompanhar. Wesley Snipes está ótimo, mas um dos furos do filme foi não o ter aproveitado melhor, afinal de contas, ele apenas luta, quase não fala durante o filme inteiro, salvo poucas exceções. Rhames consegue convencer com sua interpretação, mas quando assistimos ao segundo filme, onde seu personagem é interpretado pelo brilhante Michael Jai White, a coisa muda em relação a ele. Não desmerecendo o carisma do ator Ving Rhames, mas o personagem Chambers combinou muito melhor com White.

Apesar de boas lutas e uma rivalidade interessante entre os detentos, o filme acaba pecando ao mostrar os outros prisioneiros como figurantes que só estão marcando presença. Não vemos aqui aqueles caras metidos a valentões, xingando, falando besteira, às vezes até com aquele linguajar de bandidos, isso quase que não acontece, na maioria das vezes eles estão calados, e é isso que acaba tornando o clima do filme um pouco chato. E é por isso que compreendo que algumas pessoas não terem gostado do filme, mas de uma coisa é certa: se não fosse esse filme, talvez a franquia O Imbatível não teria chegado até nós e muito provavelmente não conheceríamos um dos personagens mais habilidosos dentro de um ringue: Yuri Boyka.

Portanto, o primeiro filme da franquia O Imbatível, embora seja inferior as suas sequências (o que é muito raro de acontecer), é um filme que contém seus pontos positivos e negativos, e não necessariamente quer dizer que por ter sido um fracasso de bilheteria, seja um filme ruim. Ao contrário, quem gosta de pancadaria, em especial quando dois leões da pesada estão em um mesmo espaço, onde sem dúvida acontecerá aquela briga de monstro, se torna um bom passatempo. 

NOTA: 5,7/10

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário