quinta-feira, 28 de setembro de 2017

GHOST: DO OUTRO LADO DA VIDA



Um dos melhores filmes de romance da década de 90, que marcou época, tanto pelo seu conteúdo, quanto a trilha sonora, destaque para a música tema. Ghost: Do Outro Lado da Vida foi dirigido por Jerry Zucker e lançado em 1990, onde foi indicado a cinco Oscar e venceu dois. É protagonizado por Patrick Swayze e Demi Moore, e foi justamente nesse filme que suas carreiras no cinema chegaram ao auge, e os fizeram mundialmente conhecidos, pois Ghost é um romance que além de ter marcado época em diversos países, obteve também um tremendo sucesso nas bilheterias. Além de Swayze e Moore, o elenco também conta com a participação de Whoopi Goldberg e Tony Goldwyn.

O filme é uma mistura de romance com drama, além de conter boas pitadas de comédia. Sua história se centra no casal Sam (Patrick Swayze) e Molly (Demi Moore). Sam é um bancário bem sucedido, e sua convivência com Molly é o que podemos chamar de casal perfeito. Mas suas vidas serão arrasadas quando são atacados na rua após voltarem de uma apresentação. Esse ataque acaba por tirar a vida de Sam, que tem seu espirito vagando sem poder ter nenhum contato com ninguém, nem tocar em nada. A situação piora quando Sam, em espirito descobre que sua morte foi planejada e que agora sua amada corre perigo, e para poder ajudá-la, ele utiliza Oda Mae (Whoopi Goldberg), uma médium trambiqueira, que é a única que consegue ouvi-lo, e dessa forma ele conseguirá alertar Molly sobre o perigo que esta corre.

Pra deixar bem claro, Ghost é um filme espírita, pois seu tema é a comunicação com os mortos. É interessante perceber como todo aquele romance ia por água abaixo após a tragédia com o protagonista. Isso conduz o filme para uma investigação acompanhado de momentos cômicos da personagem Oda Mae. É um filme que foi imortalizado por seu conteúdo romântico e a famosa música “Unchained Melody”.

Os efeitos especiais pode não ter a tecnologia que temos hoje, mas ainda assim, quem o assiste hoje em dia não perceberá nada de defeituoso, muito pelo contrário, poderá facilmente perceber que foi um bom trabalho e digno de um filme de sucesso, e vencedor de Oscar, além de uma dinâmica essencial que faz do longa um filme extremamente agradável. Mesmo sendo um dos clássicos de romance mais conhecidos da década de 90, há aqueles que o consideram como mais um filme medíocre e bobo. Por outro lado, há aqueles que o veneram pelo seu tema e seus personagens carismáticos. Além do romance, há um clima de vingança por parte do protagonista, ao descobrir que o verdadeiro causador de sua morte é aquele a quem ele considerava seu melhor amigo, e que depois de sua morte, Molly estava sendo seu alvo. 

Oda Mae é a personagem que mais cativou o público, ela é uma médium vigarista que aplica golpes em seus clientes, mas sua vida muda com a chegada de Sam que falava e ela era a única que o ouvia, sendo uma personagem engraçada e que se torna a diversão do filme inteiro. O desempenho da atriz Whoopi Goldberg foi muito elogiado pelos críticos, e no qual rendeu ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, além de outros prêmios.

Ghost: Do Outro Lado da Vida funciona com o público que já sofreu alguma perda, seja na vida normal ou amorosa. Há cenas tocantes que são capazes de nos arrancar lágrimas. E uma curiosidade a respeito disso é que no México, os ingressos femininos vinham acompanhados de um lenço, já improvisando o que iria acontecer nas salas do cinema. Além de conter uma linda mensagem, o filme ainda traz cenas fortes, tais como a morte do antagonista ao ser perfurado por um pedaço de vidro e também as criaturas sombrias que emergem do inferno. Além disso, o tema sobre os mortos pode ser assustador para algumas pessoas.

Mesmo com tudo isso, quem ainda não assistiu Ghost: Do Outro Lado da Vida é importante vê-lo com um olhar romântico, pois começa e termina dessa forma. Eu o vi pela primeira vez por recomendação de minha mãe, que adora esse filme! E ao saber que se tratava de um romance, fui ver com esses olhos, mas me surpreendi com inúmeros aspectos, desde os espíritos dos mortos surgirem até estranhas criaturas que levam os maus para o inferno, e isso de certa forma me fez enxergar um diferencial com outros romances que já assisti. E mesmo que haja críticas negativas em relação a essa obra, você tem que ver por si mesmo e julgá-lo com base em suas convicções. 

NOTA: 10/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário