domingo, 17 de setembro de 2017

O AMIGO OCULTO



Quando se fala em suspense com final surpresa, temos que nos preparar, por que nem sempre irá ser agradável, pois em alguns filmes a reviravolta final acaba por ser incoerente com o resto do roteiro ou então ser muito previsível. Não vou negar que sou fascinado por filmes assim, pois eu já assisti aos montes, mesmo que muitos deles sejam clichês, eu gosto desses filmes! No entanto, ao perceber certos furos na história, temos de ser justos e não apenas fanáticos. O filme O Amigo Oculto lançado em 2005, dirigido por John Polson e estrelado por Robert De Niro, Dakota Fanning e Famke Jansse, traz uma temática muito interessante e com um suspense promissor. Porém, no desenrolar do filme, a história ficou muito perdida, a até que tentou surpreender no final, mas acabou fracassando.

O filme conta o drama da família do psicólogo David Callaway (Robert De Niro), que ao perder sua esposa, em estranhas circunstâncias, ele tem que ajudar sua filha Emily (Dakota Fanning) que está traumatizada com a tragédia que aconteceu com sua mãe. Emily tem um grande afeto pela psicóloga Katherine (Famke Jansse) que tentar ajudar a garota a suportar seu trauma. Porém, o quadro muda quando David leva sua filha para morar em uma casa de campo, longe de tudo e de todos. E nessa casa, começa a acontecer estranhos eventos, principalmente quando Emily passa a conversar com um amigo imaginário chamado Charlie, o qual é apontado pelos eventos sinistros que passam a acontecer na casa.

Podemos facilmente notar um defeito muito grande nisso. Por que razão David, que era psicólogo levaria sua filha que estava passando por um momento ruim, para uma casa isolada de outras pessoas, sendo que raramente ela tem contato com amigos? O mais sensato seria deixar a garota se entreter com amizades, principalmente com Katherine, como um dos meios de suportar a tristeza que fora causada com a morte de sua mãe. Com isso em mente, após os eventos estranhos começarem a acontecer e o amigo oculto de Emily ser o principal suspeito já podemos presumir o final da história, mesmo que o desenvolvimento tente disfarçar, mas ele falha nesse quesito.

Robert De Niro já era a essa altura do campeonato um dos atores mais consagrados de Hollywood, com grandes filmes no currículo, muitos desses filmes são considerado inesquecíveis. Porém, sua atuação em O Amigo Oculto deixa a desejar, e alguns consideram que isto, foi um ponto de partida para o declínio de sua carreira. Por outro lado, Dakota Fanning embora sendo bem jovem, já tinha brilhado em alguns filmes, entre eles Uma Lição de Amor, Chamas da Vingança e Encurralada, e mesmo que o filme O Amigo Oculto não seja grande coisa, Dakota é a única que salva o desempenho do filme. A garota impressiona com seu talento, pois ela sabe repassar a tristeza de sua personagem de uma forma muito natural e sensível. No entanto, uma das coisas chatas de ver a atriz mirim fazer, é conversar com seu amigo imaginário, sendo que no desfecho do filme fica aquela dúvida a respeito do que se passava na cabeça de Emily ao ter um amigo, sendo que na verdade ele é... Não, não vou dar esse spoiler para quem ainda não viu o filme.

Conforme podemos perceber, o elenco do filme é formado por grandes artistas, e que sem dúvida têm seus méritos, apesar do conteúdo do filme não ser tão grandioso. Todavia, O Amigo Oculto não é um filme ruim, seus defeitos estão em alguns furos na história, mas que isso não deve desmerecer por conta do trabalho feito pelos grandes atores que compõe o filme. De qualquer maneira, é um filme de suspense que deve ser visto, pois aborda temas como a esquizofrenia. Mas, minha recomendação é que não crie muitas expectativas ao vê-lo, assista como que se estivesse assistindo um filme mediano que servirá para passar o tempo. 

NOTA: 7,8/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário