segunda-feira, 18 de setembro de 2017

PLANETA DOS MACACOS - A ORIGEM



No final da década de 60 e começo da década de 70, o mundo viu uma obra cinematográfica separada em cinco filmes, onde abordava os macacos como os principais habitantes do planeta terra. Em 2011, o diretor Rupert Wyatt nos trouxe um remake que explicaria as origens dessa história, e como os macacos dominaria o planeta e a humanidade ficaria extinta. O filme intitulado Planeta dos Macacos: A Origem lançado no ano de 2011, apela especificamente para ficção científica, e como alguns experimentos mudaria drasticamente o futuro da raça humana.

O filme é recheado com grandes efeitos especiais, principalmente nos macacos, que são feitos de uma forma muito realista, que fez com que o filme fosse indicado ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais. O longa é estrelado por James Franco, Andy Serkis, Freida Pinto e John Lithgow, onde contará sobre experiências feitas em macacos, e no qual uma delas acaba deixando os animais com super inteligência, e uma das características que os identificavam, era a cor dos olhos que ficavam brilhantes.

Após um mal entendido após uma macaca que passou por essa experiência acabar sendo morta ao atacar os seguranças da empresa, quando na verdade ela estava protegendo seu filhote. O dono da empresa exige que os macacos sejam mortos, mas Will (James Franco), um dos cientistas e responsável pela droga que dava inteligência aos animais, leva o filhote escondido para sua casa, onde ao perceber que a inteligência da mãe é hereditária, Will continua seu trabalho, pois sua principal motivação era descobrir a cura para o mal de Alzheimer, uma doença que seu pai (Jonh Lithgow) sofria. Tudo ia bem, até que Cesar (Andy Serkis), nome do chimpanzé adotado por Will cresce e passa a questionar sua posição perante os humanos. E após tentar defender o pai de Will contra um vizinho, ele acaba sendo levado para um abrigo de macacos, onde percebe os maus tratos que os humanos têm para com a sua espécie. E desse modo, Cesar usando sua inteligência, planeja libertar sua espécie das garras humanas.

O filme conta em detalhes como o planeta dos macacos, que havia sido visto nos filmes anteriores surgiria, através de uma revolução causada por um macaco que havia sido criado por um humano de uma forma amorosa. Mas levando para o lado científico, o longa mostrará como isso afetará os humanos. Pois as drogas que deixam os macacos inteligentes são fatais para a espécie humana, deixando-as doentes e sem chance de sobreviver. 

Podemos dividir o filme em duas partes, na primeira o crescimento de César e um pouco de desenvolvimento de alguns personagens humanos, o que inclui Will. Na segunda parte, os macacos tomam de conta da tela, após Cesar ser levado para o abrigo. A revolução dos macacos é feita de uma forma genial, conduzida com perfeição e em pouco tempo, eles estavam dominando um exército. No entanto, alguns macacos nutre ódio pelos humanos e ao serem libertados por Cesar, eles tentam matar alguns. Mas o macaco protagonista e responsável pela revolução os impede, pelo simples motivo de não querer guerra, já que ele sabe que nem todos os humanos são cruéis, sua principal preocupação era dar a liberdade para seus irmãos, o que é sensato da parte dele, após ver os maus tratos que sua espécie estava sofrendo.

O personagem de James Franco se torna o ponto de partida para todos esses eventos, por que além de ser o criador da droga que dava inteligência aos macacos, ele tinha salvado a vida de Cesar, quando este era recém-nascido. É interessante notar que mesmo diante de toda a situação caótica que estava acontecendo, ele não perde o afeto que sente por seu chimpanzé, do mesmo modo que Cesar o ama como se fosse seu pai. Não devemos achar que Cesar é o culpado pelo que iria acontecer a humanidade após tudo isso. No entanto, um vírus símio iria se espalhar e matar a maioria dos humanos, o que ocasionará muitos acontecimentos nos filmes que deram sequência a este. Esse vírus é uma consequência de um experimento feito pelos homens, os macacos apenas estavam lutando por sua liberdade.

Planeta dos Macacos: A Origem é mais do que um grande filme, é um começo mais que perfeito para a famosa série dos anos 70, lembrando que se trata de uma refilmagem com algumas modificações. A direção e fotografia são ótimas e não erram a ponto de estragar a obra. Mais que isso, os efeitos especiais são de qualidade e não da pra perceber que tudo ali é computadorizado. Além disso, vale mencionar que este e os outros filmes dos macacos é baseado no romance francês de Pierre Boulle. Um começo muito bom para aquilo que viria se tornar uma trilogia. 

NOTA: 9/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário