sexta-feira, 1 de junho de 2018

O TIGRE E O DRAGÃO


O Tigre e o Dragão é o premiadíssimo filme chinês lançado no ano 2000. Esse filme foi vencedor de quatro categorias do Oscar: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora. Além do Oscar, venceu prêmios no Globo de Ouro, Bafta, Prêmio Saturno entre outros. Talvez você se pergunte: por que esse filme foi tão premiado? Minha resposta para isso é: por que ele utiliza a violência de forma poética, as artes marciais da China são acompanhadas com um conjunto de ensinamentos com os quais o filme aborda de maneira esplêndida e incrível.

O filme O Tigre e o Dragão foi dirigido por Ang Lee, e é composto com um belo elenco. Além de boas atuações, a coreografia é um espetáculo lindíssimo que se junta a uma fotografia maravilhosa! Sim, o filme é belo em todos os sentidos. Mas, alguns talvez não entendam o seguinte, os personagens desse filme, principalmente os exímios em artes marciais conseguem voar. Isso pode incomoda algumas pessoas? Sim, se essas pessoas não entenderem o contexto da época e por ter em mente que se trata de uma lenda. Isso é comum em diversos filmes da China, em especial os que são baseados em lendas da mitologia chinesa e que trás consigo diversas filosofias.


Para assistir o pessoal voando, é preciso ter em mente essas lendas. “Ah, mas isso não faz sentido”. Bem, da mesma forma em que Super-Homem voa e ninguém reclama por que sabem que ele tem poderes, os praticantes do kung fu chinês em filmes fantasiosos do gênero Wuxia podem muito bem voar, pois faz parte do mundo imaginário. É tão simples de entender isso, infelizmente há muitas pessoas que reclamam desse detalhe, muitas vezes por puro preconceito ou por que não entendem nada do gênero Wuxia. Recomendo que estudem e obtenham o conhecimento.

A história de O Tigre e o Dragão é baseada na obra de Wang Du Lu, e conta a história de duas mulheres, ambas exímias lutadoras, e cujas vidas se encontram na época da Dinastia Qing (1644-1912). Os destinos das duas as conduzem a uma jornada violenta e surpreendente, e que as obrigará a fazer escolhas que poderão mudar as suas vidas.

O filme mistura artes marciais, fantasia e romance, tudo na dosagem certa. Vários elementos são essenciais para o desenrolar da película, entre eles a honra e tradição. As cenas de luta são excelentes! E o desempenho do elenco é que nos prende a atenção. O ponto de partida do filme, é feito através da menção sobre uma espada chamada Destino Verde, que é nada mais e nada menos representada pela graça e superioridade de seu dono, o espadachim Mu Bai. Essa espada é roubada e tem inicio a uma série de conflitos e que desperta antigas paixões.


O Tigre e o Dragão carrega consigo diversas tradições orientais que para nós podem soar estranho, mas é inegável que a beleza exuberante deste universo oriental pode facilmente nos conquistar. Falando novamente sobre a capacidade que os personagens têm de voar, algo que muitos ignorantes debocham, sem entender o que significa licença poética, figuras de linguagem, etc, acho importante mencionar que o fator mais destacado nessas cenas é a forma como elas acontecem. E não é toda hora não, há momentos precisos para isso acontecer, e o fato do filme abordar histórias de amor e conflitos, a delicadeza e a sublime direção de Ang Lee torna o filme maravilhoso na sua essência.

Por outro lado, eu não acho O Tigre e o Dragão como o melhor filme chinês, compreendo também que o fato da crítica internacional ter elogiado de todas as formas, não querem dizer nada quando cada um tem a sua opinião. Mas, a opinião que merece ser levada em conta em relação a esse filme, tem de ser das pessoas que entendem esse estilo oriental. E pra quem ainda não viu, recomendo que assista O Tigre e o Dragão com olhos orientais, talvez possa se surpreender com o filme. 

NOTA: 7,8/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

2 comentários:

  1. faz muito tempo que vi. é um belo filme, principalmente visualmente. e eu adoro o elenco. foi um dos primeiros filmes do gênero a criar esse artifício do voo e passou a ser usado e quase fundamental nesses filmes. apesar de a grande muralha não ser um grande filme, as cenas q usam esse voo no filme são belíssimas. eu adorei essa técnica e gosto q seja quase uma regra hj. tarantino tb usou nos maravilhosos kill bill. belas fotos. bela postagem. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado Pedrita, Kill Bill utilizou esse artifício, e o engraçado é que poucos reclamaram.

      Excluir