quinta-feira, 7 de junho de 2018

ELYSIUM


Elysium é um filme de ficção científica lançado em 2013, escrito e dirigido por Neill Blomkamp e estrelado por Matt Damon e Jodie Foster. Esse filme também conta com a participação de dois grandes atores brasileiros, Wagner Moura e Alice Braga. 
O filme aborda um futuro distante, mas precisamente o ano de 2.154, onde a população está dividida por sua classe social, os mais ricos vivem em uma comunidade fora da Terra, vivendo do bom e do melhor, enquanto os mais carentes vivem na terra, cada vez mais abandonada, com escassez de comida, e com isso está repleto de pessoas que sofrem com fome e doenças, e como se não bastasse, há um sistema policial ocupado por robôs que agem de forma intolerante e violenta para com as pessoas.


Os que habitam na Terra sonham em um dia entrar na comunidade de Elysium, inclusive dá para visualizar o local como se fosse uma lua. E devido a tantas dificuldades financeiras e com a saúde, há aqueles que tentam entrar clandestinamente no espaço, mas sempre são impedidos pelas autoridades que não permitem que ninguém da Terra entre em seu paraíso.

O protagonista Max (Matt Damon) sofre um acidente em seu local de trabalho, onde é explorado por robôs. Após ter sido exposto à radiação, ele é liberado tendo apenas mais alguns dias de vida. Diante do desespero, ele recorre ao Spider (Wagner Moura), um hacker que comanda um esquema de viagens ilegais para Elysium. O que Max queria era ir para Elysium, por que lá existe uma máquina que cura qualquer coisa em questão de segundos. Ele negocia com Spider a missão de transferir dados da mente de um importante figurão de Elysium para sua mente. Assim, Max passa a usar uma armadura colada em seu corpo.


Jodie Foster interpreta Jessica, que é a secretária de defesa de Elysium, sendo fria e nenhum pouco tolerante, ela é a principal adversária dos habitantes da Terra que desesperadamente tentam entrar em Elysium. Dessa forma, o filme segue mostrando o quanto são radicais as autoridades dessa época, que não importa o quanto as pessoas pobres estejam sofrendo, ninguém deve entrar no local destinado apenas aos ricos. 

E diante disso, podemos ver uma crítica social abordada no filme, que embora seja de ficção científica e com muitas cenas de ação, ele ainda trás à nossa atenção a angustia de muitas pessoas, que não usufrui da mesma tecnologia que outras têm, apenas pela diferença da classe social. Que vale enfatizar que é um verdadeiro absurdo, e infelizmente nos dias em que vivemos, as coisas são exatamente assim!


Como o brilhante roteiro nos leva a um futuro caótico, não se pode deixar de elogiar o trabalho do cineasta Neill Blomkamp que literalmente joga a sua crítica social com muita violência que o filme retrata. Wagner Moura chega a roubar a cena com seu personagem maluco, e Alice Braga interpreta uma amiga de infância de Max, que agora tem uma filha que está com leucemia. Ambos vivendo em ruínas, lutando para sobreviver. O talento de ambos atores brasileiros é muito grande, e ficamos muito felizes em vê-los juntos com grandes atores americanos como Matt Damon e Jodie Foster.

Um elenco de peso desse nível não pode ser desperdiçado! Por isso, recomendo muito que assistam Elysium, caso ainda não tenham feito. E mesmo com todos os efeitos especiais e cenas de ação alucinantes, o filme não perde o ritmo, em especial no que se refere à crítica social que é abordada. Além disso, a história é muito bacana e prende a nossa atenção o filme inteiro. 

NOTA: 7,8/10

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

Um comentário:

  1. eu adorei esse filme, escolhemos as mesmas fotos. só o pôster que escolhemos diferente. muito interessante esse que usou. esse filme é muito bom mesmo e muito atual na crítica. aqui o meu post http://mataharie007.blogspot.com/2014/05/elysium.html

    ResponderExcluir