segunda-feira, 4 de junho de 2018

OS ESCOLHIDOS (2013)


O ano de 2013 foi considerado fraco em filmes de terror, embora grandes sucessos como Invocação do Mal seja uma das exceções. No entanto, se formos curiosos em revirar o baú daquele ano, podemos encontrar diversas produções boas, não necessariamente grandes filmes do gênero, mas bons filmes capazes de nos agradar. E um desses filmes em que acredito que mereça um bom reconhecimento é o filme Os Escolhidos, título original Dark Skies.

Escrito e dirigido por Scott Stewart, e estrelado por Keri Russell, Josh Hamilton, Dakota Goyo e Kadan Rockett. O filme contará sobre uma família que passa a sofrer alguns fenômenos estranhos que começam com o filho mais novo e depois com todos os membros da família. A explicação varia entre atividade sobrenatural ou obra de alienígenas.

Embora diversas abordagens do filme não seja novidade nenhuma, a produção se salva graças a brilhante direção de Stewart, que conduz o longa com precisão, aproveitando do clima sombrio e aterrorizante que acaba por nos render bons e agradáveis sustos. No entanto, o terror do filme é bem fraco, eu diria que ele é bem mais um suspense. Mas, não é um filme ruim.


O filme contém algumas cenas bem perturbadoras, outras que nos assustam. Mas o que eu mais gostei foi da abordagem que fizeram a respeito dos alienígenas. Vale destacar vários momentos em que aparições sinistras acontecem na casa. E a melhor parte é quando o casal descobre que possivelmente os aliens é quem os estão atormentando, vão recorrer a um especialista, e este por sua vez, confirma toda a teoria e ainda diz que no final eles levam alguém da família.

E falando do final, confesso que eu não esperava. Fui pego de surpresa assim como muitos espectadores. E o mais legal é que em algumas cenas do filme nos é dada essa possibilidade muito antes de acontecer, mas a narrativa consegue nos desviar disso e nem desconfiamos de nada. Nesse aspecto, o filme foi genial por manipular o nosso raciocínio, e eu diria que isso por si só, já é motivo para dar aquela conferida.

Os Escolhidos é uma produção bem firme em sua premissa, não exagera e consegue se sobressair diante de muitos clichês. Porém, não é um grande filme do gênero, há alguns momentos cansativos. Mas, levando em conta a história e o final surpreendente, podemos sair no fim das contas satisfeitos. Vale lembrar que esse filme nos estimula a imaginar o que está acontecendo, uma vez que a explicação sobre alienígenas só vem depois da metade, antes disso, ficamos com expectativas sobre o que está acontecendo.  

NOTA: 6,5/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário