terça-feira, 26 de junho de 2018

JOGOS MORTAIS 4


Jogos Mortais 4 soa desnecessário para uma história que já fora concluída no filme anterior, e a produção apela para cavar situações de dentro da trama, com muitos mistérios sobre Jigsaw. Claro que há uma espécie de complemento em relação à convivência de Jigsaw com sua esposa, e principalmente o que o leva a começar seus famosos jogos sádicos, e levando em conta esse ponto, vale a pena dar uma conferida.

Porém, como os produtores americanos não resistem ao verem filmes ou mesmo séries de sucesso para poderem lucrar um “pouquinho”, não interessa se a produção é americana ou estrangeira, não nos admira que ainda continuem com a saga Jogos Mortais, atualmente já são oito filmes e não duvido que venham mais por aí. Como estou abordando as franquias aqui no blog por ordem de lançamento, falaremos aqui de Jogos Mortais 4 que foi lançado em 2007, dirigido por Darren Lynn Bousman e estrelado por Tobin Bell, Shawnee Smith, Costas Mandylor e Betsy Russell.


É do conhecimento de todos os que acompanham à franquia que Jigsaw (Tobin Bell) havia dado adeus no terceiro filme, mas seus jogos não. Por incrível que pareça, ele ainda tinha planejado para que seus testes macabros continuassem após sua morte, inclusive a cena inicial do filme mostra a autopsia do cadáver dele (bem nojenta por sinal), e dentro de seu corpo foi encontrada uma fita que revela que os jogos irão continuar. E para que isso tenha coerência com a história da franquia, o roteiro cava inúmeras situações que são apresentadas em flashbacks para que continue os jogos mortais. E como é óbvio, Jigsaw tinha deixado cúmplices, além de Amanda (Shawnee Smith).

O que esse quarto capítulo de Jogos Mortais trará como novidade são apenas o complemento do roteiro em relação ao cúmplice do vilão e uma exploração maior sobre a vida de Jigsaw antes de começar com os jogos. Então, o filme nos apresenta o amor da vida dele, a loira Jill (Betsy Russell) e a partir daqui, ela é amplamente vigiada pela polícia, incluindo o detetive Hoffman (Costas Mandylor). Agora, as armadilhas e os testes são praticamente os mesmos, com a mesma dosagem, só que um pouco mais impactante, mas que são empurradas goela abaixo no espectador.


A surpresa, no entanto, está na revelação sobre o cúmplice de Jigsaw, o quinto filme que sucede a este é uma abordagem maior sobre quem é esse cara, embora nesse quarto filme, já saibamos de quem se trata. Enfim, não há muito que falar sobre Jogos Mortais 4, apenas dizer que é um filme desnecessário para uma história já concluída, todavia, os roteiristas conseguem se sobressair ao não cair em contradições com o que já foi visto. Portanto, é um filme que dar para assistir sim, sem muitas exigências. Mas, que poderia ter fechado como uma trilogia fantástica, isso não resta dúvidas. 

NOTA: 6,2/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Um comentário:

  1. É melhor dos que os filmes posteriores, mas mesmo assim já mostrava que a história estava se esgotando.

    Vi até o último filme pela curiosidade.

    Abraço

    ResponderExcluir