domingo, 3 de junho de 2018

A LOJA DA ESQUINA (1940)


A Loja da Esquina, título original The Shop Around Corner é um filme de comédia romântica que foi lançado no ano de 1940, dirigido pelo cineasta alemão Ernst Lubitsch (1892-1947) que já havia dirigido outras comédias como A Oitava Esposa do Barba Azul. The Shop Around Corner é estrelado por James Stewart (1908-1997) e Margaret Sullavan (1909-1960). Eis aqui mais uma das comédias clássicas que nos conquista facilmente. Particularmente, eu amei esse filme e já estou agendando para assisti-lo de novo.

Sinopse: Em Budapeste vive Alfred (James Stewart), o empregado de uma pequena loja de confecções, que se apaixona por Klara (Margaret Sullavan), uma garota com quem se corresponde sem nunca tê-la visto. Por coincidência Klara se emprega na loja em que Alfred trabalha e passa a hostilizá-lo, sem saber que ele é a pessoa com quem troca correspondências.

É impossível não simpatizar-se com os personagens desse filme, são todos carismáticos e possuem uma personalidade singular. Lembrando que o principal palco do filme é a loja e tudo ali desenvolve o relacionamento entre os funcionários e também com o dono. Logo no inicio, tomamos o conhecimento de que Alfred se corresponde anonimamente com uma mulher, e eis que surge uma jovem na loja, Klara, que esta à procura de emprego. Alfred, por sua vez, é um pouco rude com a moça, e depois de muita enrolação ela é finalmente contratada para trabalhar na loja, porém, seu relacionamento com Alfred não é lá das melhores. Eles passam o tempo todo se estranhando, xingando um ao outro.


Mas, as correspondências de Alfred continuam e ele marca um encontro com a moça para que finalmente possa conhecê-la. Mas, algo inesperado acontece: Alfred é demitido da loja sem maiores explicações. Mesmo atordoado e sem motivação para seguir em frente com seu relacionamento iniciado com cartas anônimas, ele vai até o local do encontro e se surpreende ao ver de fora, a sua colega de trabalho Klara esperando alguém, que no caso ele conclui ser ele. Mas nem ela e nem ele sabia com quem se correspondia romanticamente, então fica nesse clima de suspense, mas agora com Alfred tendo o conhecimento sobre quem ele estava se enamorando.

Sobre a demissão de Alfred, seu patrão havia cometido um engano e ao corrigir esse erro, Alfred é recontratado e agora se torna o gerente da loja. Com um tom natalino, o filme conclui parte de sua trama que é a relação entre funcionários e chefe, mas ainda faltava o romance entre Alfred e Klara que ainda não tinha se resolvido. Mas, como Alfred já sabia que era Klara a moça com quem ela trocava cartas, ela passa a planejar uma forma de se revelar, mas sem que isso seja de uma vez, já que a moça não se dava bem com ele no trabalho. E no final, mesmo sendo óbvio demais, conseguiu ser poético, sensível e acima de tudo fofo.


Acho que isso é uma das coisas que me fascina nesses filmes antigos, eles possuem uma abordagem mais simples e fina e a forma como eles são feitos, é da maneira mais natural possível, algo que dificilmente vemos nos filmes de hoje em dia. No caso do filme A Loja da Esquina, é uma história deliciosa de se acompanhar, não abusa muito e nem força a barra. Os diálogos, o ambiente, a estrutura narrativa e principalmente o desempenho do elenco, tudo isso torna o filme magnífico e bem amarrado!

Além de todo o romance e a questão dos negócios que envolvem a loja, o filme ainda aborda elementos de forma simples, mas que todos eles são precisamente expostos. O filme aborda o medo dos personagens, suas limitações e desilusões, a questão da traição e retratação quando se comete um erro, e também o peso na consciência. É um filme completo e com uma abordagem suave e pura, que nos mantém presos na tela durante mais de 90 minutos, que garanto a você, não é tempo jogado fora, cada segundo do filme vale a pena.  

NOTA: 10/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:


ATENÇÃO: O filme A Loja da Esquina está em domínio público de acordo com as leis de nosso país. E portanto, pode ser assistido sem nenhum problema de direito autoral. Quem possui cadastro na rede social russa VKontakte (VK), pode assistir online que está disponível lá. Clique nesse LINK que vai direto para o filme. 

Um comentário:

  1. There are actually a number of particulars like that to take into consideration. That is a great point to convey up. I offer the thoughts above as basic inspiration but clearly there are questions like the one you convey up where crucial thing will probably be working in honest good faith. I don?t know if best practices have emerged round things like that, however I am positive that your job is clearly identified as a fair game. Both boys and girls feel the impact of just a moment’s pleasure, for the rest of their lives. mgm online casino

    ResponderExcluir