segunda-feira, 4 de junho de 2018

OS ESTRANHOS 2 - CAÇADA NOTURNA


A continuação do filme Os Estranhos acaba de chegar ao Brasil, intitulado Os Estranhos 2: Caçada Noturna. Embora eu tenha gostado parcialmente do primeiro, resolvi assistir essa sequência e o resultado foi praticamente o mesmo, salvo algumas pequenas diferenças que gostei e outras que não gostei. Dessa vez, o filme foi dirigido por Johannes Roberts e é estrelado por Bailee Madison, Christina Hendricks, Lewis Pullman e Martin Henderson.

Novamente, o filme trará os mesmos elementos do primeiro. A narrativa segue um rumo simples, uma família faz uma viagem para levar a filha rebelde para um internato. Eles resolvem passar a noite em um acampamento de trailers que pertencem aos seus parentes. E chegando lá, não encontram ninguém no lugar, e só depois descobrem que eles foram mortos por um trio de assassinos mascarados, e que agora serão as próximas vítimas.


Há momentos no filme que assim como o anterior, me causou tanta raiva dos personagens que não da para acreditar. Chega a ser surreal! As vítimas têm várias oportunidades de matar os bandidos, mas desperdiçam chances cruciais de saírem vivos dali. Os assassinos não usam armas de fogo, apenas facas e machados. E uma das vítimas se apodera de um revólver, mas não usa mesmo quando está frente a frente com um dos vilões. É incrível o grau da burrice!

Mas, não é só com as vítimas. Os assassinos também se mostram burros pra caramba, que diante das tolices das vítimas, apenas um deles resolveria o problema em questão de minutos, e olhe que são três. O roteiro peca feio em usar situações ridículas quando a primeira vítima nessa família é feita, o fato deles decidirem se separar na hora em que deveriam estar juntos, e também por estarem cara a cara com os bandidos que ficam apenas olhando, e ninguém pega nada, nenhum objeto, cadeira, pedaço de pau, nada para se defenderem, apenas esperam serem atacados. Além do mais, usaram músicas românticas dos anos 80 e 90 durante a carnificina, e isso foi também algo que me incomodou muito.

Mas, em contraste com isso, o clima de tensão, medo e desespero tem de sobra. O elenco se esforça em manter o clima de tensão durante maior parte do filme, e mesmo com todas as bizarrices do roteiro, Os Estranhos 2: Caçada Noturna consegue se sobressair em criar no espectador um sentimento de empatia pelos personagens, a quem deveríamos odiar durante toda a projeção devido a sua burrice. Vale destacar algumas cenas que foram ótimas, onde vítima e assassino lutam entre si. São cenas que fazem o filme se levantar um pouco diante de todos os seus furos. Uma pena é que elas não duram muito.


Outra coisa que me fez dar um pouco de crédito ao filme, é a forma como ele termina. Por que durante o tempo todo, poderíamos prever o final, mas chegando lá, não acontece o que esperamos. De certa forma, fui pego de surpresa! E também por que acontece algo inédito com os mascarados, que diferentemente do primeiro filme, onde acontece toda a matança e depois termina, esse segundo filme optou por seguir outro rumo, em minha opinião muito mais plausível.

Os Estranhos 2: Caçada Noturna é um filme que possui seus altos e baixos, mas não me arrependi de ter assistido, mesmo com toda a raiva que eu passei. A trama segue seu rumo, explora dos mesmos elementos que o gênero exige, erra em muitas situações, acerta em outras e acaba por terminar de forma agradável, sem ser dramática demais, embora seja claro perceber que poderia ter terminado de forma diferente de modo que obteria o mesmo resultado. 

NOTA: 6,2/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário