segunda-feira, 8 de maio de 2017

INVOCAÇÃO DO MAL



Gosta de filmes baseados em fatos verdadeiros? E se o filme em questão for de terror? Imagine as pessoas que passaram por isso. Esse é o caso de Invocação do Mal, dirigido por James Wan e estrelado por Patrick Wilson e Vera Farmiga, e que foi lançado em 2013. A produção centra-se em dois investigadores paranormais mundialmente conhecidos, que foram contratados para investigar fenômenos sobrenaturais que assombram à família Perron, moradores da pequena e isolada cidade de Harrisville.

Invocação do Mal é filme pra te deixar apavorado! É um terror magnífico, principalmente por ser baseado em história verdadeira. O longa se passa em uma casa mal-assombrada, para onde uma família liderada por Lili Taylor e Ron Livingston se muda. Quando fica claro que uma entidade obscura os está perseguindo, eles chamam os investigadores paranormais Ed e Lorraine (Patrick Wilson e Vera Farmiga) para ajudar.

As cenas de medo tomam de conta ao longo do filme, desde o seu início. Embora nos primeiros momentos em que a família Perron está explorando a casa nova, vemos ali crianças brincando de cabra cega, tudo ia bem até que uma entidade demoníaca começa a se manifestar para a família.  Antes de dirigir Invocação do Mal, James Wan já havia dirigido filmes de terror famosos, entre eles está o que podemos já considerar um clássico, Jogos Mortais (2004) e o filme de 2010 Sobrenatural. Conhecido e admirado por fãs do terror, James Wan se consagrou mais ainda com o sucesso de Invocação do Mal não por ter sido um filme magnífico, mas por que este inovou o gênero.

Falando mais do filme, existem ali momentos que você parece estar vendo um filme comum, e do nada, você começa a tomar sustos e mais sustos. A figura macabra da entidade demoníaca que assombra a casa é assustadora! Ponto alto para os efeitos especiais e a maquiagem. As pessoas que assistiram pela primeira vez no cinema chegaram a gritar de medo, já outros afirmam que o filme os fez "borrar as calças". Acho que o medo retratado no filme não é pra tanto, mas não vou negar que tomei muitos sustos ao assisti-lo.

Uma das cenas mais assustadoras em minha opinião é na hora em que Carolyn (Lili Taylor) entra no porão da casa, e quando tentar sair, do nada a porta fecha na cara dela e ela cai em embaixo. Depois lá é arremessada uma bola na direção dela, apavorada ela tentar correr e as luzes se apagam, quando ela acende um fósforo, as mãos de alguém se manifesta ao lado dela batendo palmas. É arrepiante essa cena! E é incrível como o gênero terror é do gosto da maioria, em especial os jovens. Invocação do Mal foi para muitos um estouro para o gênero, já que houve muitos filmes que não agradaram as pessoas como deveria, e isso se tratando de coisas sobrenaturais. 

A direção de James Wan mostra que ele tem talento para o terror. As imagens são mostradas em ângulos precisos, por exemplo, na cena onde a filha de Carolyn é arrasta pelo cabelo pela entidade, diante de todos ali, inclusive os investigadores paranormais e seus ajudantes. Também não posso deixar de mencionar a cena em que Lorraine consegue ver onde a entidade que cometeu suicídio no lado de fora da casa, com uma corda no pescoço presa a uma árvore. São cenas de arrepiar! Uma incrível amostra de terror verdadeiro!


NOTA: 8,5/10

Leia também: Invocação do Mal 2
Veja o trailer do filme no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário