quarta-feira, 10 de maio de 2017

CONTRA O TEMPO


Contra o Tempo é um filme de ficção científica lançado em 2011. Dirigido por Ducan Jones e estrelado por Jake Gyllenhaal, Michelle Monaghan e Vera Farmiga. O diretor Jones apostou em uma história inteligente e chamativa, que não apela simplesmente na questão da ficção, mas também nos valores humanos envolvidos, e como se poderia evitar uma terrível tragédia. 

O longa centra-se em especial a um ataque terrorista que havia ocorrido em um trem. Um soldado se vê responsável a descobrir o autor do atentado, e para isso ele é enviado através de um experimento chamado “Código Fonte”, para o corpo de uma das vítimas durante 8 minutos antes da explosão. Este filme fará nossas mentes se confundir um pouco no início, mas à medida que a trama se desenvolve tudo vai ficando claro, junta as peças e monta um pequeno quebra-cabeça. 


O capitão Colter Stevens (Jake Gyllenhaal) acorda em um trem na frente de Cristina (Michelle Monaghan) que está conversando com ele. Sem entender como foi parar ali, Stevens percebe coisas estranhas acontecendo. Por exemplo, a carteira que está em seu bolso é de outra pessoa e que seu reflexo no espelho não é dele. Isso dá aquela sensação de dúvidas, tanto no personagem quanto no espectador. Depois de alguns minutos, o trem onde Stevens está explode matando todos a bordo.

Poderíamos imaginar que tudo acaba ali, mas o curioso é que Stevens acorda depois numa cápsula. E que uma mulher está falando com ele sobre o trem. Essa mulher é uma agente do governo americano, Goodwin (Vera Farmiga), e ela por sua vez, pergunta a Stevens se ele sabia quem destruiu o trem. Sem entender nada, Stevens faz perguntas sobre sua unidade (pois ele estava em missão no Afeganistão antes de acordar no trem), mas Goodwin diz para ele voltar e tentar descobrir quem explodiu o trem. Indagado, Stevens fica com mais dúvidas, e de repente ele some e aparece novamente no trem com Christina na sua frente. 


Na realidade, Stevens está fazendo parte de um projeto secreto do governo que consiste em tomar o corpo de uma das vítimas do trem durante os últimos minutos antes da explosão. Por isso, já começa a ficar tudo claro para o espectador. Stevens volta no tempo e tem 8 minutos antes do trem explodir novamente. A partir daí ele começa a investigar até encontrar o terrorista e nesse tempo acaba se apaixonando por Christina.

Jake Gyllenhaal interpreta o capitão Stevens de uma forma tão brilhante, que chega a ficar impossível não assistir até o fim, mesmo quando ficamos confusos nos primeiros momentos. Contra o Tempo é aquele tipo de ficção científica que aborda viagens no tempo, além de traçar tempos paralelos, porém diferentes. Pode parecer difícil de entender, mas Ducan Jones explorou bem o assunto dentro do segmento de seu filme, fazendo-o com que perguntas sobre futuro e passado se tornem irrelevantes diante da proposta do filme. 


As demais atuações agradam assim como o protagonista. Michelle Monaghan, por exemplo, é bastante carismática e mesmo que sua personagem apareça apenas nos poucos minutos de vida, ela consegue convencer de uma forma brilhante! Vera Farmiga, muito bela em cena e surpreende também com sua atuação! Algumas sequências do filme, em especial com cenas de ação são de tirar o fôlego. Além do mais, o roteiro do filme é bem bacana e sem muitas complicações. De fato, Ducan Jones impressionou com esse seu trabalho. 

NOTA: 9/10 

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário