domingo, 14 de maio de 2017

O AUTO DA COMPADECIDA



O Auto da Compadecida é um filme brasileiro de comédia dramática, foi dirigido por Guel Arraes e lançado em 2000. É estrelado por Matheus Nachtergaele e Selton Mello. O longa conta a história de dois aventureiros nordestinos: o mentiroso e esperto, João Grilo; e o mais covarde dos homens, Chicó. Ambos lutam pelo pão de cada dia, e passam por diversas confusões no lugar onde moram.

Considerado um clássico do cinema nacional, O Auto da Compadecida é até hoje lembrado por todos como um dos melhores filmes já feitos no Brasil. Baseado numa peça teatral com o mesmo nome de 1955, de Ariano Suassuna. O filme recebeu as premiações de melhor diretor, melhor roteiro, melhor lançamento e melhor ator. É o filme brasileiro de maior bilheteria de 2000, sendo visto por mais de dois milhões espectadores. O sucesso é tão grande que nos nossos dias que o filme é sempre citado como a referência principal dos filmes de comédia brasileiro.

O típico humor nordestino domina os diálogos do filme. Os atores conseguem encarnar um sertanejo matuto de uma forma tão brilhante que toda vez que assistirmos da muita vontade de aplaudir a forma como os personagens são interpretados. Muitas gírias nordestinas são usadas dentro de um contexto que manifesta a verdadeira cara do sertão. É muito prazeroso ver um filme genuinamente brasileiro sendo alvo de um sucesso tremendo!

O Auto da Compadecida já começa mostrando João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello) anunciando a paixão de Cristo que seria realizada na pequena cidade onde moram. E após isso, eles arrumam emprego numa padaria local, onde são mal pagos e muitas vezes passam fome. Se sentindo humilhado, João Grilo arquiteta planos para ter algo melhor, João Grilo começa a trapacear os moradores locais, dentre eles os seus patrões, o padre da igreja, um major importante, e até o bispo. Usando sua inteligência, ele consegue fazer com que os resultados de seus planos o beneficie, seja ganhando dinheiro, comida ou até mesmo se safando quando está prestes a ser descoberto. Matheus Nachtergaele ganhou o prêmio nacional de melhor ator pelo seu trabalho brilhante! 

Suas brincadeiras acabam quando um cangaceiro e seu bando invadem a cidade e matam muitas pessoas, inclusive os personagens principais da trama, com exceção de Chicó. Diante disso, eles se veem diante de um julgamento, para determinar se a vida deles na terra foi digna o bastante para ir ao paraíso, ou caso contrário ir às profundezas do inferno. Durante esse julgamento, eles têm como advogada a "Nossa Senhora" (Fernanda Montenegro), que fará de tudo para que eles não sejam condenados! Dentre as mentiras de João Grilo e a covardia de Chicó, o filme é diversão garantida! São tantos momentos hilários que temos prazer em ver e rever. O filme apresenta frases memoráveis, entre as principais temos:

"Jesus às vezes se disfarça de mendigo pra testar a bondade dos homens"

"Ele tá doido pra morrer, e eu tô doido pra matar. Dá certinho"

"Depois que morre, todo mundo fica bonzinho!"

NOTA: 10/10

Veja o trailer do filme no vídeo abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário