sexta-feira, 19 de maio de 2017

TRIÂNGULO DO MEDO


Um filme pra mexer com sua mente. Triângulo do Medo é um filme britânico lançado em 2009, dirigido por Christopher Smith, e estrelado por Melissa George. Eu poderia classificar o longa em 3 partes. Em que cada parte nos é contada sobre um ponto de vista diferente. Acredito que assim nós podemos tentar interpretá-lo, pois o filme é subjetivo, ele não nos dá muitos detalhes, somos nós quem temos de encaixar as peças. 

ATENÇÃO! SE VOCÊ AINDA NÃO ASSISTIU AO FILME "TRIÂNGULO DO MEDO", PARE A LEITURA AQUI MESMO! NÃO SIGA EM FRENTE POR QUE CONTÉM INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO LONGA NESSE TEXTO. ASSISTA AO FILME PRIMEIRO E DEPOIS RETORNE!

Já adianto logo, que o filme é bastante confuso, e se você não prestar muita atenção ou não gosta de filmes do tipo, vai sair xingando o filme pra todo mundo. Por isso, vou tentar explicar o filme da forma como eu entendi, talvez você concorde ou não comigo, embora haja inúmeras interpretações em outros sites de filmes. As interpretações podem ser diferentes umas das outras, pesquisem, pois vale a pena!


O filme conta a história de Jess (Melissa George), que parte com seus amigos para um passeio no mar. Jess parece aflita, desde o inicio, já que na primeira cena, ela aparece consolando seu filho. Um de seus amigos pergunta onde está a criança, e ela responde que está na escola. Dá pra notar que aí tem algo. Inclusive um dos personagens diz para outro que era sábado, e por isso não tinha aula para o filho dela. Ainda assim, eles partem no veleiro. Porém, a brisa para, e a vela fica parada no meio do mar. Depois eles percebem uma tempestade vinda à direção deles. O que é bem estranho, pois não havia brisa, nem vento nenhum. Quando a tempestade os atingem, eles ficam à deriva torcendo para aparecer ajuda.

Daí surge um navio, eles chamam e percebem alguém observando eles lá de cima. Quando eles entram no navio, percebem que está completamente vazio. Mas, notam movimentos dentro dele. Jess passa a dizer que conhece o lugar, que já esteve lá antes. Confusos, eles veem um vulto se escondendo deles. Ao verificar o local onde estava, acham uma chave. Jess percebe que a chave é dela, a partir daí eles passam a ser perseguidos por alguém que quer matá-los a qualquer custo. 


Um terror psicológico e um clima de suspense angustiante nos são repassados. O filme não é para aqueles que têm preguiça de pensar e raciocinar. A confusão fica ainda maior quando todos os amigos de Jess são assassinados a tiros, Jess é então perseguida pelo assassino mascarado. Quando consegue se livrar, Jess percebe que o assassino tem a sua voz, e dizia que tem que matar todos se quiser sair dali. Durante a briga, o assassino cai no mar. E Jess fica sozinha no navio. 

Mas ela começa a escutar gritos do lado de fora, quando ela em direção ao mar, ela fica aterrorizada ao ver seus amigos, incluindo ela mesma, gritando por ajuda. Aí é que nós percebemos que tudo irá se repetir, e a pessoa que estava observando eles lá de cima do navio no momento em que eles gritavam, era a própria Jess. Isso explica as chaves que caíram no chão na hora em que eles veem a sombra de alguém se escondendo, essa sombra, nada mais nada menos era do que a própria Jess.



Nesse momento começa a segunda parte do filme, vendo os mesmos acontecimentos do ponto de vista do assassino, que era a própria Jess, por isso a voz era a mesma. Mas algo começa a mudar, já que Jess não quer matar seus amigos. Tudo se inverte. Porém, a confusão fica ainda maior. Por isso, eu entendi que Triângulo do Medo nos dá uma ideia, uma essência que nós mesmos podemos modificar os acontecimentos, dentro do contexto do filme. A terceira parte vai nos contar como Jess que cai do navio vai parar na praia e posteriormente na sua casa, voltando para seu filho, que é na verdade as cenas iniciais do filme, mostrando que desde o começo, o longa está voltando no tempo. 

A minha interpretação para esse filme é a seguinte: Jess não era uma boa mãe, e seus atos a condenavam. O que inclui uma cena no final envolvendo seu filho. Por isso ela foi condenada a ficar num limbo do tempo, passando pelos mesmos acontecimentos vez após vez. Dá-se o nome título do filme: "Triângulo". Os amigos de Jess são irrelevantes nessa história, já que apenas Jess é afetada por suas próprias ações. 


Um detalhe interessante e que me chamou atenção, é que em todo momento do filme, uma gaivota acompanha Jess e seu grupo de amigos, desde o momento do encontro de Jess com seus amigos, até o momento em que a protagonista achava que tudo tinha acabado dando assim uma ideia de que aquela gaivota é um sinal de que todo o pesadelo ainda não terminou. Outro detalhe: o navio no qual Jess e seus amigos embarcam, traz o nome Aeolus, pai de Sísifo na mitologia grega, o mortal que tentou enganar a morte e por isso foi condenado a passar rolando numa pedra de mármore por toda a eternidade, pois toda vez que alcançava o topo, ele voltava no início, tendo de fazer tudo de novo. 

E isso explica o porquê das voltas no tempo, já que Jess fez algo, que não vou mencionar aqui, que similarmente é como enganar a morte, e como não era uma boa mãe, o ato de Jess fez com que ela tentasse se redimir, e é a partir daí que o filme se desenrola e enrola durante seus 100 minutos. Eu particularmente gostei muito do filme, mesmo que meu cérebro tenha se "derretido" um pouco. Mas é interessante a ideia de Smith que dirigiu com perfeição. Enfim, essa foi a forma que eu entendi o filme, sei que não é fácil digerir cada informação ali apresentada, mas tenho que admitir que é um baita de um "filmão da porra"!


NOTA: 7,8/10

Veja o trailer do filme no vídeo abaixo: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário