segunda-feira, 8 de maio de 2017

ANTES QUE TERMINE O DIA



Antes Que Termine o Dia é um filme britânico de romance lançado em 2004, dirigido por Gil Junger, e estrelado por Jennifer Love Hewitt e Paul Nicholls. Nesse filme vemos a história de um casal, Samantha Andrews e Ian Wyndham. No entanto, eles não vivem uma boa fase de seu relacionamento, pois Ian prioriza seu trabalho e muitas vezes acaba se esquecendo de passar mais tempo com sua parceira. Até que um acidente acontece, e a vida deles muda por completo. Só que a vida dá a Ian uma segunda chance de amar Samantha como nunca amou antes e consertar seus erros e consequentemente a tragédia que o abalou.

Atenção: a seguir o texto contém alguns spoilers!

Esse é um daqueles filmes românticos, no qual você se comove profundamente. É muito tocante cada minuto da película. A atuação de Jennifer Love, em especial, é cativante! Muito bela e delicada, ela rouba a cena a cada momento do filme. A relação amorosa em contraste com a vida profissional, pode muitas vezes gerar desconforto para aquele que dedica tempo para os dois. Por outro lado, se uma das partes for deixada de lado, principalmente a mulher que é mais sensível, pode resultar em incômodo e que afeta o namoro ou casamento. Por causa desse conflito, em um determinado momento do filme, Ian conta para um taxista a sua situação amorosa e seus problemas pessoais. O taxista, por sua vez, aconselha Ian a amar sua namorada como se fosse o último dia.

E mesmo sem entender o sentido dessas palavras que ouviu, Ian acaba presenciando terrível acidente que acontece com Samantha. E Ian passa a se lamentar por sua amada, se culpava pela tragédia e não conseguia se conformar quando percebe que ele poderia ter evitado tudo aquilo. O que ele não sabia é que a vida lhe daria uma segunda chance, tendo então a oportunidade de amar Samantha a fazê-la feliz por um dia.

O dia da segunda chance de Ian é o mesmo dia anterior, e ele fica confuso ao perceber que os acontecimentos estavam se repetindo. É como se o dia voltasse no tempo, e todos aqueles acontecimentos estavam apagados, mas que poderia acontecer novamente, caso Ian não mudasse de atitude. Se sentindo culpado, ele dedica todo esse dia à sua namorada, fazendo o que toda mulher deseja que seu homem fizesse! Ian chega a ponto de ir longe, deixando de lado seu trabalho, que até então, era uma de suas prioridades.  Mas o final do filme é trágico! É quase que impossível você não chorar com o desfecho da história. Mas isso é compreensível, e Gil Junger decide não apelar para finais do tipo: "E viveram felizes para sempre!" Pois finais com essa temática já estão manjados há décadas! O bom filme tem de seguir seu contexto, seja ele final triste ou feliz!

O filme direciona a um aspecto que envolve o destino. Não sei se é algum tipo de apologia a essa tese, mas pelo que percebi, se uma coisa está predestinada, não importa se alguém tenta mudar ou se faz as coisas diferentes. Vai acontecer de qualquer jeito. Esse foi o único detalhe que me incomodou em Antes Que Termine o Dia, mas no geral, o filme é altamente recomendável e além de explorar um bom romance, com atores carismáticos, ele serve também para uma profunda reflexão!


NOTA: 9/10

Veja abaixo o trailer do filme:

Nenhum comentário:

Postar um comentário