terça-feira, 23 de maio de 2017

HOMEM-ARANHA



Homem-Aranha é um filme norte-americano de 2002, adaptado do mais popular personagem de Marvel Comics, o Homem-Aranha. Dirigido por Sam Raimi, produzido por Ian Bryce e Laura Ziskin e com roteiro escrito por David Koepp, baseado nos personagens criados por Stan Lee. Spider-Man recebeu duas indicações ao Oscar, nas categorias de Melhores Efeitos Especiais e Melhor Som. O filme é estrelado por Tobey Maguire, Kirsten Dunst, James Franco e Willen Dafoe.

O filme conta a história de Peter Parker (Tobey Maguire), um jovem tímido e muito inteligente que vive com seus tios, May (Rosemery Harris) e Ben (Cliff Robertson). Ele visita um laboratório de genética com seu amigo Harry Osborn (James Franco). Peter é apaixonado desde criança por Mary Jane Watson (Kirsten Dunst), e que tenta falar com ela, mas sua timidez sempre o atrapalha. Nesse laboratório, Peter é picado por uma aranha geneticamente modificada que faz com que ele ganhe super poderes de aranha. Assim, Peter consegue escalar paredes, dar grandes saltos, soltar teias pelo pulso além de ter super força. Com esses poderes, Peter acredita que pode fazer o que quer inclusive conquistar o coração de Mary Jane.

Ao perceber que Mary Jane é fascinada por carros, Peter resolve ganhar dinheiro para comprar um. Para isso, ele se inscreve em um campeonato de luta livre, mas ao ganhar a luta, o promotor o engana lhe dando uma quantia muito pequena. Enfurecido, Peter deixa escapar um ladrão que acabava de rouba o dinheiro do promotor. Depois descobre que seu tio foi morto a tiros, e sai furioso em busca do assassino. Vestido de aranha, Peter pretende fazer justiça com as próprias mãos, mas percebe que o assassino é o mesmo ladrão que ele havia deixado escapar, após lhe dar uma surra, o ladrão ainda consegue sobreviver e é preso. Isso deixa um peso na consciência de Peter, pois se considera o principal culpado pela morte de seu tio.

Paralelamente, Norman Osborn (Willem Dafoe), pai de Harry, está tentando salvar sua empresa através de um contrato militar, e ao testar em si mesmo uma fórmula ampliadora, ele acaba surtando e matando seu assistente. Transformando assim no vilão "Duende Verde", que mata vários cientistas e militares que ameaçam sua fortuna. Assim, a cidade se torna um caos com a presença do vilão. No entanto, Peter Parker decidiu usar seus poderes para ajudar as pessoas, e assim confronta o "Duende" várias vezes, atrapalhando seus planos. Mas ao descobrir a verdadeira identidade do Homem-Aranha, o "Duende" passa a perseguir as pessoas que ele ama, fazendo com que Peter arrisque sua vida pelas pessoas ameaçadas pelo vilão.

Os efeitos especiais do filme são super bem feitos, e foi merecida a indicação ao Oscar. Sam Raimi que já dirigiu filmes de terror, fez a adaptação dos personagens de modo brilhante e cuidadoso. O Homem-Aranha ganhou sequências, que na série é uma grande saga exibida em diversas versões. Vale mencionar também que o filme foi campeão de bilheteria em 2002 nos Estados Unidos, teve um grande desempenho e super elogiado pela crítica.

Tobey Maguire que interpretou Peter Parker tem a fisionomia de um garoto, embora ao fazer o filme ele já tivesse uns 27 anos de idade. Sam Raimi que já era um cineasta consagrado ficou mais conhecido ainda por dirigir essa saga. O filme mostra como a vida de super heróis não é fácil, principalmente quando se trata de um jovem que ainda esta em período escolar. Em resumo: é um bom filme, pra mim um dos melhores filmes de heróis que já tive o prazer de assistir. 


NOTA: 8/10

Leia também: Homem-Aranha 2 e Homem-Aranha 3 
Veja o trailer do filme no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário