sexta-feira, 5 de maio de 2017

OPERAÇÃO INVASÃO


Ação e violência finíssima! O cinema indonésio que até então era desconhecido explode o mundo com a obra de Gareth Evans. Operação Invasão veio para mostrar como se faz filme de ação em que envolve tiros e pancadaria. Dirigido por Evans e estrelado por Iko Uwais, Operação Invasão explode as telas desde seu lançamento em 2012.

Apesar de ser um filmaço e que conquistou os fãs dos filmes de ação, o roteiro aqui é bem simples, o que para alguns exigentes torna o filme fraco. Mas quando se trata de ação, quem é que quer saber de roteiro? Quando se fala em tiroteios e gente saindo na pancadaria, Operação Invasão cumpre seu objetivo de modo excepcional! Iko Uwais, o protagonista do filme é um artista marcial indonésio praticante de Silat, estilo indonésio. Também temos outro lutador marcial, Yayan Ruhian  o que interpreta o vilão Mad Dog, também praticante de Silat. Com a participação de mestres e coreógrafos das artes marciais, o roteiro é o que menos importa, a não ser que a história não tenha sentido, mas esse não é o caso. Operação Invasão contém uma história bastante significativa e que gerou sequência.


A história do filme é bem simples, 20 policiais de elite são levados para uma missão de invadir um prédio dominado por bandidos e um chefão do tráfico, por um tenente corrupto que não avisa seus superiores sobre a operação. Após se apoderarem de vários andares, quando chega à metade do prédio, a operação da errada, pois um dos vigias os entrega acionando um alarme. Assim, os 20 policiais se veem cercados por bandidos, sem poder chamar reforços, os policiais ficam num fogo cruzado e tem de lutar por suas vidas.
 

Rama (Iko Uwais) é um dos policiais, e vendo que tinha de voltar pra casa, pois sua esposa daria a luz ao seu primeiro filho, tem que fazer de tudo para sobreviver naquele prédio infernal. Sendo habilidoso em artes marciais, ele luta contra vários bandidos, desde chutes, socos, joelhadas, pauladas e punhaladas, Rama derrota a maioria dos bandidos. Além de Rama, mais dois policiais e o tenente corrupto que havia colocado eles naquela situação tentam sobreviver. Rama tem um objetivo maior naquele lugar, resgatar seu irmão, Andy, que é braço direito do chefão das drogas. Embora seu irmão ainda tenta ajudá-lo a sair do prédio com vida, eles não passarão despercebido pelo chefe e seus comparsas. Um jogo pela vida predomina em meio a um clima de tensão e adrenalina ao longo do filme. 


Como já dito antes, Operação Invasão é pura ação do inicio ao fim. Seu sucesso foi tão grande, que o cinema indonésio ficou conhecido praticamente por todo o mundo. A coreografia de luta é perfeita! Os golpes executados são rápidos e precisos. Por isso se você estiver procurando filme em que a pancadaria rola solta, esse é um dos que eu indicaria pra você. 

Além da pancadaria, o filme mostra o sentimento interior de uma pessoa que está prestes a ser pai, e que sua vida não pode ser desperdiçada com uma missão falha e ordenada por corruptos que não ligam para a vida dos policiais. Por isso, a continuação do filme abordará o submundo das autoridades que sobrevivem com a corrupção. É importante destacar também que o cinema americano está de olho nessas feras em artes marciais. Pois o que é de talento para cenas de ação, isso é claramente mostrado no filme!

Nota: 8,5/10

Leia também: Operação Invasão 2
Veja o trailer do filme no vídeo abaixo:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário