sábado, 9 de dezembro de 2017

PRIMEIRO DA CLASSE


Pessoas que possuem algum tipo de deficiência ou doença, muitas vezes passam a ser alvo de preconceito dentro da sociedade. Algo que acaba dificultando a vida do afetado, pois sua autoestima é rebaixada no meio de chacotas e zombarias. Todo mundo deseja ser reconhecido perante a sociedade, e se há algumas barreiras que impedem de alcançar isso, o que irá ajudar acima de tudo é superação, força de vontade e é claro a ajuda de terceiros. No mundo sem dúvida alguma, está repleto de pessoas que possuem alguma doença ou deficiência que o dificulta muito sua aceitação das pessoas que o rodeiam.

Há uma história real de um caso assim, e que se tornou filme. Brad Cohen foi o cara que passou por este tipo de problema, ele enfrentou diversas barreiras desde a sua infância por que ele sofria de um distúrbio neurológico conhecido como a Síndrome de Tourette, que fazia com que ele movimentasse a cabeça e fazia alguns barulhos, como tiques, algo que incomodava as pessoas ao seu redor.

From of the Class, título original, conhecido no Brasil como O Primeiro da Classe lançado em 2008, é o filme que conta a história de vida de Brad, mas especificamente suas experiências desde a infância até a vida adulta, onde ele se torna professor, cujo desafio foi difícil de conseguir, devido ao preconceito dos colegas e da família na infância até o momento onde ele luta para realizar seu sonho de lecionar. Nesse caminho, diversas barreiras são encontradas e o filme se focará na superação contra o preconceito de uma sociedade que não respeita as diferenças.

Dirigido por Peter Werner e protagonizado por James Wolk, Primeiro da Classe é um filme inspirador até mesmo para quem não sofre da Síndrome de Tourette, sendo um perfeito exemplo de superação para enfrentar os desafios que encontramos na vida, seja ela profissional ou familiar. Além disso, o filme faz uma imensa crítica à sociedade preconceituosa, cuja lição servirá para qualquer tipo de preconceito, pois não se limita apenas a uma doença, mas no ser humano em si.

Quando criança, Brad começa a manifestar os sinais de sua doença, que irritava principalmente seu pai, que o constrangia afirmando que ele fazia os tiques de propósito. Na escola não era diferente, ao fazer seus barulhos, seus colegas riam e os professores não gostavam nada por que se sentiam incomodados. Porém, ninguém ainda sabia o que realmente tinha com Brad, mesmo após muitos tratamentos médicos, onde nem mesmo eles sabiam o que de fato eram os tiques do garoto. Até mesmo uma pessoa sugere que Brad seja exorcizado, mas ao pesquisar sobre os sintomas da doença, sua mãe descobre o problema e com isso passa a ajudar o filho a superá-la.

É importante destacar que a Síndrome de Tourette não é uma doença grave a ponto de afetar a saúde da pessoa ou sua capacidade intelectual. Como já dito, é um distúrbio neurológico que faz movimentos involuntários, no entanto, é uma doença incurável. Se as pessoas se dessem ao trabalho de querer saber sobre essa doença, não haveria tanto preconceito assim. E conforme Brad e sua mãe vão aprendendo sobre a Síndrome, eles agora tinham um motivo para explicar as pessoas sobre os motivos dos tiques involuntários. Há inclusive, a cena onde em um auditório da nova escola, onde Brad não consegue controlar os tiques e é chamado pelo diretor que parecia entender o constrangimento do jovem, ao perguntar o porquê Brad fazia aqueles tiques, ele menciona o nome de sua doença e explica o que ela causa. Dessa forma, o preconceito passou diminuir muito e como resultado, Brad conseguiu controlar parcialmente, pois agora algumas pessoas, incluindo os colegas dele entendiam que ele tinha um distúrbio e que nada podia fazer para evitar.

Percebe-se que a falta de conhecimento leva as pessoas a serem ridículas com outras, e detalhe: Brad não era um aluno ruim, suas notas sempre foram altas, mostrando que seu distúrbio não afetava seu desempenho escolar. Mas quando Brad chega à vida adulta ele enfrenta os mais severos desafios da sua vida, tudo relacionado à sua doença, a quem ele passa a chama-la de “amiga”, pois aceitou viver com a Síndrome como um meio eficaz de superá-la. Nota-se também que ao ficar nervoso pelas pessoas não entenderem o seu lado, os tiques ficam mais frequentes, e ao contrário dessa situação, ele consegue controlar melhor. É só uma questão de ser aceito pelas pessoas, mesmo com sua doença.

Ao lutar para conseguir trabalho como professor, Brad chegou a tentar em 25 escolas, sendo que 24 delas o rejeitou por causa da doença, mesmo ele possuindo um ótimo currículo. Essas 24 escolas achavam que ele não teria capacidade de ensinar se ele porta uma doença que podia incomodar os alunos. Mas uma dessas escolas o aceita, ele é enxergado profissionalmente e teve a chance de começar uma nova etapa na vida ensinando para uma turma do segundo ano, onde enfrentaria outro desafio: a aceitação de seus alunos. Mas, surpreendentemente ele consegue isso rapidamente, ele usava um método de ensino diferente, ensinava em especial como entender e respeitar as diferenças, pois na sua infância ele não teve a mesma sorte com seus professores, explicou também o motivo de seus tiques e os alunos compreenderam, e passaram a amar o novo professor.

Uma luta árdua, mas eficaz. Brad ainda se viu ameaçado quando um pai de uma de suas alunas pede para trocar de classe, pois ele não queria que Brad ensinasse sua filha. Mesmo assim, a autoestima do protagonista estava alta e nada o afetava mais, pois as pessoas que o rodeavam aceitavam sua doença, e inclusive ele chega a ganhar o prêmio de Professor do Ano, devido ao seu método de ensino onde destaca a imparcialidade com as pessoas diferentes. Brad ainda conseguiu uma bela namorada que também aceitava sua síndrome. E suas desavenças com seu pai são mantidas em equilíbrio, agora que ele era alguém bem sucedido na vida, algo que seu pai não acreditava que aconteceria, por isso não havia incentivado quando era criança.

Primeiro da Classe é uma bofetada na cara da sociedade preconceituosa! A vida de Brad Cohen nos ensina importantes lições que servirão para diversos campos da vida, principalmente se estes exigirem provas de superação contra pessoas que não entendem as diferenças que cada um tem. Um filme lindo e cativante, com uma boa direção e boas atuações, sendo um drama que nos emociona e nos motiva a dar o primeiro passo para ir atrás de nossos sonhos, e mesmo quando houver dificuldade em relação a isso, a força de vontade irá nos ajudar a realiza-los. Enfim, é um filme altamente recomendado e que deve ser visto e admirado pelas pessoas. 

NOTA: 10/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

3 comentários: