terça-feira, 5 de dezembro de 2017

INSTINTO SELVAGEM


Um dos suspenses mais provocativos do cinema está entre aqueles que fizeram sucesso na década de 90, e mesmo hoje, 25 anos depois ele continua atual e surpreende o espectador com uma trama pra lá de intrigante. Instinto Selvagem, título original Basic Instinct foi dirigido por Paul Verhoeven é um suspense erótico lançado em 1992. Estrelado por Sharon Stone e Michael Douglas, esse é o filme que fez da atriz Sharon Stone um ícone sexual, lembrado e venerado por muitos fãs.

Atenção: pode conter alguns spoilers!

Sinopse: Ao investigar um assassinato, o detetive Nick Curran (Michael Douglas) se vê diante de um mistério: a principal suspeita é a namorada da vítima. Catherine Tramell (Sharon Stone) é uma escritora de sucesso, e descreveu em seu último livro uma cena exatamente igual à do crime. A situação se complica porque Nick se vê envolvido com a insinuante escritora, numa trama de intrigas e sexo, que pode acabar com a sua carreira ou até mesmo com a sua vida.


Instinto Selvagem é um filme ousado e com cenas de arrepiar. Logo na primeira cena, nos confrontamos com uma cena de sexo muito excitante, mas, durante o clímax da relação sexual, a mulher pega um picador de gelo e mata o parceiro a punhaladas. Nessa cena, o diretor foca na cara da vítima quando é atacada, mostrando o realismo da cena que foi extremamente violenta. Também as cenas de sexo tem esse diferencial, sendo explícito e com a intenção de provocar o espectador. Esse crime ocorrido é o que levará a narrativa do filme, onde uma investigação policial tenta desvendar esse mistério e encontrar a assassina.

É nesse contexto que o já mencionado Nick Curran se torna encarregado de investigar, e a principal suspeita do crime é a namorada da vítima, óbvio. O problema é que essa mulher não é uma mulher comum. Quando ela é interrogada pelos policiais, ela mostra frieza e sensualidade, causando desconforto nos oficiais, além disso, é ela quem os interroga. Muito inteligente e calculista Catherine Tramell joga muitos enigmas sobre o crime ocorrido. O fator importante nisso é que ela como escritora, havia descrevido a cena do crime em uma de suas obras, o que levanta suspeita, mas ao mesmo tempo a inocenta. E é nessa cena do interrogatório que acontece a famosa cruzada de pernas da atriz Sharon Stone, o intuito disso é distrair mais ainda os policiais, em especial Nick Curran, que fica fascinado com a misteriosa mulher.


Mas o que gerou polêmica a respeito dessa cena, é que Stone não estava usando calcinha. A cena é tão famosa que até hoje ela da o que falar, sendo considerada a “cruzada de pernas mais sexy já vista”. Com a beleza, ousadia e inteligência de Tramell, Nick Curran acaba se envolvendo com ela, mesmo que isso signifique perigo para ele. Vale mencionar que os personagens do filme não sabe nada a respeito do caráter de Tramell, mas o espectador já sabe desde o inicio que ela não é apenas uma mulher bonita e frágil.

O suspense do filme ganha seu ápice quando Catherine joga o quebra-cabeça contra outra pessoa próxima a Nick, fazendo dela a principal suspeita pelo crime do inicio, e quando ocorrem novas vítimas, Nick Curran deveria largar Tramell de uma vez, mas ele havia ficado tão apaixonado que não conseguia mais voltar. Recheado de momentos tensos e alucinantes, o filme ainda provoca o espectador na cena em que Tramell e Nick estão transando e ela o amarra na cama e ainda chega a pegar o picador de gelo, nos lembrando do assassinato que tinha ocorrido, essa cena mostra realmente quem é o assassino que a polícia queria saber, e olha que um desses policiais estava bem ali. Mas a personalidade de Nick havia mudado radicalmente com a sedução de Catherine. Ele era como um macho alfa que domina a fêmea, tal como ocorre em uma cena de sexo entre Nick e Beth, uma ex-namorada. Mas com Catherine, Nick é completamente dominado pela loira, que faz do sexo a sua melhor arma, tanto para escapar quanto para mudar as cartas do jogo, dessa forma, sem perceber Nick Curran vira um cão obediente aos comandos de sua dona. Sinistro gente! Fica impossível não gostar dessa trama.


Instinto Selvagem é um ótimo suspense, seu foco não está nas cenas de sexo ou mesmo na investigação, e sim no clima tenso e arrepiante! A química dos personagens combina muito e as situações são extremas o suficiente para nos deixar com um nó na garganta. Também é justo elogiar as cenas de sexo, sendo muito bem feitas e excitantes, o diretor ainda opta por mostrar o corpo de Sharon Stone, que esbanja muita sensualidade que cativa qualquer homem, além de ser muito linda, ela não tem papas na língua e fala o que vem na cabeça, mas tudo sendo habilmente planejado de acordo com a situação em que ela se encontra.

No entanto, Instinto Selvagem teve uma sequência que foi lançado em 2006, porém, ao contrário deste, o segundo filme decepcionou muito, sendo fraco e leve demais. Por isso, eu não recomendaria, mas se tratando deste primeiro, pra quem aprecia um bom suspense não pode deixar de conferir. Instinto Selvagem é um clássico dos anos 90, que além de obter muito sucesso, foi esse filme que lançou Sharon Stone para a fama internacional, mesmo quando ela já havia trabalhado em outros filmes famosos como O Vingador do Futuro e As Minas do Rei Salomão, mas estes não tiveram tanto impacto quanto o suspense erótico de Paul Verhoeven. 

NOTA: 7,8/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

3 comentários: