segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

O GRANDE MESTRE 3


O terceiro filme da franquia Ip Man, mais conhecida aqui no Brasil como O Grande Mestre, teve seu lançamento feito em 2016, novamente com a direção de Wilson Yip e se foca na década de 50, onde Ip Man e sua família continuam morando em Hong Kong, com o mestre Ip ainda lecionando a arte do Wing Chun, se tornando um mestre famoso na cidade. O Grande Mestre 3 continua a história e novamente Donnie Yen interpreta o mestre Ip. Alguns personagens novos são introduzidos neste novo filme, mas há participações especiais também, como o ex-lutador Mike Tyson e Danny Chan.

Sinopse: O mestre Ip (Donnie Yen) reencontra seu pupilo Bruce Lee (Danny Chan) e precisa mais uma vez proteger os moradores de sua cidade. O lugar está sendo ameaçado pelo gângster Frank (Mike Tyson), que desafia Ip Man para um grande combate.

O Grande Mestre 3 não é muito diferente de seus dois antecessores, mas seu diferencial está no drama, é bem mais tocante a história devido a doença da esposa de Ip Man que conduz o filme de uma maneira sutil, emocionante e muito triste, fazendo até mesmo do mestre Ip alguém irreconhecível, pois sempre o víamos treinando e lutando. Mas apesar disso, o filme não desvia de seu foco que ainda permanece nas cenas de luta. Aqui aparece um lutador de Wing Chun que é dito ser um dos alunos da escola onde Ip Man aprendeu sua arte. A princípio, esses dois possuem um relacionamento amigável, mas situações inesperadas farão com que se tornem rivais.

Mike Tyson faz sua participação como um vilão, que ameaça a escola onde o filho de Ip Man estuda, fazendo com que seu bando a ataquem várias vezes, pois queriam que o diretor a vendessem. Ip Man e seus discípulos para ajudar a polícia ficam como vigias do local, mas nem mesmo isso intimida os criminosos, pois existe uma conspiração criminosa envolvendo o gângster e os oficiais estrangeiros. A participação de Tyson no filme nos gera grandes expectativas, principalmente para uma luta entre ele e Ip Man. E isso acontece, mas deixa muito a desejar, já que a luta dura apenas 3 minutos e sem nenhum vencedor. Talvez o roteiro optasse para não deixar o personagem de Tyson como o vilão principal, já que o outro lutador de Wing Chun é visto com um rival de Ip Man, pois o havia insultado em público, ganhou fama, funda seu dojo e o desafia, afirmando que o kung fu do mestre Ip não é autentico.

Você talvez se pergunte: haverá uma luta, wing chun vs wing chun? Sim! E é a melhor luta do filme. Uma disputa de alto nível feita por colegas da mesma arte marcial. Mas, essa não é a única luta boa do filme, conforme já mencionado, a luta entre Ip Man e Frank (Mike Tyson) apesar de não ter terminado, foi muito boa, também um tailandês é contratado para dar uma surra no protagonista, que o enfrenta na frente de sua esposa doente, dentro de um elevador. Ip Man nessa cena chega a emocionar sua mulher, que a todo tempo se sentia jogada de lado com tantas responsabilidades nas costas de seu marido.

Como no final do segundo filme, um garoto chamado Bruce Lee se dirige a Ip Man pedindo para que ele o ensine, ele volta novamente neste filme já crescido para pedir ao mestre Wing Chun que o aceite como aluno. Sobre a participação de Bruce Lee no filme, houve controvérsias por que os produtores queriam computadorizar a imagem de Bruce Lee para o filme, mas a família do mito brigou na justiça, pois os responsáveis pelo filme iriam fazer isso sem a devida autorização. No final das contas, o ator Danny Chan, que curiosamente havia interpretado Lee na série chinesa Bruce Lee: A Lenda (que eu recomendo que assistam), pois o jovem ator tem uma grande semelhança com o lendário artista marcial. Portanto, sua participação foi bem legal, apesar de aparecer em apenas duas cenas.

Levando em conta para as cenas de luta, O Grande Mestre 3 é inferior aos demais, mas é superior no quesito de drama e o valor da família. Embora isso não colabore muito para o gênero principal, ele foi necessário, pois realmente a esposa de Ip Man sofria de câncer, e o filme além de retratar esse fato, ainda o tornou bastante dramático, fazendo até mesmo com que os egos de lutador ficassem em segundo plano. Particularmente eu achei louvável a atitude de Ip Man e diversos momentos. E o filme ainda é necessário assisti-lo por que se trata de uma biografia. Isso já é motivo suficiente para não perder, principalmente se você já tiver assistido os dois anteriores. 

NOTA: 7,5/10

Leia também: O Grande Mestre 
                     O Grande Mestre 2

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário