sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

SIMPLESMENTE ACONTECE


Simplesmente Acontece é um filme de 2014, dirigido por Christian Ditter e é baseado no livro Where Rainbows End de Cecilia Ahern que o lançou em 2004. Sendo do gênero romance, é mais um daqueles filmes fofos que grudam na tela as pessoas que gostam de assistir histórias de amor. Porém, neste filme os protagonistas enfrentam diversas barreiras que atrapalham sua aproximação romântica, nos ensinando que o amor verdadeiro não apaga, mesmo que ele demore muito tempo para agir no momento certo. O filme é estrelado por Lily Collins e Sam Claflin, e obtém êxito com sua boa narrativa, apesar de alguns furos no roteiro.

Sinopse: Os jovens britânicos Rosie (Lily Collins) e Alex (Sam Claflin) são amigos inseparáveis desde a infância, experimentando juntos as dificuldades amorosas, familiares e escolares. Embora exista uma atração entre eles, os dois mantêm a amizade acima de tudo. Um dia, Alex decide aceitar um convite para estudar medicina em Harvard, nos Estados Unidos. A distância entre eles faz com que nasçam os primeiros segredos, enquanto cada um encontra seus possíveis amores. Mas o destino continua atraindo Rosie e Alex um ao outro.

Durante o filme, chegamos a nos perguntar: por que o destino é tão cruel? Os dois pombinhos tinham tudo para se relacionarem e começarem um romance que estava estampado na cara deles, a paixão que sentem um pelo outro. Mas, acontece tanta coisa que afeta isso, faculdade, gravidez, distanciamento, etc. No entanto, mesmo com tudo isso, a química entre os dois não diminuem. A amizade de Rosie e Alex é tão grande que a cada problema que acontece com um, o outro estaria ali para ajudar no que for necessário, será que eles não nasceram um para o outro? Isso é mais do que óbvio. Mas, eles por incrível que pareça, evitam uma aproximação mais séria.

Para aqueles que gostariam de ver logo um beijo entre os dois, será torturado o filme inteiro, por que além de Alex ter que viajar para estudar, Rosie acaba engravidando acidentalmente de um adolescente idiota, e para não atrapalhar a viagem de seu amigo, Rosie decide não contar a novidade pra ele. Mas, em um dos furos na história, por justamente soar estranho, se encontra na família de Rosie que é bem religiosa, mas aceita de boa a gravidez da filha. Por outro lado, a questão do aborto é mencionada, mas isso não faria parte dos planos de Rosie, apesar da gravidez indesejada. De todo modo, esse acontecimento colaborou para um distanciamento enorme entre os protagonistas. Acha torturante? Se prepare para o que vem depois...

Tanto Alex como Rosie seguem suas vidas, namorando e casando com outras pessoas, tentando viver dignamente, mas nem isso afeta a química deles, que ao se reencontrarem em cenas emocionantes, chegam a romper em lágrimas, devido à imensa dificuldade que eles têm para tentarem viver juntos, sem que nada o impeça. Chega a ser nítido o olhar de tristeza dos dois ao se depararem com a vida infeliz que levam longe um do outro, repletos de barreiras que mais pareciam muralhas que não podiam derrubar.

Mas isso gera expectativas. Imaginamos a princípio que essa história não teria que terminar de uma forma mais infeliz do que estava ocorrendo em seu desenvolvimento. Nisso, o filme se preocupa em tentar recomeçar a juntar peças para um possível reencontro dos dois, só que desta vez sem que nada os impeça de viver juntos, tal como deveria ser desde o inicio. Simplesmente Acontece se aprofunda na questão da maturidade, talvez isso indique que eles precisariam passar por imensas provas, a fim de demonstrar que seu amor aparentemente infantil, já que os dois se conhecem desde crianças, era realmente genuíno. E vale mencionar que tais provas eram suficientemente grandes para fazer algum deles ficarem com raiva do outro. Um verdadeiro soco no estômago!

Com algumas situações engraçadas como uma cena onde Rosie está no elevador, isso para não dar apenas tristeza ao filme, o longa mostra ser eficaz naquilo que ele quer nos repassar, sem rodeios e sem perder o clima romântico entre os personagens principais. Conduzido de maneira suave, porém, forte o bastante para incomodar os impacientes, o filme ainda nos direciona a aquilo que prevemos desde o princípio, e não poderia ser melhor, já que a tortura predominou o filme inteiro, portanto, é justo que a história termine bem para ambos os lados.

Simplesmente Acontece pode parecer um filme bobinho de adolescentes, mas sua mensagem é tão profunda que chega a nos comover com tamanha delicadeza na qual é abordada. Ponto forte para a brilhante direção de Ditter. O ator Sam Claflin encarna um jovem apaixonado que consegue manter o equilíbrio entre suas emoções, mesmo quando acontece algo que no fundo ele não gostou. Da mesma forma, a atuação de Lily Collins foi brilhante, sendo a personagem dela a mais tocante de todo o elenco, pois é nela que a aflição preparada pelo destino tem maior efeito, depois de muitos acontecimentos inesperados e que geram grandes consequências. Resumindo, é um filme lindo e apaixonante, nos mostrando a essência do amor verdadeiro, onde não há barreiras que o derrote mesmo a mais extrema de todas. Uma importante lição a se aprender e cultivar. 

NOTA: 7,8/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário