segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

BEM-VINDO À VIDA (2012)


Quando nos referimos a filmes que possuem o intuito de nos divertir, nós temos a percepção de que para atingir este objetivo, o filme não precisa necessariamente conter piadas grosseiras ou palavrões. E um bom exemplo de um filme assim é Bem-Vindo à Vida, título original People Like Us, lançado em 2012, dirigido por Alex Kurtzman. 

Este filme é uma comédia dramática que eu recomendo muito que assistam, pois ele nos trará lições a respeito do campo familiar. Brilhado com uma excelente fotografia e atuações acima da média com Chris Pine, Elizabeth Baks e Michelle Pfeiffer. Claro que não se trata de uma obra-prima do gênero, mas garanto que a trama irá te descontrair muito, além das reflexões que o filme nos permite fazer.


A trama gira em torno de Sam Harper, um comerciante que faz do trabalho a coisa mais importante na vida. Quando ele recebe a noticia de que seu pai faleceu, o seu interesse em viajar para o funeral não é nada evidente, até mesmo ele procura brechas para atrapalhar a viagem. Mas, por insistência de sua esposa, ele acaba indo. Ao se encontrar com sua mãe, já dá pra notar que tipo de filho ele é, um bem distante da família. Porém, todo o quadro muda quando ele descobre um testamento deixado pelo seu pai.

Até então ele achava que era filho único, mas ao ver que no testamento seu pai havia deixado 150 mil dólares para sua irmã, que ele nunca tinha ouvido falar, ele fica no dilema entre respeitar a vontade do pai ou ficar com todo o dinheiro, já que ele se considera filho único, e portanto, o herdeiro daquela fortuna e também por se revoltar com a decisão de seu pai em relação a ele. No entanto, sua curiosidade para conhecer sua meia-irmã e sobrinho, o faz querer saber mais sobre ela, e mesmo sem se identificar ele a encontra. Observando o modo de vida dela, Sam vai aos poucos se afeiçoando a ela e seu sobrinho. Então, aquele comerciante egoísta vai demonstrando sinais de empatia para com pessoas do mesmo sangue.


Além disso, o relacionamento com sua mãe é enfatizada em uma dosagem bem peculiar, mas que de algum modo modifica a personalidade do protagonista quanto ao seu modo de vida anterior ao falecimento de seu pai. Os laços familiares se tornam o tema central do filme, e o roteiro é bem realista ao nos trazer as imensas dificuldades que há em fazer as pazes, mesmo depois de muito tempo ou quando as pessoas não conhecem uma a outra. Vale lembrar que esse filme é levemente baseado em fatos reais, o que explica muitas semelhanças com a realidade.

Bem-vindo à Vida é um filme leve com momentos engraçados e dramáticos. Não há cansaço durante a narrativa que percorre suavemente explorando os elementos essenciais exigidos pelo roteiro. Chris Pine atua muito bem, mas particularmente gostei mais da atuação de Elizabeth Banks, que encarna uma personagem comum e muito identificável com as mulheres na sociedade que criam seus filhos sozinha, sem a ajuda de alguém. 

NOTA: 7,5/10

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

Um comentário: