terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

UM SONHO DE LIBERDADE


Um dos grandes clássicos do cinema mundial é sem dúvidas o filme Um Sonho de Liberdade, título original The Shawshank Redemption. O filme é baseado em um dos contos de Stephen King conhecido como Rita Hayworth and Shawshank Redemption. O cineasta Frank Darabont foi quem dirigiu o filme e em seu elenco temos os nomes de Tim Robbins, Morgan Freeman, Bob Gunton, William Sadler e Clancy Brown. O filme foi lançado em 1994 e recebeu 7 indicações ao Oscar. 

Para se ter uma noção do quão elogiado é esse filme, ele possui avaliações altíssimas e em listas de melhores filmes em sites como o IMDb, Um Sonho de Liberdade se encontra entre os primeiros colocados. De fato, não há o que discutir em relação a isso, já que o filme brilha no tema da amizade que emociona os espectadores com situações caóticas em meio a uma empatia extremamente poderosa, que é capaz até mesmo de amolecer o coração de pessoas ruins.


A trama do filme é bem simples e não há complicações em seu roteiro, como é evidente notar nos primeiros minutos, o triunfo de Um Sonho de Liberdade são os diálogos que nos são repassados no decorrer da história. O filme acompanha o banqueiro Andy Dufresne (Tim Robbins), que é condenado à prisão sob a acusação de ter assassinado a mulher e o amante. Na cadeia, ele é perseguido por um grupo de homossexuais, além de notar um grau de corrupção e intolerância extrema entre os agentes penitenciários.

Andy possui uma personalidade bem reservada, sendo quieto e tímido na maior parte do tempo. No entanto, ele faz amizade com o cínico Red (Morgan Freeman), um presidiário veterano que também cumpre perpetua há mais de 20 anos. Red é um personagem que observa cada aspecto dentro da penitenciária, inclusive a estada de Andy por lá, tanto é que o filme mostra Red como um narrador da jornada do protagonista.


A narrativa do filme mergulha em aspectos como amizade, o que sem dúvida alguma tem se tornado um dos maiores filmes em que aborda esse tipo de tema. Por outro lado, o filme mostra a intolerância não só dos policiais, como também de alguns presos, apresentando-nos a que ponto alguém movido pela loucura ou fanatismo pode chegar. Ao que possa parecer em primeiro momento era um filme sem rumo algum, apenas mostrar a convivência entre os presos como uma forma de nos colocarmos no lugar deles. Porém, o filme faz revelações surpreendentes no decorrer da trama, e o mais incrível é que tudo acontece no momento certo. E garanto a você que haverá momentos em que você irá se emocionar muito!

Um Sonho de Liberdade além de ser considerado um clássico, é um filme obrigatório a qualquer amante de cinema. Além disso, é uma das melhores adaptações de Stephen King, e o que não é muito comum acontecerem com as adaptações do mestre, este filme não tem nada de terror ou algo parecido, mas sim um drama poderoso e cativante! Atualmente, este filme se encontra no catálogo da Netflix, quem é assinante e ainda não conferiu o filme, não perca tempo, assista! 

NOTA: 10/10

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

Um comentário: