sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

FILMES QUE EMOCIONAM - PARTE 2


Na primeira parte dessa matéria conhecemos dez filmes emocionantes, e hoje é dia de conhecer mais dez. Sim, essa é a parte 2 da matéria “Filmes Que Emocionam”, e com todo carinho reservei mais uma dezena de filmes (dos que já assisti) para você. São histórias inspiradoras, motivadoras e emocionantes. São filmes que de alguma forma nos toca por dentro. 

Então, vamos lá...

À PROCURA DA FELICIDADE – 2006


(The Pursuit of Happyness, EUA)

Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar a sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém, seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.

O SEXTO SENTIDO – 1999


(The Sixth Sense, EUA)

O psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis) abraça com muita dedicação o caso de Cole Sear (Haley Joel Osment). O garoto de oito anos tem dificuldades de entrosamento no colégio e vive paralisado de medo. Malcolm, por sua vez, busca se recuperar de um trauma sofrido anos antes, quando um de seus pacientes se suicidou na sua frente.

INTOCÁVEIS – 2012


(Intouchables, França)

Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não trata-lo como um pobre coitado. No decorrer na trama, a amizade entre eles se estabelece, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.

CENTRAL DO BRASIL – 1998


(Central do Brasil, Brasil/França)

Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Ainda que a escrivã não envie todas as cartas que escreve – as cartas que considera inúteis ou fantasiosas demais -, ela decide ajudar um menino (Vinícius de Oliveira), após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste.

GHOST: DO OUTRO LADO DA VIDA – 1990


(Ghost, EUA)

Sam Wheat (Patrick Swayze) e Molly Jensen (Demi Moore) formam um casal muito apaixonado que tem suas vidas destruídas, pois ao voltarem de uma apresentação de “Hamlet” são atacados e Sam é morto. No entanto, seu espírito não vai para o outro plano e decide ajudar Molly, pois ela corre o risco de ser morta e quem comanda a trama, é o mesmo que tirou sua vida, é quem Sam considerava seu melhor amigo. Para poder se comunicar com Molly, ele utiliza Oda Mae Brown (Whoopi Goldberg), uma médium trambiqueira que consegue ouvi-lo, para desta maneira alertar sua amada do perigo que corre.

EXTRAORDINÁRIO – 2017


(Wonder, EUA)

Auggie Pullman (Jacob Tremblay) é um garoto que nasceu com uma deformação facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele pela primeira vez frequentará uma escola regular, como qualquer outra criança. Lá, ele precisa lidar com a sensação constante de ser sempre observado e avaliado por todos à sua volta, além da dificuldade que tem em se aproximar dos outros, ele ainda sofre preconceito por conta de sua deformação.  

AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL – 2012


(The Perks of Being a Wallflower, EUA)

O filme fala de Charlie (Logan Lerman), um garoto de quinze anos que entra em um colégio enquanto se recupera de uma depressão, por perder seu único amigo que se suicidou com um tiro na cabeça. No colégio, começa a sua jornada de socialização, de crescimento e recuperação coma inadvertida ajuda de dois veteranos, Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), que o recebem em seu mundinho à parte dos populares da escola.

O IMPOSSÍVEL – 2012


(Lo Impossible, Espanha/EUA)

O casal Maria (Naomi Watts) e Henry (Ewan McGregor) está aproveitando as férias de inverno na Tailândia junto com os três filhos pequenos. Mas, na manhã de 26 de dezembro de 2004, enquanto curtiam aquele paraíso após uma linda noite de Natal, um tsunami de proporções devastadoras atinge o local, arrastando tudo o que encontra pela frente. Separados em dois grupos, a mãe e o filho mais velho vão enfrentar situações desesperadoras para se manterem vivos, enquanto em algum outro lugar, o pai e as duas crianças menores não tem a menor ideia se os outros dois estão vivos. É quando eles começam a viver uma trágica lição de vida, movida pela esperança do reencontro e misturando os mais diversos sentimentos.

PARA SEMPRE ALICE – 2015


(Still Alice, EUA)

A Dra. Alice Howland (Julianne Moore) é uma renomada professora de linguística. Aos poucos, ela começa a esquecer de certas palavras e se perder pelas ruas de Manhattan. Ela é diagnosticada com Alzheimer. A doença coloca em prova a a força de sua família. Enquanto a relação de Alice com o marido, John (Alec Baldwinse), fragiliza, ela e a filha caçula, Lydia (Kristen Stewart), se aproximam.

O QUARTO DE JACK – 2016


(Room, Canadá, Irlanda, EUA)

Joy (Brie Larson) e seu filho Jack (Jacob Tremblay) vivem isolados em um quarto. O único contato que ambos têm com o mundo exterior é a visita periódica do Velho Nick (Sean Bridgers), que os mantém em cativeiro. Joy faz o possível para tornar suportável a vida no local, mas não vê a hora de deixá-lo. Para tanto, elabora um plano em que, com a ajuda do filho, poderá enganar Nick e retornar à realidade.

3 comentários:

  1. não vi alguns. tem uns ótimos da lista. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Muito boa sua lista.

    Se você gosta do gênero, procure "O Campeão" de Franco Zefirelli.

    Tem um dos finais mais dolorosos da história do cinema.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hugo. Vi aqui que esse é um filme de 1979. Vou assistir sim, agradeço a dica. ;)

      Excluir