sexta-feira, 8 de março de 2019

FILMES QUE EMOCIONAM - PARTE 3


Conforme eu havia dito na Parte 1 desta matéria, em que eu havia catalogado 70 filmes com temas emocionantes e que seriam divididos em matérias aqui no blog com 10 filmes por postagem, pois bem, já não são mais 70 filmes. Na verdade, o número aumentou e obviamente a tendência é aumentar ainda mais. Até agora já são 103 filmes dos que assisti e claro que estou garimpando mais filmes que contenha temas comoventes dos que já tinha assistido e não me lembrei de imediato, como também filmes que ainda não vi, inclusive separei aqui uma lista com 24 filmes novos para mim, que eu irei assistindo conforme meu tempo permite. Assim sendo, esta matéria “Filmes Que Emocionam” pode ter quantas partes for necessário. 

Então, sem mais enrolação, vamos conferir os filmes que selecionei para a parte 3:

UMA LIÇÃO DE AMOR – 2001


(I Am Sam, EUA)

Sam Dawson (Sean Penn) é um homem com deficiência mental que cria sua filha Lucy (Dakota Fanning) com uma grande ajuda de seus amigos. Porém, assim que faz 7 anos Lucy começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, e esta situação chama a atenção de uma assistente social que quer Lucy internada em um orfanato. A partir de então Sam enfrenta um caso virtualmente impossível de ser vencido por ele, contando para isso com a ajuda da advogada Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), que aceita o caso como um desafio com seus colegas de profissão.

CLICK – 2006


(Click, EUA)

Michael Newman (Adam Sandler) é casado com Donna (Kate Beckinsale) e tem dois filhos. Com dificuldades em ver as crianças, já que tem feito serão no escritório de arquitetura em que trabalha no intuito de chamar a atenção de seu chefe (David Hasselhoff), ele sente que nunca terá tempo de conciliar as duas coisas. Mas, após entrar em uma loja misteriosa com intuito de comprar um novo controle remoto para sua casa, ele parece ter encontrado uma solução. Isso porque, ao chegar no local, conhece o excêntrico funcionário Morty (Christopher Walken), e acaba comprando um controle remoto experimental, com a promessa de resolver vários problemas. Porém, Michael logo descobre que o controle outras funções, como abafar o som dos latidos de seu cachorro e também adiantar os fatos de sua própria vida, o que mudará as coisas para sempre, não necessariamente para melhor.

TÚMULO DOS VAGALUMES – 1988


(Hotaru no haka, Japão)

Escrito pelo próprio Takahata, a partir do livro de Akiyuki Nosaka, Túmulo dos Vagalumes acompanha o jovem Seita e sua irmãzinha Setsuko, eles que tentam sobreviver como podem nos últimos meses da Segunda Guerra Mundial. Após a morte da mãe durante um ataque aéreo que devastou parte da cidade de Kobe, os dois passam um tempo com a família da tia, mas não demora até que sintam necessidade de tentar cuidar um do outro.

INVENCÍVEL – 2014


(Unbroken, EUA)

O filme conta a história de Louis Zamperini, uma estrela da pista olímpica e um herói da Segunda Guerra Mundial, que durante uma missão militar, sofreu um acidente de avião no Oceano Pacífico, do qual sobreviveu junto com dois companheiros. Eles passaram 47 dias à deriva num bote salva-vidas, quando foram encontrados por um navio de guerra japonês. Que os fizeram de prisioneiros e os levaram para uma ilha onde foram torturados e mantidos como prisioneiros de guerra por dois anos.  

O GAROTO – 1921


(The Kid, EUA)

Uma mãe solteira deixa um hospital de caridade com seu filho recém-nascido. A mãe percebe que ela não pode dar para seu filho todo o cuidado que ele precisa, assim ela prende um bilhete junto a criança, pedindo que quem o achar cuide e ame o seu bebê, e o deixa no banco de trás de um luxuoso carro. Entretanto, o veículo é roubado por dois ladrões, que, quando descobrem o menino, o abandonam no fundo de uma ruela. Sem saber de nada, um vagabundo faz o seu passeio matinal e encontra a criança. Inicialmente, o homem quer se livrar dele, mas diversos fatores sempre o impedem e, gradualmente, ele passa a amá-lo, decidindo criar o menino. Conforme os anos se passam, o garoto e o vagabundo se tornam uma dupla perfeita, o menino tacava pedras nas janelas alheias e as quebrava, enquanto o “vagabundo” passava pela rua trabalhando como vidraceiro e consertava as janelas, conseguindo assim, ganhar dinheiro mais facilmente. Juntos os dois passam por muitas lutas juntos, principalmente quando dois agentes do orfanato estadual tentam levar a criança, e a mãe, agora uma renomada cantora de ópera tenta reencontrar o filho e decide oferecer uma recompensa a quem o achar.

ORGULHO E PRECONCEITO – 2005


(Pride & Prejudice, Reino Unido/EUA/França)

Inglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet - Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan) - foram criadas por uma mãe (Brenda Blethyn) que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai (Donald Sutherland). Quando o sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy (Matthew Macfadyen). Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem.

UM SONHO POSSÍVEL – 2009


(The Blind Side, EUA)

Michael Oher (Quinton Aaron) era um jovem negro, filho de uma mãe viciada e não tinha onde morar. Com boa vocação para os esportes, um dia ele foi avistado pela família de Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), andando em direção ao estádio da escola para poder dormir longe da chuva. Ao ser convidado para passar uma noite na casa dos milionários, Michael não tinha ideia que aquele dia iria mudar para sempre a sua vida, tornando-se mais tarde um astro do futebol americano.

O LABIRINTO DO FAUNO – 2006


(El Laberinto del Fauno, Espanha/México)

Espanha, 1944. Oficialmente a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofélia (Ivana Baquero), de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen (Ariadna Gil). Lá as espera seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina logo descobre a amizade de Mercedes (Maribel Verdú), jovem cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes. Além disso, em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofélia descobre um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta.

COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ – 2016


(Me Before You, Reino Unido/EUA)

Rico e bem sucedido, Will (Sam Claflin) leva uma vida repleta de conquistas, viagens e esportes radicais até ser atingido por uma moto, ao atravessar a rua em um dia chuvoso. O acidente o torna tetraplégico, obrigando-o a permanecer em uma cadeira de rodas. A situação o torna depressivo e extremamente cínico, para a preocupação de seus pais (Janet McTeer e Charles Dance). É neste contexto que Louisa Clark (Emilia Clarke) é contratada para cuidar de Will. De origem modesta, com dificuldades financeiras e sem grandes aspirações na vida, ela faz o possível para melhorar o estado de espírito de Will e, aos poucos, acaba se envolvendo com ele.

TITANIC – 1997


(Titanic, EUA)

Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) é um jovem aventureiro que, na mesa de jogo, ganha uma passagem para a primeira viagem do transatlântico Titanic. Trata-se de um luxuoso e imponente navio, anunciado na época como inafundável, que parte para os Estados Unidos. Nele está também Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet), a jovem noiva de Caledon Hockley (Billy Zane). Rose está descontente com sua vida, já que se sente sufocada pelos costumes da elite e não ama Caledon. Entretanto, ela precisa se casar com ele para manter o bom nome da família, que está falida. Um dia, desesperada, Rose ameaça se atirar do Titanic, mas Jack consegue demovê-la da ideia. Pelo ato ele é convidado a jantar na primeira classe, onde começa a se tornar mais próximo de Rose. Logo eles se apaixonam, despertando a fúria de Caledon. A situação fica ainda mais complicada quando o Titanic se choca com um iceberg, provocando algo que ninguém imaginava ser possível: o naufrágio do navio.

Confira também: 

3 comentários:

  1. fiquei bem impressionada com invencível. gostei da direção da angelina. eu adoro essa adaptação do livro orgulho e preconceito. não canso de rever. labirinto do fauno é angustiante demais, que filme. entre os melhores que já vi, quanta profundidade. titanic é clássico folhetim. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Por que vc não faz a resenha de todos esses filmes que vc já assistiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo, bem que eu gostaria, mas acontece que é filme demais! Eu não consigo dar conta. Quando eu publico uma resenha sobre algum filme, já tenho assistido uns cinco ou seis nesse tempo. Sempre fica acumulando. Se for para publicar uma resenha para todos os filmes que já vi, seria preciso ficar num intervalo bem grande sem assistir nada.

      Excluir