domingo, 10 de março de 2019

O QUARTO DO PÂNICO


David Fincher é um cineasta que até o inicio deste século era conhecido por dirigir filmes com roteiros complexos, e ele se mostrou muito talentoso nesse sentido. Entre os grandes exemplos de filmes que ele comandou, temos Clube da Luta (1999) e Seven (1995), contudo, mesmo em seus trabalhos mais recentes, Fincher continuou trabalhando com filmes complexos e arrancando elogios da crítica. No entanto, será que ele tem talento para roteiros mais simples? Ele já mostrou que sim. Um dos filmes que ele dirigiu foi o suspense O Quarto do Pânico, título original Panic Room lançado em 2002, estrelado por Jodie Foster, Kristen Stewart, Forest Whitaker e Jared Leto. 


A trama acompanha a recentemente divorciada Meg Altman e sua filha Sarah, que acabam de adquirir uma casa de quatro andares no Upper West Side. O anterior proprietário da casa, um milionário recluso, instalou uma sala isolada usada para proteger os ocupantes da casa de intrusos. O "quarto do pânico" é protegido por um sistema de segurança abrangente, com múltiplas câmeras de vigilância, um sistema de voz, e uma linha telefônica separada, concreto e aço de todos os lados, e uma porta de aço. Na noite que as duas se mudam para a casa, ela é invadida por Junior, o neto do proprietário anterior; Burnha, um empregado da empresa de segurança da residência; e Raoul, um pistoleiro recrutado por Junior. Os três estão atrás de 3 milhões de dólares em títulos do portador, que estão trancados dentro de um cofre no chão do quarto do pânico.


Pode-se considerar este filme como um suspense autêntico. A tensão no decorrer do filme é tão grande que ficamos aflitos em diversas sequências. Como foi dito antes, o roteiro é simples e sem complicações. Porém, o modo como Fincher conduz a trama, aproveitando-se do talento que o elenco possui, em especial Jodie Foster, ele nos presenteia com um filme muito bacana e repleto de tensão! Ao mesmo tempo é também um filme claustrofóbico, o que ajuda muito para que a aflição dos personagens chegue a um ritmo bastante acelerado, que faz com que um jogo de gato e rato se segue até o clímax.


O Quarto do Pânico pode não ser um filmaço do gênero suspense como também não é o melhor filme de David Fincher, mas é um exemplo de filme que merece ser visto pelo menos uma vez. Os personagens de Jodie Foster e Forest Whitaker são os mais destacados. Mesmo que uma das partes esteja do lado dos vilões, o seu carisma não é deixado de lado em momento algum. Os dois conseguem trazer mais energia ao filme e cativa o espectador com diversas cenas onde os dois procuram lutar em prol daquilo que eles desejam no momento, no entanto, é claro perceber que quem irá se sair bem no final será aquele que é melhor na estratégia. O Quarto do Pânico é recheado de cenas alucinantes e tensas, nos dando a maravilhosa sensação de estar assistindo a um suspense de alto nível.  

NOTA: 8/10

Atenção! Esse filme atualmente está disponível no Prime Video

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

2 comentários:

  1. eu achei esse filme mais ou menos. https://mataharie007.blogspot.com/2011/07/o-quarto-do-panico.html

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Gostaria de convidar você a divulgar seus posts de seu blog em meu site https://TemNaWeb.com.br.
    O conceito do Tem Na Web é bem simples, consiste em reunir comunidades de blogs selecionando diariamente os conteúdos mais interessantes, divertidos e originais enviados e publicando os mesmos.
    Nosso principal objetivo é disponibilizar o melhor conteúdo dos blogs em um só lugar, de forma organizada e categorizada.

    Acesse e confira https://temnaweb.com.br/

    Sucesso!

    ResponderExcluir