quinta-feira, 21 de março de 2019

DRAGON BALL: EVOLUTION


O ano de 2009 ficará para sempre marcado na mente dos fãs de Dragon Ball como o ano que tentaram acabar com a obra de Akira Toriyama com o Dragon Ball Evolution, um live action adaptado da obra original. Todo mundo deve pelo menos ter ouvido fala em Dragon Ball em algum lugar por aí, pois se trata de um anime que marcou e continua marcando gerações ao redor do globo. Sendo uma adaptação do mangá criado por Toriyama, no que resultou em 3 sagas do anime (Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball Super, este último ainda está em continuidade no mangá, o que significa que o anime irá continuar também), além disso, existem arcos não canônicos como por exemplo, Dragon Ball GT. Com o sucesso do anime e muitos volumes do mangá sendo vendidos, não nos admira que Hollywood tentou colocar o dedo na obra. 

E assim se sucedeu. James Wong dirigiu esse filme e teve como produtor Stephen Chow. Mas, será que o filme agradou? Não mesmo. Muito pelo contrário, fez com que os fãs de Dragon Ball declarassem uma guerra contra os envolvidos no filme. Mas, por que isso aconteceu? Continue lendo esse texto que você vai entender. Antes do lançamento, houve divisão de opiniões por parte dos fãs, mas praticamente todos foram conferir o filme nos cinemas, bem entusiasmados, porém, ao saírem da sessão, o olhar de tristeza e decepção tem sido o principal aspecto a demonstrarem após verem o filme.


Dragon Ball Evolution é estrelado por Justin Chatwin, James Marsters, Jamie Chung, Emmy Rossum e Chow Yun-Fat. A história acompanha Goku, um jovem adotado e treinado pelo mestre das artes marciais e seu avô Gohan. Uma noite, enquanto Goku estava na festa da sua amada Chi-Chi, seu avô é atacado por Piccolo, que estava à procura das sete Esferas do Dragão. Goku volta e encontra seu avô ferido e Gohan acaba morrendo em seus braços, mas não antes dele dizer para Goku procurar o Mestre Kame, e também, um aviso secreto relacionado ao eclipse, as Esferas do Dragão, Piccolo e seu servo perdido, Oozaru.

Tudo bem que este filme é uma tentativa de adaptação, mas mesmo sem fazer nenhuma comparação ao anime, veremos que o roteiro é uma tremenda de uma porcaria! Além de fraco e raso, contém situações que não fazem o menor sentido já que o filme carrega o nome Dragon Ball. O protagonista é um completo inútil, certo que o Goku é meio idiota às vezes, mas esse do filme não consegue sequer sair de um buraco. E se formos comparar ao anime, eu posso citar aqui uma enxurrada de defeitos mirabolantes, mas para não alongar o texto, vou citar apenas algumas.


O Kame-hame-ha. A famosa técnica muito utilizada por Goku em suas lutas, no mangá e anime. Em Dragon Ball Evolution ele serve para acender velas, e para realiza-lo, é preciso fazer movimentos com os braços, que mais parece uma dança. O Mestre Kame ao invés de ser aquele velhote que mora numa ilha e é careca, em Dragon Ball Evolution ele mora na cidade, tem cabelos e aparenta ter menos de 50 anos. O Piccolo foi completamente descaracterizado, aqui ele parece um duende, não nos lembra em nada o Piccolo do anime. O Oozaru, o macaco gigante no qual o Goku se transforma é pequeno e parece um lobisomem, por um momento, durante a transformação, eu pensei que estava assistindo Anjos da Noite. O Goku é todo apaixonado pela Chi-Chi (o que deveria ser o contrário) e sofre bullying na escola (Hãã??). As lutas do filme são toscas ao extremo! Quem assiste Dragon Ball sabe que os combates costumam ser alucinantes e altamente destrutivos, mas nesse live action, as cenas de combate parece brincadeira de mau gosto. Se tentaram fazer uma adaptação, erraram feio!

Além de ter sido bombardeado com críticas negativas dos fãs, o filme também não escapou da crítica especializada, que o massacrou especialmente pela falta de fidelidade ao trabalho original de Akira Toriyama e também em relação à sua qualidade questionável. E isso acabou com a bilheteria do filme. Vale lembrar que há uma cena pós-créditos, mas como é óbvio perceber, os realizadores desse treco abandonaram de uma vez o projeto, ninguém quis arriscar ser linchado na rua. Que bomba foi essa gente?! E o pior, o diretor James Wong afirmou depois que nunca tinha lido o mangá até finalizar o filme. Será que esse cara já levou uma pedrada no meio da rua por um fã de Dragon Ball? Não é possível que o cara se meteu em um projeto sem saber de porra nenhuma da obra original. Não é atoa que esse filme foi um completo fiasco!


E o que o criador de Dragon Ball, Akira Toriyama, disse a respeito? Não é preciso nem muito esforço para ver que o autor tem ficado bastante decepcionado, e olhe que ele tentou mudar as coisas, sugerir mudanças aqui e ali para que o filme não saísse tão ruim como ele percebeu após ler o roteiro. Mas, com Hollywood é sempre assim: tudo é do jeito deles, ninguém se mete. Felizmente, eles levaram uma rasteira que os fizeram levar um tremendo tombo para aprenderem a não mexer com obras gigantescas e repleta de arcos complexos com muitas cenas de ação, para fazerem essas adaptações medíocres, onde junta toda a informação gasta em anos de trabalho em apenas um curto de filme de 80 minutos. Como fã de Dragon Ball eu prefiro considerar que esse filme nunca existiu, no entanto, fica aqui o meu desabafo. 

NOTA: 2/10

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário