segunda-feira, 25 de março de 2019

SOBREVIVENTES (2014)


Sobreviventes, título original Backcountry é um filme canadense do diretor Adam MacDonald, lançado em 2014. No elenco temos Missy Peregrym, Jeff Roop e Eric Balfour. O filme é baseado na história real que ocorreu com o casal Jacqueline Perry e Mark Jordan, que ao fazerem uma viagem ao campo, longe da cidade são atacados por um urso. Sobreviventes é um filme independente e de baixo orçamento. 

Embora este filme se apresente como terror, tal gênero só surte efeito lá no final. O começo e o meio são tidos como uma breve aventura onde o casal caminha pela floresta e acampando em diversos lugares. É nítido perceber que o filme demora muito para engrenar, tem muita enrolação, conversa mole, encontros que não contribuem com nada na trama e é claro que não podia faltar, a burrice dos personagens.


Apesar de todos os defeitos que são claramente expostos, Sobreviventes é um filme assistível, e vale ressaltar também que quando ocorre o ataque do urso em diante, o filme ganha um ritmo interessante, embora seja claro perceber que poderia ser melhor. O ataque do urso é bem chocante, ainda que o filme não mostre a cena de uma maneira mais explícita, contudo, dá pra sentir o impacto. E é aí que o filme ganha força, porém, o desfecho infelizmente decepciona.

Antes do ataque, o casal caminha pela floresta bem despreocupados, principalmente o cara, que inclusive não quis levar um mapa, acreditando que conhece toda a floresta com a palma da mão. Como se isso não fosse burrice o bastante, eles encontram camas e pagadas de urso pelo caminho, o que já é evidência que eles estão em território perigoso, mas será que eles dão meia volta e vão pra casa? Não. Caminham até o destino que eles queriam, mas chegando lá, eles percebem que se perderam. Daí então, o clima de tensão e terror toma de conta, mesmo que seja em doses relativamente leves.


O enredo contém diversos clichês, mas por ser baseado em fatos reais, o filme ganha uns pontinhos a mais. As atuações são pobres, com exceção da bela Missy Peregrym, pra mim essa garota salvou o filme de ser um fiasco. O encontro com um guia misterioso na primeira noite desde que entraram na floresta, não tem o menor sentido, a não ser causar ciúmes no aventureiro. Sobreviventes é um filme que poderia ser bem melhor, se a direção não incluísse tais situações toscas no meio do caminho.

De modo geral, este filme não deve ser visto com altas expectativas, e em hipótese alguma se deve esperar um terror autêntico. Como já dito, na maior parte do longa, só se tem foco na caminhada pela mata, sem nada acontecer, exceto alguns pequenos detalhes, como as evidências de que haviam ursos no local. Resumindo, é um filme abaixo da média, mas não é ruim ao extremo. Dá para assistir numa boa, mesmo com seus defeitos, o fato real retratado merece ser conferido, apenas isso.


Sinopse: Jenn (Missy Peregrym), uma executiva que vive ocupada, é finalmente convencida pelo namorado Alex (Jeff Roop) a embarcar com ele em uma viagem para o campo, a fim de fugir das pressões da cidade grande. Após um inquietante encontro com um estranho homem, Brad (Eric Balfour), em sua primeira noite no meio da floresta, eles seguem viagem. Mas, depois de três dias, os dois se encontram perdidos, sem comida ou água. Até que eles percebem que estraram no território de um urso predatório. 

NOTA: 5/10

Trailer: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário