sexta-feira, 15 de março de 2019

PRESOS NO GELO


Presos no Gelo, título original Fritt Vilt é um filme norueguês dirigido e roteirizado por Roar Uthaug. É uma boa amostra de slasher, pra quem não sabe, slasher é um termo utilizado como um subgênero aos filmes de terror que sempre envolve assassinos psicopatas. Como você talvez deva notar, esse subgênero é muito utilizado no cinema, o que torna impossível evitar clichês, no entanto, Presos no Gelo usa os clichês ao seu favor e nos entrega um filme muito bacana que serve para entreter o público de maneira agradável. 

Presos no Gelo foi lançado em 2006, e faz parte de uma trilogia. Inclusive eu tenho essa trilogia em minha coleção de DVDs, do qual eu não vendo e nem me desfaço. Sempre arrumo um tempinho para revê-los. Pois bem, o elenco de Presos no Gelo é composto por atores pouco conhecidos, dentre eles temos: Ingrid Berdal, Rolf Kristian Larsen, Viktoria Winge, Tomas Alf Larsen e Endre Martin Midtstigen.


A trama acompanha um grupo de amigos que saem para as montanhas para se aventurar e praticar snowboarding. Eles estão se divertindo nas altas montanhas de neve, realizando as manobras mais radicais, até que um deles cai e quebra a perna. Então, eles procuram um local para se instalarem e ajudarem o colega, e encontram um hotel abandonado. No local, não há pessoas por perto, nem linha telefônica está funcionando. Mesmo assim, eles passam a noite por lá. Porém, eles não estão sozinhos, um assassino psicopata creditado no filme como “Homem da Montanha”, está escondido naquelas redondezas e ao notar a presença de pessoas, ele não quer saber de outra coisa a não ser mata-los um por um.

É uma trama simples e bem previsível. No entanto, ao contrário da maioria das produções desse subgênero, não temos aqui personagens que se mostram uns completos idiotas, muito pelo contrário, as mortes e a forma como acontece são executadas em momentos precisos e cautelosos, quando chega o clímax do filme, a tensão aumenta a um patamar muito grande e nos deixam apreensivos a cada segundo que passa. Isso é uma artimanha genial do diretor que utiliza cortes de cenas muito bem feitas, além do desempenho excelente dos atores.


Como eu disse antes, Presos no Gelo brinca com os clichês, talvez a única decisão idiota dos personagens foi ter passado muito tempo naquele local, mas se não fosse assim, não teria filme. Ou então, eu poderia sugerir que dois dos personagens saíssem em busca de ajuda, enquanto os outros esperavam cuidando do amigo que se feriu. Assim, o alvo do “Homem da Montanha” não se limitava apenas em um local, mas em dois. Poderia ter ficado melhor assim, mas de modo geral, e limitado apenas à ideia central do diretor em tornar aquele ambiente mais sufocante possível, também fez com que Presos no Gelo se tornassem muito superior a diversos filmes slasher sejam eles lançados antes ou depois. Pra quem curte filmes com assassinos que matam sem motivo algum, recomendo que assistam. 

NOTA: 7/10

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário