segunda-feira, 4 de março de 2019

O TEMPO NÃO APAGA


Quero falar hoje sobre mais uma relíquia da década de 40 que me agradou muito! The Strange Love of Martha Ivers é o título desta obra-prima do diretor Lewis Milestone, lançado em 1946. No Brasil, conhecemos este filme como O Tempo Não Apaga, e contém um elenco de peso composto por Barbara Stanwick, Van Heflin, Lizabeth Scott, Kirk Douglas e Judith Anderson. 

Sinopse: Casada sem amor com o promotor de justiça Walter O'Neil, Martha Ivers agora está à frente de um império comercial na pequena Iverstown, mas seu passado foi violento: dezoito anos antes, ela acidentalmente matara a tia, que a impedira de fugir com Sam Masterson, um pobretão que vivia pelas ruas. Agora, Sam está de volta, andarilho e jogador, e seu caminho cruza-se com o de Toni Marachek, uma jovem que tem problemas com a polícia. Ao procurar ajuda de Walter, ele desperta novamente a paixão de Martha, o que resulta em uma espiral de ciúmes, chantagem, manipulações e morte.


Não é nem preciso destacar o quanto essa trama pode prender a atenção. Trata-se de um triangulo amoroso que perdura desde a infância, com segredos entre eles. A história é tão bem desenvolvida que se você se distrair um pouco, não vai se perder por que a cada momento, a narrativa faz questão de mencionar aspectos de suma importância. Sem falar que a tensão aumenta cada vez mais, quando os envolvidos se veem em um beco sem saída com relação ao incidente ocorrido na infância. Porém, nem tudo é feito como imaginamos. Nesse sentido, o filme nos traz algumas reviravoltas surpreendentes e cheias de informações! Sim, quando se trata de um roteiro muito bem feito, esse é sem sombra de dúvidas o forte desse filme!

O elenco é esplêndido! Conforme mergulhamos na situação de cada um, é possível sentir o drama que os torturam por dentro, mesmo que seja um mal entendido ou algo assim. Os personagens possuem uma personalidade forte, em especial a interpretada por Barbara Stanwick, que é o pilar de toda a narrativa que se segue, desde os primeiros segundos até o intrigante desfecho. E falando nele, o final me surpreendeu muito! Nunca que eu iria imaginar um desfecho tal como acabou sendo. Em minha opinião, o filme ganha muitos pontos positivos apenas em sua conclusão. Mas, como já enfatizei, o filme como um todo é sensacional!


Um dos destaques do longa é o clima pesado entre os três personagens, o casal acredita que Sam queria tirar vantagem deles sobre o que aconteceu durante suas infâncias, no entanto, mal eles esperavam que isso não era bem a intenção de Sam, quando este veio a eles em busca de ajuda. O que se pode ver é que, quem deve teme, mesmo que eles não tenham total ciência de que seus segredos sejam revelados.

O Tempo Não Apaga deveria ser mais conhecido do público, assim como filmes atemporais que recebem a admiração e reconhecimento que merecem. Este filme aqui não deve ficar de fora, embora sua trama não seja comovente ou que traga algo sempre atual, a façanha está no roteiro, que para mim foi impecável! 

NOTA: 10/10

Como este filme foi lançado em 1946, ele se encontra em domínio público de acordo com as leis brasileiras. Assista ao filme completo no vídeo abaixo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário