segunda-feira, 11 de março de 2019

VERTIGEM (2009)


Vertigem é um filme francês de suspense e terror lançado em 2009, dirigido por Abel Ferry e estrelado por Fanny Valette, Johan Libéreau, Justin Blanckaert e Maud Wyler. É um filme com uma proposta muito interessante e teria ficado ótimo se o diretor não tivesse se perdido da metade para o fim, não conseguindo diferenciar que tipo de filme ele está fazendo. 

Infelizmente, Vertigem peca feio no seu segundo ato, jogando toda aquela premissa inicial no lixo. Porém, não é um filme completamente ruim. Contém seus bons momentos e de certa forma consegue prender nossa atenção. As atuações estão acima da média, mas como era de se esperar um dos integrantes do elenco é um completo babaca. Isso desde o inicio, o filme já deixou claro.


A trama acompanha os adolescentes Fred, sua namorada Karine e seus amigos Chloe, William e Luke que viajam para a Croácia para escalar e caminhar. Eles encontram o ponto de partida fechado por pedras, mas o experiente alpinista Fred convence os outros, incluindo Luke, que tem uma queda por Chloe e quer estar perto dela, para cruzar a pista.

À medida que a jornada avança, eles percebem que a trilha é mais perigosa do que imaginavam: a ponte de corda desmorona após a travessia. Fred sobe com Karine para ajudar seus amigos, mas é ferido por uma armadilha de urso. Karine usa uma corda para ajudar seus amigos ao topo, mas eles não conseguem encontrar Fred. Quando Chloe cai em um buraco com outra armadilha, eles percebem que seu entretenimento se transforma em uma luta pela sobrevivência.

Esse filme trouxe muitos clichês, mas sua execução inicial tem seus pontos positivos como: fotografia boa, tensão de alto nível, competição entre o elenco, medo, aflição, e especialmente agonia intensa! Sim, esses elementos contêm principalmente na primeira metade, que convenhamos, vale a pena a conferida. Porém, como já dito, a segunda metade perde completamente o rumo do filme. Ao invés de ser um terror em virtude das alturas, conforme o título e a proposta inicial, o diretor opta para uma espécie de Pânico na Floresta, onde um maníaco que vive em alguma parte daquele lugar se alimenta de carne humana.


Se ao menos o roteiro desse uma explicação plausível sobre esse cara, eu daria um pouco mais de crédito ao filme. Mas, infelizmente não é o caso. Ficam inúmeras lacunas em branco e sem nenhuma explicação possível. Apenas se preocupou em mostrar mortes bizarras e desespero por parte dos personagens.

Chega a ser incrível a quantidade de filmes que traz uma coisa e logo muda para outra assim sem mais nem menos. Como o filme é da França, valeu a pena explorar uma história fora dos moldes de Hollywood e com atores desconhecidos da maioria. E com relação ao clima de suspense, o filme tem seus altos e baixos, mesmo que o final decepcione um pouco, o inicio é completamente diferente e interessante. 

NOTA: 5,3/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário