quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

O HOMEM SEM SOMBRA


O Homem Sem Sombra, título original Hollow Man é uma coprodução dos EUA com a Alemanha lançado no ano 2000. Um filme de ficção científica e terror que mostra um grupo de cientistas que fazem experiências em mamíferos, a fim de torna-los invisíveis. O filme é estrelado por Kevin Bacon, Elisabeth Shue, Josh Brolin, Kim Dickens e Greg Grunberg, e foi dirigido por Paul Verhoeven. O filme recebeu uma indicação ao Oscar na categoria de Melhores Efeitos Especiais. 

Eu me lembro desse filme desde que o mesmo era lançamento. Sim, eu assisti a esse filme quando criança duas vezes: uma vez em videocassete e na outra vez quando estreou na tv. E eu nunca me esqueci dessa produção, inclusive tenho ele em minha coleção de DVDs. Naquela época, eu achava um filme magnífico, porém, hoje tenho uma visão bem diferente. Mas, calma! Eu não vou esculachar o filme, por que mesmo ciente de algumas coisas nada a ver na trama, eu continuo apreciando o que há de bom nele, não só pela nostalgia, mas como fã da sétima arte.


Depois de anos de testes em seu laboratório, o brilhante, porém, egoísta e arrogante Dr. Sebastian Caine, que trabalha para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, consegue realizar com sucesso experiências que tornam cobaias invisíveis, trazendo-as mais tarde à sua forma física original. Disposto a romper a última barreira, Caine dá inicio a terceira fase de seu projeto: a experimentação em seres humanos. Caine oferece-se como cobaia para ser o primeiro humano a vivenciar a invisibilidade. Depois do sucesso do projeto, a tensão aumenta quando sua equipe não consegue fazê-lo voltar ao normal.

Assim, a equipe coloca Sebastian em quarentena enquanto eles tentam desenvolver um antídoto. Porém, devido à arrogância e impaciência de Sebastian, ele não segue essas regras e escapa do laboratório para curtir suas novas habilidades. E isso desencadeia uma série de eventos fora do controle. Eles descobrem que Sebastian havia enganado todos sobre a autorização para ser o primeiro a receber a dose.


Estando invisível, Sebastian descobre coisas sobre sua ex namorada que o deixa furioso e violento. O laboratório se torna palco de cenas sangrentas e aterrorizantes! O que obviamente, se torna algo previsível. No entanto, O Homem Sem Sombra consegue manter seu nível de tensão em um patamar bastante elevado, muito embora o filme como um todo não seja excepcional. Pois existem alguns furos e exageros na história. Os efeitos especiais foram a melhor coisa dessa produção, muito bem arquitetada e exposta nos momentos adequados.

Kevin Bacon estava excelente! Os demais do elenco, não deixam a desejar. A direção de Paul Verhoeven é segura, ainda diante de falhas entre a ligação do terror com a ficção científica. No geral, vale a pena conferir o filme, que já é considerado por muitos um clássico do início do século. Um filme divertido que mescla o medo, o gore e a ficção. O Homem Sem Sombra teve uma sequência lançada em 2006, porém, é completamente descartável. 

NOTA: 7,8/10

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário