domingo, 3 de fevereiro de 2019

HOPE: ESPERANÇA (2013)


O filme sul-coreano Hope: Esperança foi lançado em 2013 e nos traz um drama baseado em fatos reais devastador! Esse filme é capaz de comover até o coração mais petrificado, pois sua trama nos relata um caso de abuso sexual com menores e um sistema de justiça completamente fracassado no que diz respeito à punição aos infratores. Hope: Esperança foi dirigido por Lee Joon-ik e é protagonizado por Lee Re, Sol Kyung-gu, Uhm Ji-won e Kim Hae-sook. 

Sinopse: Uma Manhã chuvosa, So-Won caminha para a escola que não está muito longe de sua casa. Seu pai trabalha em uma empresa local e sua mãe tem uma modesta lojinha no bairro, debaixo de casa. So-Won caminha com seu amigo, mas este a deixa para acompanhar outro grupo de amigos. So-Won não chega na escola e a polícia liga para os pais para comunicar que sua filha está no hospital por causa de uma horrível agressão.


Esse filme embora pareça ser bem inocente, é um filme intensamente brutal! Mas, ao mesmo tempo estritamente necessário assisti-lo. Chega a ser incrível notar o talento dos cineastas coreanos que faz com que o filme tenha uma espécie de contraste de uma situação a outra. No caso, a família de So-Won é explorada de uma forma que dará ao longo da narrativa um aspecto doloroso que seria capaz de deixar alguém deprimido e com sede de vingança ao mesmo tempo. O pai de So-Won quase não dar atenção à sua família, sempre está ocupado com o trabalho e quando está em casa ele prefere passar o tempo vendo televisão. A mãe, por outro lado, tenta manter a concentração na família, especialmente na filha, mesmo com inúmeras tarefas domésticas e seu trabalho na loja.

A garotinha So-Won é bastante alegre e rouba a cena. Ela tem amigos, mas sua principal preocupação é com os seus pais. O acontecimento que se torna o fio condutor de toda a história acontece bem rápido, e mesmo assim não atrapalhou a breve introdução da família que irá se confrontar com um drama doloroso e angustiante. O filme não mostra o momento da violência, apenas o resultado dela. E só com isso, já é capaz de nos causar uma revolta imensa em nosso interior. Afinal, quem passaria a mão na cabeça de um estuprador de menores? Só se for as pessoas piores do que ele que defendem monstros!


O drama dos pais é sentido em cada emoção transmitida pelos atores. Quem é pai ou mãe, talvez deva perceber o quão pode ser doloroso ver um(a) filho(a) em uma situação dessas. Uma sequência de cenas revoltantes é jogada na nossa cara sem nenhuma piedade. E ainda por cima, há um empurro para que as investigações sobre o crime andem o mais rápido possível, e para isso, a vítima terá que identificar seu agressor. Imagine o psicológico de uma criança que se vê obrigada a olhar fotos de vários homens e que um deles é aquele que a desgraçou? Não deve ser fácil, e se você acha que a situação está ruim nesse ponto é por que não sabe o que acontece no desfecho.

Para não soltar spoilers da trama, eu apenas posso dizer que o filme desenvolve dois pontos: o primeiro é o processo de recuperação pelo trauma causado e a importância dos pais nesse sentido; e o segundo é a prisão e julgamento do culpado, o resultado do mesmo traz uma realidade que amolece o coração de muita gente. É impossível não chorar de tristeza e revolta com esse filme. Confesso a vocês que a trama me destruiu completamente por dentro. E é exatamente por isso que é importante assisti-lo, no entanto, se esse filme não faz o seu tipo, fique bem longe dele! E com relação a filmes tristes, esse entra para lista dos cinco primeiros. Em breve, irei publicar uma matéria com filmes que nos fazem chorar, tenha certeza que Hope: A Esperança estará lá. 

NOTA: 10/10

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

5 comentários:

  1. Eu vi diversos filmes sul-coreanos, mas não conhecia essa.

    Valeu pela dica.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de assistir esse...mais não consigo ele completo em site nenhum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gisa, segue esse link: https://dramasekai.com/drama/hope-esperanca/0/1/

      Excluir
  3. Gostaria de assistir ele mais não consigo em site nenhum

    ResponderExcluir