sábado, 30 de dezembro de 2017

MÃE! (2017)


Esta será a última resenha publicada no blog nesse ano que está acabando. Aproveitando a ocasião, quero desejar a aqueles que nos visitam, um feliz 2018 com muita paz, saúde e sucesso!

Então, resolvi fechar o ano de 2017 falando sobre o filme mais polêmico do ano, e é assim que a maioria dos críticos e o público geral considera o filme Mother! do diretor Darren Aronofsky, conhecido por dirigir filmes complexos, como por exemplo o aclamado Cisne Negro. Mother! conhecido aqui no Brasil como Mãe! foi lançado em setembro de 2017 e causou uma enorme controvérsia entre o público, que em sua maioria saiu das salas de cinema com uma baita dor de cabeça, por que o filme é muito difícil de digerir assistindo uma única vez, no meu caso, eu precisei dar a segunda chance, por que na primeira eu não aprovei muito, mas depois de assisti-lo de novo, admito que o filme é insano, bem montado e repleto de situações loucas, porém, com um grande significado por trás.

O filme é estrelado por Jennifer Lawrence, Javier Bardem, Michelle Pfeiffer e Ed Harris. Até o momento, o longa foi selecionado para competir o Leão de Ouro no Festival internacional de Cinema de Veneza.

É difícil falar desse filme sem soltar algum spoiler, mas tentarei evitar ao máximo. Só posso adiantar é que se você curte cinema apenas por diversão, descontração ou algo parecido, fuja imediatamente de Mother! por que esse não é filme pra você! Além de ser extremamente complexo de entender as situações que ali acontecem, devemos ter em mente que nada, absolutamente nada do filme deve ser enxergado literalmente. Por que é essa a intenção do diretor, ele prefere usar alegorias e metáforas para representar a sua ideia, mas precisamente o filme tem a haver com acontecimentos retratados na Bíblia, e que a essência do filme se trata de como Darren Aronofsky enxerga o relato da criação e posteriormente o declínio da humanidade no pecado.

Não irei soltar spoilers, mas é necessário saber que Mother! é tudo uma alegoria, podemos suspeitar disso logo na primeira cena, que já é suficiente para acompanhar o filme com olhos simbólicos, e na última cena do filme, isso se confirma. Mas é compreensível que diante de tanto acontecimento maluco, perturbador e difíceis de entender seja impossível notar esse detalhe inicial e final logo de imediato.

Um resumo breve do filme se trata de um casal interpretado por Lawrence e Bardem, que vivem em uma casa isolada. A personagem de Lawrence que chamamos de mãe, acha que terá um final de semana perfeito com seu marido, mas inesperadas visitas chegam e começam a criar um clima descontrolado dentro da casa. É interessante notar que a câmera não sai de dentro da casa em hipótese alguma, exceto quando está na porta, mas filmar as partes externas do lado de fora, isso não acontece. Também tudo que vemos no filme é do ponto de vista da mãe, a câmera a acompanha o tempo todo e sempre dará um close no rosto dela expressando um grande incômodo que tudo o que acontece na casa, depois que chega as indesejáveis visitas. Mas, seu marido parece não se importar e abre as portas para todos, causando um sentimento de revolta da parte de sua esposa.

Porém, o filme passa dos limites ao mostrar uma cena chocante, perturbadora e brutal, que envolve um recém-nascido. A cena é tão perturbadora que você que assiste fica revoltado e ao mesmo tempo com náuseas! O diretor Aronofsky é muito ousado e não é atoa que este filme tenha causado tanta polêmica e tenha dado o que falar desde o seu lançamento. As explicações sobre o que o filme simboliza, pode ser visto com diferentes perspectivas, mas a maioria das pessoas prefere considerar uma alegoria bíblica, onde o marido representa Deus, a mãe representa a Mãe Natureza, o casal que os visita são Adão e Eva, os seus filhos são Caim e Abel e a multidão que começa a tomar de conta da casa representa a humanidade pecaminosa e enlouquecida, e o bebê acho que nem precisa dizer não é?

Mother! está sendo considerado por uma boa parte do público como o melhor filme do ano, esse não é o meu caso, mas devo afirmar que pela ousadia e a forma como o filme é montado, então não se trata de um filme ruim, muito pelo contrário. Admito que na primeira que assisti e não aprovei por que achei que o longa perdeu o controle da metade para o fim, e creio que você entende isso, por que realmente não é pra se agradar logo de imediato, e de fato não é um filme para qualquer um, em especial para aqueles que vão assistir e acha que se trata de uma aventura. Não, meus amigos, é preciso compreender o tema e como ele será feito. Mother! é um filme de terror, mas psicológico, e apenas pelo gênero, já podemos esperar algo perturbador. Não adianta detonar o filme se você não consegue distinguir o filme que te descontrai com aquele que faz seu cérebro derreter. Há diferentes alvos, pelos quais uma produção cinematográfica aponta, caso contrário, não haveria diferença de gêneros, concorda?

Recomendo o filme Mother! mas sinto a obrigação de falar que ele é só para os fortes, como mencionei no inicio, se este filme não faz seu tipo, fique bem longe dele. Mas se resolver encarar mesmo assim, sugiro que abra a mente e engula as situações e personagens simbolicamente, talvez assim possa digerir a mensagem e a ideia do diretor Darren Aronofsky. 

NOTA: 9/10

Veja o trailer no vídeo abaixo: 



Ah, mais uma vez, FELIZ ANO-NOVO A TODOS! 😊

Um comentário:

  1. eu achei incrível. a questão é q o filme é desconfortável. as alegorias bíblicas foram a q menos me interessaram. foquei mesmo na questão do meio ambiente. do q nós fazemos com a terra. e se o protagonista pode ser deus, é pavoroso, narcísico e muito mais. melhor não acreditar mesmo que ele existe. beijos, pedrita

    ResponderExcluir