quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

AO CAIR DA NOITE (2017)


Mesmo que na primeira vez saiamos decepcionados com algum filme que não cumpriu nossas expectativas, eu acho que é importante darmos uma segunda chance, caso nos depararmos com pessoas elogiando a produção. Por que eu estou dizendo isso? Por que existem filmes que a princípio, nós achamos que seria de um jeito, mas acabou sendo outro, assim causando grande frustação. Mas e se assistíssemos de novo, com uma nova ótica? Provavelmente, o resultado será diferente. Por exemplo, quando eu fui assistir pela primeira vez ao filme O Labirinto do Fauno, eu achava que iria assistir a um filme de terror, daqueles onde monstros iriam atacar ou algo do tipo, e adivinhem? Me decepcionei, por que eu esperava algo e não aconteceu. Mas aí eu dei uma segunda chance ao filme, já ciente de sua proposta. E o que aconteceu? Amei! Amei tanto que hoje ele é um dos meus preferidos.

Sei que não tem como comparar O Labirinto do Fauno com Ao Cair da Noite, filme no qual irei falar aqui, por que pra começo de conversa o filme de Del Toro é infinitamente melhor. Mas a comparação que fiz é pra ter uma ideia sobre as expectativas que temos antes de assistir alguma obra cinematográfica. Antes de ser lançado Ao Cair da Noite, o trailer do filme sugeria um filme de terror daqueles, além de conter um pôster bastante chamativo. Mas depois do público conferir, houve as decepções, mas é importante destacar que não foram todos. Houve pessoas que passaram a dizer que foi uma boa experiência, afinal se todo mundo passasse e detonar o filme, ai dar uma segunda chance a ele é algo que não arriscaríamos assim tão fácil, não é mesmo? Mas muitas pessoas, incluindo alguns críticos elogiaram, aí é a vez de você medir na balança a possibilidade de assistir ao filme mais uma vez com outros olhos.

Ao Cair da Noite foi lançado em junho de 2017, com a direção de Trey Edward Shults e protagonizado por Joel Edgerton, Christopher Ejogo, Kelvin Harrison Jr e Riley Keough. O filme nos traz  uma trama simples sobre uma família que vive na floresta se protegendo de uma epidemia mortal que havia dominado o planeta. E o quadro muda quando outra família aparece pedindo ajuda. Aqui iremos notar que se trata de um filme dramático, com doses de terror, mas o terror é psicológico, focado principalmente no medo dos personagens em acabar sendo atingido pela epidemia. Diversas cenas são tensas, principalmente quando a noite cai e o local na parte externa da casa fica isolado, e quando alguém precise sair, tem que usar máscaras. Mas o que vai valer o filme é o que vemos acontecer dentro da casa onde duas famílias convivem, mas não com tanta confiança um no outro.

Fica claro que não devemos esperar um terrorzão. O filme já começa com o clima de mistério, pois não explica as origens da epidemia, claro que isso é desnecessário em vista da proposta principal, se fosse pra desenvolver a causa da doença, o filme não começaria no momento em que ela já domina o planeta e focado apenas em uma única casa isolada por uma imensa floresta. Não há mais personagens além das duas famílias, o que contribuiu para o filme mais tenso e um tanto sufocante. Todavia, o roteiro peca por não desenvolvê-los, mesmo que fosse um pouquinho, que já dava pra se salvar. Assim não sabemos absolutamente nada sobre ninguém. Por esses motivos, devemos prestar atenção nas falas e situações de perigo que os rodeia.

Ao Cair da Noite ainda vai ao limite por mostrar a frieza do ser humano e até onde ele é capaz para se proteger. As cenas finais são chocantes, embora tenha terminado de uma forma vaga e causando algumas dúvidas a respeito do por que o filme termina assim. De modo geral, não é um filme ruim e muito menos decepcionante, mesmo que tenha ficado algumas coisas em aberto e sem explicação, o filme consegue cumprir seu propósito dentro do psicológico dos personagens, o medo que os rodeia e a questão da sobrevivência. De fato, não é um filme que agradará a todos. Mesmo assim, não adianta reclamarem e exigirem algo que não está dentro das intenções que o filme quer repassar, o caso do trailer ter sugerido algo diferente, pode ter sido feito com a intenção de pegar as pessoas de surpresa.

O fato é que Ao Cair da Noite é um terror psicológico bem montado dentro de sua premissa, e acerta em cheio para não cair em exageros, tal como uma grande parte do público esperou que acontecesse. Entretanto, não é um grande filme do gênero, além de alguns tropeços no roteiro, o filme é um pouco cansativo e arrastado, mas isso não significa que sua intenção que é limitada apenas no psicológico seja jogada fora, pelo contrário, a proposta do filme predomina até o fim. 

NOTA: 7,5/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

3 comentários:

  1. Eu achei o filme muito tenso.

    ResponderExcluir
  2. Eu também achei no máximo razoável. O roteiro deixa um monte de perguntas no ar e ainda entrega uma trama previsível. As cenas escuras também são mais cansativas do que assustadoras.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Um ótimo filme gostaria realmente de entender esses sonhos malucos meio premonitórios do Travis o que vc acha? Um filme para poucos. Temos aqui Joel Edgerton, Christopher Abbott em boas atuações, que levam para o público bons diálogos e realismos de seus respectivos personagens. Roteiro nos dois 1° atos são ótimos, mas o ato final peca e a direção perde a mão. o Cair Da Noite e um bom filme terror é incomum e inteligente. Ao cair da noite tem um início forte, mas peca na dose final.

    ResponderExcluir