terça-feira, 9 de maio de 2017

O GRANDE MESTRE (2008)



Você talvez já ouviu falar no mestre Ip Man (1893-1972). Um mestre gênio do Wing Chun (estilo desenvolvido no sul da China) que obteve muita fama e sucesso ao ensinar seu estilo a muitos discípulos, inclusive um de seus discípulos foi Bruce Lee, onde ele aprendeu a arte do Wing Chun e depois fundiu com outros estilos. Pensando nesse legado de Ip Man, o cinema de Hong Kong decidiu realizar uma obra baseada na vida desse mestre. O filme O Grande Mestre foi lançado em 2008, dirigido por Wilson Yip, e protagonizado por Donnie Yen, o filme conta a história do mestre Ip Man, nos eventos que antecedem a Segunda Guerra Mundial.

Atenção spoilers!


Vivendo bem com sua esposa e filho na China em Foshan, uma cidade conhecida pelas artes marciais, Ip Man é rodeado de praticantes do Kung Fu que fundam dojos (escolas de artes marciais) para promover seu estilo. Rico e bem de vida, Ip Man não possui dojo, mas pratica Kung Fu regularmente, o que a princípio chega a ser estranho da parte do mestre Ip.

Levando em conta o que acontece nessa cidade chinesa, é normal que atraia muitos turistas de outros locais para conhecer os mestres, alguns para praticar e aprender kung fu, já outros aparecem para desafiar os lutadores, entre eles Jin Shan Zhao, que quer lutar contra todos os professores e se mostrar o melhor lutador de kung fu da China. Parece incrível, mas Jin consegue derrotar todos os mestres na frente dos alunos. Ao derrotá-los um por um, Jin acredita ser o melhor, mas ao saber que havia outro mestre, e que todos diziam ser o melhor da cidade, ele parte para encontrar Ip Man e desafiá-lo. Durante a luta, Ip Man vence Jin facilmente. A arte do Wing Chun, praticado por Ip Man é de uma velocidade impressionante! Golpes rápidos e fortes, que tem o objetivo de vencer o adversário o mais rápido possível.


Uma das curiosidades do filme é que o roteiro teve como principal consultor o filho de Ip Man. Baseado no tempo da segunda guerra mundial, o filme traz cenas de confrontos do exército dos soldados japoneses invadindo a China e confiscando tudo àquilo que pertence a eles. Ip Man sofre com essa invasão e acaba perdendo sua casa e sua fortuna, e para sobreviver, ele precisa trabalhar duro para conseguir sustento. Em meio há esse tempo, um dos amigos de Ip é morto pelos japoneses, que se divertiam ao realizar combates entre lutadores chineses e japoneses numa espécie de quartel do exército, a morte de seu amigo e de outro mestre kung fu desperta a fúria de Ip e consequentemente sua rivalidade com os japoneses.

Em uma das melhores cenas do filme, Ip Man desafia dez lutadores japoneses, e com seu conhecimento de artes marciais, o mestre kung fu não tem muito trabalho para derrotar todos, impressionando seus amigos chineses e o exército japonês, que a partir daí passa a perseguir Ip Man. E sem ter onde se esconder, mesmo sendo ajudado pelos seus amigos, o mestre Ip teme por eles e pela sua esposa e filho, e resolve encarar os japoneses usando apenas seus punhos.


Considerado como um dos melhores filmes de artes marciais da China, O Grande Mestre é além de tudo, baseado em história real do mestre Ip. Poderíamos afirmar que o roteiro foi muito bem feito, e ao contrário do que as pessoas pensavam, que iria ter uma pessoa interpretando Bruce Lee logo de cara, a história do filme resolveu trazer eventos muito antes do encontro de Bruce com Ip. 

Até o momento já são três filmes do mestre Ip com a direção de Wilson Yip e interpretação de Donnie Yen. E pelo que parece, irá haver mais continuações. O Grande Mestre é acima de qualquer coisa, um filme obrigatório para os amantes de artes marciais! Principalmente para quem pratica kung fu. Além de ser um filme que prende a atenção, ele conta a história real de um verdadeiro mestre!


NOTA: 9,5/10

Veja o trailer do filme no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário