quinta-feira, 31 de maio de 2018

UM LUGAR SILENCIOSO


A Quiet Place é mais um daqueles filmes de terror psicológico e que não importa se a situação tenha um começo e um fim, pois o que vale é a tensão de altíssimo nível. Esse filme é conhecido no Brasil Um Lugar Silencioso e foi lançado em 2018 e obteve uma boa recepção do público e da crítica. Alguns talvez aleguem que este poderá concorrer a prêmios no fim do ano. Dirigido e protagonizado por John Krasinski e além dele, o elenco conta também com Emily Blunt (sua esposa na vida real).

Sinopse: Em uma fazenda nos Estados Unidos, uma família do Meio-Oeste é perseguida por uma entidade fantasmagórica assustadora. Para se protegerem, eles devem permanecer em silêncio absoluto, a qualquer custo, pois o perigo é ativado pela percepção do som.

Não tem aqueles filmes que o terror é sinônimo de grito? Isso não acontece em Um Lugar Silencioso, pode até soar estranho, mas esse filme provou que o silêncio é muito mais assustador do que os gritos. Esse filme me lembrou um pouco daquele do ano passado, Ao Cair da Noite, que dividiu opiniões. Pois a trama começa e termina sem explicar as causas de tudo que estava acontecendo, o longa também focaliza apenas uma família e é ambientado com uma atmosfera sombria e tensa, que a cada situação que acontece, por mínima que seja, pode gerar consequências fatais. Porém, diferentemente de Ao Cair da Noite, o filme Um Lugar Silencioso é muito mais intenso no que se refere a sua premissa assustadora, o clima claustrofóbico, aterrorizante e o melhor, não necessita de muitos diálogos.


Acredito que possa ter ocorrido com a maioria, pois a cada minuto do filme eu estava cada vez mais preso na história, criando diversas expectativas com cada cena e cada ação dos personagens. Krasinski provou um talento enorme para o gênero e de certa o inovou, trazendo uma produção diferente que não abusa de clichês, além do mais, o aspecto da qual ele apostou foi a tensão, e nisso obteve um sucesso tremendo, por que dos filmes mais recentes, Um Lugar Silencioso é sem dúvidas, um dos mais tensos. Além disso, ele explora elementos menores como linguagens de sinais, o mínimo de som possível, e não cai no erro de apelar para sustos previsíveis. Aos amantes do terror e suspense, muitos podem ter se agradado bastante com esse filme, no entanto, alguns o acharam cansativo e arrastado. Mas, será isso mesmo?

Como proposta do filme, o silêncio é um dos seus principais aspectos, e com toda aquela atmosfera sombria e amedrontadora, onde os personagens vivem se vigiando e tentando o máximo possível não fazer nenhum barulho, o filme triunfa ao nos direcionar para o psicológico deles. Ficamos apreensivos e torcendo para que tudo acabe bem. Por outro lado, o filme peca em se tornar previsível, aquele final acredito que qualquer pessoa que seja acostumada com filmes assim, tenha adivinhado antes da metade. Mas, isso não quer dizer que o filme seja ruim, é apenas um ponto negativo, que eu achei, você pode não achar a mesma coisa, é questão de opinião mesmo. Mas de modo geral, Um Lugar Silencioso é um baita de um filme!


Ainda temos a abordagem familiar, onde os pais tentam o possível para salvar seus filhos, nem que para isso necessite o sacrifício. A personagem de Emily Blunt é a que mais carrega tensão e agonia durante a projeção, tem aquela cena em que o monstro está tão perto e ela grávida fazendo o possível para permanecer em silêncio. Essa e outras são algumas sequencias no filme que são capazes de nos causar arrepios, digo isso por experiência mesmo! Praticamente tudo nesse filme funciona, e o elenco consegue construir situações diferentes, onde na maior parte do filme ninguém abre o bico. Uma abordagem sensacional e que merece elogios de nossa parte!

Como dito no inicio, o filme não explica como que aquelas criaturas monstruosas surgiram, e nem se preocupa em mostrar o desfecho disso. E diante de tudo que aconteceu no filme, principalmente quando se descobre o ponto fraco das criaturas, o filme termina. Bem, isso é um pouco revoltante, mas para a nossa alegria, já foi confirmada uma sequência, e claro que devido ao sucesso da produção, as expectativas estão lá no alto, só espero que não estraguem e que seja mais explorada para poder dar um complemento maior para a história. 

NOTA: 8,2/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

3 comentários:

  1. Ainda não consegui conferir.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Ao ver trailer de Um Lugar Silencioso me interessei de primeira, mas é claro, sem criar muita expectativa, já que, diversos filmes tem o trailer melhor que o filme. Se tem uma coisa que eu não gosto nos filmes de terror atuais, são os screamers, e o que eu mais gosto é o terror psicológico. Gostaria que vocês vissem pelos os seus próprios olhos A Coisa o filme Se ainda não viram, deveriam e se já viram, revivam o terror que sentiram. Depois de vê-la você ficara com algo de medo, poderão sentir que alguém os segue ou que algo vai aparecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emilio, eu já assisti "It: A Coisa" duas vezes e digo pra você que é um filme de terror mediano, apesar de conter diversas cenas assustadoras. Na minha humilde opinião, não foi isso tudo que falaram não, confesso que esperava bem mais do filme, sem falar que se trata de um remake, ou seja, não traria nada de novo. Agora, se tratando desse "Um Lugar Silencioso", a surpresa foi ainda maior, por que a originalidade ganhou um amplo espaço no longa, ao contrário da "Coisa". Um abraço!

      Excluir